Montanha Mágica* Arte e Paisagem 2021 (3ª Edição)

O terceiro encontro internacional Montanha Mágica* prossegue na evocação da Paisagem enquanto modo de ver, compreender, representar e fabricar o território, na medida em que tais processos são interdependentes da capacidade de exaltação simbólica e poética, mas também pragmática e crítica que, no seu cada vez mais extenso e multimediático campo, a Arte trabalha.

Considera-se aqui a Paisagem como um fenómeno tangível, que pode ser visto mas também nos toca, que representamos mas também nos constitui enquanto pessoas: “O mundo e eu somos um no outro”, diz Merleau-Ponty, reflectindo sobre essa fugaz coincidência do fluxo do espaço e do tempo, da vivência e da distância, de como embora distintos, “as coisas passam por dentro de nós, assim como nós por dentro das coisas”. De sorte que a paisagem nomeia essa travessia interior, esse “rebanho errante de sensações” e acasos de que é feita a substância durável do mundo.

Tendo o Antropoceno como ciclorama, a MM* é uma plataforma que magnetiza visões heterodoxas de artistas e investigadores que, a pretexto do encontro com a montanha epitomizado pela obra-prima de Mann, reclamam neste fórum uma progressiva e mais aguda indexação da estética à ética como estratégia de combate à degradação que o capitalismo global vem inflingindo ao ecossistema, de que somos parte. Nessa procura de convergência e de reforço da comunidade a MM* cruza distintos públicos e gerações.

À semelhança das precedentes, a Montanha Mágica* culmina no simpósio e nas exposições. Além das actividades que decorrem na UBI, Covilhã, envolve residências artísticas na Serra da Estrela (Seia, Sabugueiro e Manteigas) e em Trás-os-Montes. A produção resulta de uma parceria entre os cursos do Departamento de Artes, em especial o Doutoramento em Media Artes, o LABCOM, o Museu de Lanifícios, a Faculdade de Belas Artes da Universidade do País Basco e o Grupo de Investigação LaSIA, contando com os preciosos apoios das câmaras municipais de Vinhais e da Covilhã.

MM*2021 © Francisco Paiva

25-26 NOVEMBRO 2021

25-26 NOVEMBRO 2021

SIMPÓSIO
MONTANHA MÁGICA* ARTE E PAISAGEM

26 NOVEMBRO 2021

9:00 - Abertura
10:00 - Laura Gibellini, Facultad de Bellas Artes de la U. Complutense de Madrid Drawing Mountains—Depicting the Invisible

10:30 - Daniel Moreira e Rita Castro Neves
Por um caminho de pé posto

11:00 - Unai Requejo, Facultad de Bellas Artes U. País Vasco / Euskal Herriko Un.
Paisaje sin lente: aplicaciones del escaner 3DLidar en la creación.

11:30 - António Meireles, Instituto Politécnico de Bragança
12:00 - Frederico Dinis, CEIS20, U. Coimbra
Performatividade da Memória da Paisagem

12:30 - Projecção dos filmes, resultantes da residência artística no âmbito da MM* 2019:
-- Cores de outono (2020), 7’, Realização: Lucas Tavares; Produção: Fausto Muniz
-- A aldeia do Diabo (2020), 11’, Realização e produção: Bruno Acosta, Marcos Kontze, Melissa Gomes, Tom Freitas.

-- Almoço

14:00 - Alastair Fuad-Luke, ESAD, Porto Design Bienalle
Living Assemblages: Can “regenerative design” help climb the mountain towards multi-species sympoiesis?

14:30 - Emanuel de Castro e Hugo Gomes, Estrela Geopark Unesco
Leitura da Paisagem a partir da história Geológica da Serra da Estrela

14:30 - Alastair Fuad-Luke, ESAD, Porto Design Bienalle

15:00 - Paulo Freire Almeida, EAAD Universidade do Minho PT