Edit Content

grupo de artes

Investigador Responsável: Francisco Paiva

grupo de comunicação e media

Investigadora Responsável: Gisela Gonçalves

Siga-nos:

NEWSLETTER

Publicação de Comunicação

NOTÍCIAS E MOBILIDADE

Este conjunto de trabalhos é uma abordagem multidisciplinar onde participam especialistas nacionais e internacionais em jornalismo e mobilidade.  A obra está organizada em quatro capítulos: 1) Um ecossistema em mudança; 2) Do papel ao ecrã táctil. 3)Televisão e mobilidade 4) Design, interfaces, géneros e audiências
O livro Notícias e Mobilidade é o contributo do Labcom para a discussão de uma nova área no campo do jornalismo.

Preço da edição impressa: € 25

AUTORES / EDITORES

João Canavilhas (org.)

COLEÇÃO

Livros LabCom

ANO DA EDIÇÃO

2013

ISBN

978-989-654-102-6

Please wait while flipbook is loading. For more related info, FAQs and issues please refer to DearFlip WordPress Flipbook Plugin Help documentation.

Please wait while flipbook is loading. For more related info, FAQs and issues please refer to DearFlip WordPress Flipbook Plugin Help documentation.

Índice

Introdução - 1

CAPÍTULO 1 - UM ECOSSISTEMA EM MUDANÇA - 3

La industria del contenido en la era Post-PC: Horizontes, amenazas y oportunidades - Juan Miguel Aguado / Universidad de Murcia - 5

Jornalismo convergente e continuum multimídia na quinta geração do jornalismo nas redes digitais - Suzana Barbosa / Universidade Federal da Bahia, Brasil - 33

Linguagens e interfaces para o jornalismo transmídia - Denis Renó / Univ. do Rosário, Bogotá, Luciana Renó / Universidade Minuto de Dios, Bogotá - 55




CAPÍTULO 2 - DO PAPEL AO ECRÃ TÁCTIL - 71

Usabilidad, interactividad y contenidos multimedia en la prensa para iPad: el caso de El País, El Mundo, ABC y La Razón - Antonio Sanjuán Pérez ,Teresa Nozal Cantarero, Ana González Neira / Universidade da Coruña - 73

A estrutura da notícia na mídia digital: uma análise comparativa entre o webjornal e o aplicativo para iPad de El País - Mariana Guedes Conde / Universidade Federal da Bahia - 99

Apps jornalísticas: panorama brasileiro - Anelise Rublescki, Eugenia Barichello, Flora Dutra / Universidade Federal de Santa Maria - 121

Jornais em dispositivos móveis: experiências com resultados opostos em cidades do interior do Estado de São Paulo (Brasil) - Carlos Alberto Zanotti, Sarah Costa Schmidt / PUC Campinas - 141

Periodismo Online en Movilidad. Los Medios Nativos Digitales, del PC al iPad - Antonio Sanjuán Pérez, Teresa Nozal Cantarero, Carmen Costa Sánchez / Univ. Da Coruña - 163




CAPÍTULO 3 - TELEVISÃO E MOBILIDADE - 189

Profiling mobile TV addoption tendencies by college and university students in Portugal (Does previous individualized TV consumption influence the adoption of mobile TV?) - Luís Miguel Pato / LabCom – Universidade of Beira Interior - 191

Contenidos periodísticos audiovisuales en aplicaciones móviles de televisión - José Juan Videla Rodríguez, María-Jesús Díaz-González, Manuel García Torre / Univ. de A Coruña - 219

A configuração do audiovisual nos conteúdos jornalísticos dos dispositivos digitais: uma análise do papel desempenhado pelo vídeo na web, no tablet e no smartphone para o enquadramento do conflito na Síria - Juliana Fernandes Teixeira / Univ. Federal da Bahia - 239

La distribución de contenidos multipantalla, ¿ante nuevos contenidos mediáticos? Estudio de caso de “RTVE.es en su móvil” - Ma Isabel Rodríguez Fidalgo, Antonio Sánchez Mera / Universidad de Valladolid - 265




CAPÍTULO 4 - DESIGN, INTERFACES, GÉNEROS E AUDIÊNCIAS - 293

Produção de notícias para dispositivos móveis: a lógica das sensações e o infotenimento - Adriana Barsotti, Leonel Aguiar / PUC – Rio - 295

Design de sites web mobiles e de softwares aplicativos para jornalismo digital em base de dados - Taciana de Lima Burgos / Univ. Federal do Rio Grande do Norte - 319

Nuevos géneros en el contenido de los blogs periodísticos publicado desde dispositivos móviles - Juliana Colussi / Universidad Complutense de Madrid - 343

Jornalismo de proximidade em mobilidade - Pedro Jerónimo / Faculdade de Letras da Universidade do Porto - 363

ICT as the driving force for change in communication sciences. The case of “iVoz” by “La Voz de Galicia” as an example of the new model of relation - Maria Jose Arrojo / Univ. A Coruña - 387

Autores - 409
cima