Publicação de Comunicação

O PULSAR DA PROXIMIDADE NOS MEDIA E NO JORNALISMO

A pesquisa em torno dos media de proximidade, sejam eles de âmbito regional, local, hiperlocal ou até comunitário, tem suscitado um interesse crescente nos anos mais recentes, por parte da comunidade académica. Após um período de discursos em torno da globalização, potenciados pelo desenvolvimento tecnológico, mas sobretudo pelo aparecimento da Internet, a tendência agora parecer ser a de apelar a um retorno ao local. Na essência deste retorno está o reconhecimento da importância de (re)visitar territórios e comunidades e (re)descobrir identidades. Para tal é preciso parar, olhar e voltar a olhar, dialogar, conhecer. E ler. Este livro, que reúne alguns dos trabalhos apresentados na Local Media Fal{l} School (19-21 setembro de 201, UBI) é um singelo contributo nesse sentido.

AUTORES / EDITORES

Pedro Jerónimo & João Carlos Correia (Eds.)

COLEÇÃO

Livros LabCom

ANO DA EDIÇÃO

2020

ISBN

978-989-682-3

Publicação de Comunicação

O PULSAR DA PROXIMIDADE NOS MEDIA E NO JORNALISMO

AUTORES / EDITORES

Pedro Jerónimo & João Carlos Correia (Eds.)

COLEÇÃO

Livros LabCom

ANO DA EDIÇÃO

2020

ISBN

978-989-682-3

Índice

Introdução - 11
Pedro Jerónimo & João Carlos Correia

Jornalismo Local, Cultura e Património: O caso de Arouca - 15
Cátia Cardoso

Jornalismo Regional em Novas Plataformas - 31
Giovanni Ramos & Aline Grupillo

Informação Descentralizada: Podcast como recurso do jornal Mapa - 47
Lina Moscoso Teixeira

O Digital e os Media Locais: Proximidade ou afastamento? - 65
Rui Miguel Godinho & Cláudia Pereira

A Adaptação da Imprensa Regional aos Dispositivos Móveis - 83
Adriana Gonçalves

¿Cómo Construyen el Diario Conquense y el Deporte Conquense la Narrativa en 360º para el Desarrollo del Periodismo Local Inmersivo? - 103
Pavel Sidorenko Bautista, José María H. de la Casa & Sara García Caballero

O Local Rememorado: A (Re)Construção de Nova York no Instagram @Nytarchives - 123
Isabella de Sousa Gonçalves

Para Além de Lisboa e Porto: A invisibilidade do debate autárquico - 137
João Carlos Sousa, Ana Pinto-Martinho, Gustavo Cardoso & Décio Telo

Mix de Receita e Ampliação de Audiência no Jornalismo Local Online - 155
Mateus Noronha

Autores - 171
cima