Edit Content

grupo de artes

Investigador Responsável: Francisco Paiva

grupo de comunicação e media

Investigadora Responsável: Gisela Gonçalves

Siga-nos:

NEWSLETTER

Publicação de Comunicação

RÁDIO AUMENTADA: UMA PROPOSTA DE REPORTAGEM COM SOM BINAURAL E REALIDADE AUMENTADA

Ao longo de mais de 30 anos, a TSF destacou-se no panorama mediático em Portugal. A “rádio que mudou a rádio” tornou-se numa emissora inovadora, não só no próprio estilo como nas rotinas jornalísticas. Com o advento da internet e das tecnologias digitais, novos canais de distribuição e outras linguagens agregaram-se à rádio, dotando-a de um conjunto de características e ferramentas. O que é apresentado neste trabalho de investigação, inspirado na história da emissora, consiste na proposta de uma linguagem complementar ao jornalismo radiofónico. O objetivo é valorizar e potenciar a reportagem radiofónica com recurso à tecnologia de realidade aumentada e som binaural. Este protótipo assenta na premissa da mobilidade permitida pelos smartphones, enquanto o ouvinte pode, através de uma aplicação de realidade aumentada, apontar para o logótipo específico da TSF e “aumentar”, i.e. ouvir, uma reportagem de cinco minutos, com recurso ao wearable mais comum: os headphones. A diferença é que a reportagem é reproduzida com som 3D, especificamente som binaural, de maneira a que o elemento privilegiado seja o áudio e o ouvinte possa usufruir de todas as sensações transmitidas pela paisagem sonora.

Preço da edição impressa: € 10

AUTORES / EDITORES

Ana Sofia Paiva

COLEÇÃO

Livros LabCom

ANO DA EDIÇÃO

2019

ISBN

978-989-654-635-9

Please wait while flipbook is loading. For more related info, FAQs and issues please refer to DearFlip WordPress Flipbook Plugin Help documentation.

Please wait while flipbook is loading. For more related info, FAQs and issues please refer to DearFlip WordPress Flipbook Plugin Help documentation.

Índice

Introdução - 13

CAPÍTULO I - A RÁDIO - 19
1.1 A paisagem da rádio em Portugal - 19
1.2 Do FM para o mundo… ilegalmente - 21
1.3 TSF: a rádio inovadora - 22
1.4 Legalmente rádio. “A amada rádio” - 26
1.5 O estilo TSF - 27
1.6 A internet na TSF - 34

CAPÍTULO II - A RÁDIO E OS DISPOSITIVOS MÓVEIS - 39
2.1 Os ecrãs e a vida da rádio dentro deles - 40
2.2 Da rádio a preto e branco para a rádio a cores - 42
2.3 Canais de distribuição: as redes socias - 45
2.4 As notificações (pushed news) - 47
2.5 Podcast - 49
2.6 Os wearables e os hearables aplicam-se à rádio? - 51

CAPÍTULO III - OS DIAS DA RÁDIO. PROJEÇÕES DE FUTURO - 57
3.1 O Digital Audio Broadcasting (DAB) - 57
3.2 O Projeto ROLI - 61
3.3 Lá fora, que som tem a rádio? - 62
3.4 Algumas tendências para o futuro - 67
3.5 Como imagina a rádio daqui a 10 anos? - 68

CAPÍTULO IV - OUVIR A TRÊS DIMENSÕES - 73
4.1 Ouvir e ser ouvido - 73
4.2 Pequena resenha histórica - 76
4.3 Ouvir em 3D - 81
4.4 Dispositivos móveis, som binaural e rádio - 86

CAPÍTULO V - O AUMENTO DA REALIDADE - 91
5.1 Definição de conceitos - 91
5.2 Contexto histórico - 95
5.3 A Realidade Aumentada e o Jornalismo - 98
5.4 Aumentar as qualidades e os defeitos - 102
5.5 Ambientes aumentados pelo áudio - 104

CAPÍTULO VI - RÁDIO AUMENTADA: PROPOSTA DE UM MODELO INOVADOR - 109
6.1 Fabricar a ideia - 110
6.2 Da ideia à prática - 111
6.3 Produto final - 115
6.4 Futuras linhas de investigação - 118

Anexos - 133
cima