Edit Content

grupo de artes

Investigador Responsável: Francisco Paiva

grupo de comunicação e media

Investigadora Responsável: Gisela Gonçalves

Siga-nos:

NEWSLETTER

Publicação de Artes

REVISITAR A TEORIA DO CINEMA, TEORIA DOS CINEASTAS – VOL.3

O presente livro pretende concretizar o que os títulos dos anteriores volumes da série “Teoria dos Cineastas” apenas enunciaram: a originalidade dos cineastas (Ver, ouvir e ler os cineastas, vol. 1) e a possibilidade de diálogo com a teoria do cinema (Propostas para a teoria do cinema, vol. 2). No volume 3, Revisitar a teoria do cinema, a intenção é propor novos olhares sobre a teoria, à luz da reflexão original dos cineastas que, embora se coloquem afastados do discurso científico e académico, dialogam com esse discurso, uma vez que se cruzam com questões debatidas pela teoria do cinema. O livro apresenta várias contribuições originais que possibilitam uma revisitação da teoria do cinema sem deixar de lado uma discussão sobre os propósitos, problemáticas e alcance da própria abordagem “Teoria dos Cineastas”. Os editores e os autores que assinam os textos pretendem manifestar a possibilidade de uma investigação que compreende o cinema como um campo artístico-cultural inovador e fértil, convidando sempre a novos olhares e reflexões.

 

AUTORES / EDITORES

Manuela Penafria, Eduardo Tulio Baggio, André Rui Graça e Denize Correa Araujo

COLEÇÃO

Ars

ANO DA EDIÇÃO

2017

ISBN

978-989-654-397-6

Please wait while flipbook is loading. For more related info, FAQs and issues please refer to DearFlip WordPress Flipbook Plugin Help documentation.

Please wait while flipbook is loading. For more related info, FAQs and issues please refer to DearFlip WordPress Flipbook Plugin Help documentation.

Índice

Apresentação - 9

Parte I - A Abordagem “Teoria dos Cineastas” - 13

Teorias dos cineastas versus teoria do autor - 15
Tito Cardoso e Cunha

Observações sobre a “Teoria dos Cineastas”– Nota dos Editores - 29
Manuela Penafria, Eduardo Tulio Baggio, André Rui Graça & Denize Correa Araujo

Parte II - A Praxis Cinematográfica como Teoria - 39

George Lucas: pós-produção como um espaço de teoria e prática - 41
André Fagundes Pase; Roberto Tietzmann & Janaina dos Santos Gamba

Carl Th. Dreyer: o cinema como reportagem e o realismo psicológico - 59
Maria do Rosário Lupi Bello

Claire Denis: música, improvisação e transgressão - 77
Julio Bezerra

A representação da realidade no cinema documentário: verdade e imaginação pelos cineastas do Novo Cinema Alemão - 95
Jéssica Pereira Frazão

Parte III - Intertextualidades do Cinema - 115

Pinturas Rupestres como investigação valenciana das linguagens em trânsito - 117
Daniel Felipe Espinola Lima Fonseca

O cinema do cinema: Julio Bressane, tradução e invenção - 133
Fábio Camarneiro

L’allure libre du document: a busca da musicalidade do filme e a organização do pensamento teórico em Éric Rohmer - 149
Marina Takami

Leituras de Brecht: Terra em transe e Memórias do subdesenvolvimento - 167
Maria Alzuguir Gutierrez

Parte IV - Conceitos - Teoria - 185

Os conceitos de resistência e dissidência no cinema português - 187
André Rui Graça

Between Anthropology and the sensible: the animistic cinema of Michelangelo Frammartino - 195
Chiara Dionisi

A história incompleta, o cinema que preenche: A imagem que falta e a tessitura do eu - 215
Laís Ferreira Oliveira

Pensar la experiencia cine. Contactos entre la creación y la teoría - 229
Juan Caravaca Mompeán, José María Galindo Pérez & Alfonso Palazón Meseguer

Autores - 255

Resumos / Abstracts - 263
cima