Publicação de Artes

REVISITAR A TEORIA DO CINEMA, TEORIA DOS CINEASTAS – VOL.3

O presente livro pretende concretizar o que os títulos dos anteriores volumes da série “Teoria dos Cineastas” apenas enunciaram: a originalidade dos cineastas (Ver, ouvir e ler os cineastas, vol. 1) e a possibilidade de diálogo com a teoria do cinema (Propostas para a teoria do cinema, vol. 2). No volume 3, Revisitar a teoria do cinema, a intenção é propor novos olhares sobre a teoria, à luz da reflexão original dos cineastas que, embora se coloquem afastados do discurso científico e académico, dialogam com esse discurso, uma vez que se cruzam com questões debatidas pela teoria do cinema. O livro apresenta várias contribuições originais que possibilitam uma revisitação da teoria do cinema sem deixar de lado uma discussão sobre os propósitos, problemáticas e alcance da própria abordagem “Teoria dos Cineastas”. Os editores e os autores que assinam os textos pretendem manifestar a possibilidade de uma investigação que compreende o cinema como um campo artístico-cultural inovador e fértil, convidando sempre a novos olhares e reflexões.

 

AUTORES / EDITORES

Manuela Penafria, Eduardo Tulio Baggio, André Rui Graça e Denize Correa Araujo

COLEÇÃO

Ars

ANO DA EDIÇÃO

2017

ISBN

978-989-654-397-6

Índice

Apresentação - 9

Parte I - A Abordagem “Teoria dos Cineastas” - 13

Teorias dos cineastas versus teoria do autor - 15
Tito Cardoso e Cunha

Observações sobre a “Teoria dos Cineastas”– Nota dos Editores - 29
Manuela Penafria, Eduardo Tulio Baggio, André Rui Graça & Denize Correa Araujo

Parte II - A Praxis Cinematográfica como Teoria - 39

George Lucas: pós-produção como um espaço de teoria e prática - 41
André Fagundes Pase; Roberto Tietzmann & Janaina dos Santos Gamba

Carl Th. Dreyer: o cinema como reportagem e o realismo psicológico - 59
Maria do Rosário Lupi Bello

Claire Denis: música, improvisação e transgressão - 77
Julio Bezerra

A representação da realidade no cinema documentário: verdade e imaginação pelos cineastas do Novo Cinema Alemão - 95
Jéssica Pereira Frazão

Parte III - Intertextualidades do Cinema - 115

Pinturas Rupestres como investigação valenciana das linguagens em trânsito - 117
Daniel Felipe Espinola Lima Fonseca

O cinema do cinema: Julio Bressane, tradução e invenção - 133
Fábio Camarneiro

L’allure libre du document: a busca da musicalidade do filme e a organização do pensamento teórico em Éric Rohmer - 149
Marina Takami

Leituras de Brecht: Terra em transe e Memórias do subdesenvolvimento - 167
Maria Alzuguir Gutierrez

Parte IV - Conceitos - Teoria - 185

Os conceitos de resistência e dissidência no cinema português - 187
André Rui Graça

Between Anthropology and the sensible: the animistic cinema of Michelangelo Frammartino - 195
Chiara Dionisi

A história incompleta, o cinema que preenche: A imagem que falta e a tessitura do eu - 215
Laís Ferreira Oliveira

Pensar la experiencia cine. Contactos entre la creación y la teoría - 229
Juan Caravaca Mompeán, José María Galindo Pérez & Alfonso Palazón Meseguer

Autores - 255

Resumos / Abstracts - 263
cima