Edit

grupo de artes

Investigador Responsável: Francisco Paiva

grupo de comunicação e media

Investigadora Responsável: Gisela Gonçalves

Siga-nos:

NEWSLETTER

Publicação de Comunicação

TELEVISÃO E NOVOS MEIOS: DA PRODUÇÃO AOS PÚBLICOS

Estaremos a assistir ao fim da televisão? Ou estará este meio a integrar outros meios, tornando-se numa espécie de hipertelevisão? É uma televisão que sobrevive ou que se renova? Que agrega ou que fragmenta? Estas são algumas das questões que colocámos na terceira edição da Conferência Televisão e Novos Meios, na Faculdade de Artes e Letras da Universidade da Beira Interior, que resulta agora neste conjunto de 17 textos que refletem as reconfigurações da televisão e das suas recentes extensões, adaptações e linguagens (parte 1) o protagonismo da ficção televisiva espalhada por um número crescente de plataformas (parte 2), a necessária reinvenção do jornalismo televisivo ante um expressivo consumo de notícias – em texto e em audiovisual – nas plataformas móveis (parte 3) e a emergência, discussão e relevância do género no contexto televisivo, desde o lugar de fala, o corpo, o feminismo, a cultura drag, até à representação da violência doméstica (parte 4).

AUTORES / EDITORES

Sónia de Sá, Ricardo Morais, Francisco Merino, Gisela Gonçalves e J. Paulo Serra (Orgs.)

COLEÇÃO

Livros LabCom

ANO DA EDIÇÃO

2021

ISBN

978-989-654-726-4

Please wait while flipbook is loading. For more related info, FAQs and issues please refer to DearFlip WordPress Flipbook Plugin Help documentation.

Publicação de Comunicação

TELEVISÃO E NOVOS MEIOS: DA PRODUÇÃO AOS PÚBLICOS

AUTORES / EDITORES

Sónia de Sá, Ricardo Morais, Francisco Merino, Gisela Gonçalves e J. Paulo Serra (Orgs.)

COLEÇÃO

Livros LabCom

ANO DA EDIÇÃO

2021

ISBN

978-989-654-726-4

Please wait while flipbook is loading. For more related info, FAQs and issues please refer to DearFlip WordPress Flipbook Plugin Help documentation.

Índice

Introdução – 9
Sónia de Sá e Gisela Gonçalves

Parte 1 — Reconfiguração – 15

As (re)configurações da televisão: contributos para uma cartografia da televisão – 17
Manuel José Damásio

A TV-fluxo e os cibermundos sobre marcas e ecrãs-de-streaming – 39
Herlander Elias

O Youtube e o fenómeno da hipertelevisão: o caso da Eurovisão – 49
Pedro Damasceno Ribeiro Matos Lopes

Design: o novo [multi]meio – 79
Daniel Morais Baldaia & Ana Luísa Simal Rodrigues Teixeira

Parte 2 — Ficção – 105

De CSI a Devs: a ficção televisiva, os cineastas migrantes e o intemporal clássico – 107
Luís Nogueira & Sónia de Sá

Mosaic e Bandersnatch: os novos caminhos da ficção interativa na televisão – 129
Francisco Merino

Geração Z e as redes sociais digitais no arco narrativo de Euphoria – 149
Lívia Glória, Mateus Fonseca, Louise Souza & Sónia de Sá

Televisão versus Netflix: a manutenção das narrativas do gênero ficcional – 169
Claudinei Lopes Junior

Parte 3 — Jornalismo – 195

A Grande Reportagem Televisiva nos três canais generalistas: tendências, estruturas e modelos de produção jornalística entre 2008 e 2018 – 197
Joana Gonçalves & Ricardo Morais

A resposta do jornalismo televisivo às Fake News sobre a tragédia de Brumadinho (MG) – 229
Tâmela Grafolin

O jornalismo televisivo e as notícias dos telejornais – ética, responsabilidade e convergência mediática – 229
Nuno Goulart Brandão

Produção de flagrantes na cobertura de risco: profissionalização do jornalismo no Brasil, divisão moral do trabalho e o papel do jornalista “amador” – 249
Aline Grupillo

A seleção de notícias da TVI na era da abundância informativa — os critérios que definem o agendamento do Jornal das 8 – 275
Maria Inês Valente

Parte 4 — Género – 293

Comentário em Portugal: um arquétipo da desigualdade de género – 295
Sónia de Sá

Tita entre capitais: corpo, exílio e travesti – 311
A.C. Nicolau

Novas mídias digitais e feminismo: entre a internet e a televisão – 337
Julia Lourenço Costa & Paula Camila Mesti

Da chamada televisiva ao lixamento virtual: a culpabilização da vítima nos casos de violência doméstica – 353
Haphisa Kashemyra Costa Souza Mugnaini

Super Queen: a popularização da cultura drag no mercado mainstream através de RuPaul’s Drag Race – 369
Henrique Barum
PT