Edit Content

grupo de artes

Investigador Responsável: Francisco Paiva

grupo de comunicação e media

Investigadora Responsável: Gisela Gonçalves

Siga-nos:

NEWSLETTER

Publicação de Comunicação

TELEVISÃO E NOVOS MEIOS: DA PRODUÇÃO AOS PÚBLICOS

Preço: 20€

Estaremos a assistir ao fim da televisão? Ou estará este meio a integrar outros meios, tornando-se numa espécie de hipertelevisão? É uma televisão que sobrevive ou que se renova? Que agrega ou que fragmenta? Estas são algumas das questões que colocámos na terceira edição da Conferência Televisão e Novos Meios, na Faculdade de Artes e Letras da Universidade da Beira Interior, que resulta agora neste conjunto de 17 textos que refletem as reconfigurações da televisão e das suas recentes extensões, adaptações e linguagens (parte 1) o protagonismo da ficção televisiva espalhada por um número crescente de plataformas (parte 2), a necessária reinvenção do jornalismo televisivo ante um expressivo consumo de notícias – em texto e em audiovisual – nas plataformas móveis (parte 3) e a emergência, discussão e relevância do género no contexto televisivo, desde o lugar de fala, o corpo, o feminismo, a cultura drag, até à representação da violência doméstica (parte 4).

AUTORES / EDITORES

Sónia de Sá, Ricardo Morais, Francisco Merino, Gisela Gonçalves e J. Paulo Serra (Orgs.)

COLEÇÃO

Livros LabCom

ANO DA EDIÇÃO

2021

ISBN

978-989-654-726-4

Please wait while flipbook is loading. For more related info, FAQs and issues please refer to DearFlip WordPress Flipbook Plugin Help documentation.

Please wait while flipbook is loading. For more related info, FAQs and issues please refer to DearFlip WordPress Flipbook Plugin Help documentation.

Índice

Introdução - 9
Sónia de Sá e Gisela Gonçalves

Parte 1 — Reconfiguração - 15

As (re)configurações da televisão: contributos para uma cartografia da televisão - 17
Manuel José Damásio

A TV-fluxo e os cibermundos sobre marcas e ecrãs-de-streaming - 39
Herlander Elias

O Youtube e o fenómeno da hipertelevisão: o caso da Eurovisão - 49
Pedro Damasceno Ribeiro Matos Lopes

Design: o novo [multi]meio - 79
Daniel Morais Baldaia & Ana Luísa Simal Rodrigues Teixeira

Parte 2 — Ficção - 105

De CSI a Devs: a ficção televisiva, os cineastas migrantes e o intemporal clássico - 107
Luís Nogueira & Sónia de Sá

Mosaic e Bandersnatch: os novos caminhos da ficção interativa na televisão - 129
Francisco Merino

Geração Z e as redes sociais digitais no arco narrativo de Euphoria - 149
Lívia Glória, Mateus Fonseca, Louise Souza & Sónia de Sá

Televisão versus Netflix: a manutenção das narrativas do gênero ficcional - 169
Claudinei Lopes Junior

Parte 3 — Jornalismo - 195

A Grande Reportagem Televisiva nos três canais generalistas: tendências, estruturas e modelos de produção jornalística entre 2008 e 2018 - 197
Joana Gonçalves & Ricardo Morais

A resposta do jornalismo televisivo às Fake News sobre a tragédia de Brumadinho (MG) - 229
Tâmela Grafolin

O jornalismo televisivo e as notícias dos telejornais – ética, responsabilidade e convergência mediática - 229
Nuno Goulart Brandão

Produção de flagrantes na cobertura de risco: profissionalização do jornalismo no Brasil, divisão moral do trabalho e o papel do jornalista “amador” - 249
Aline Grupillo

A seleção de notícias da TVI na era da abundância informativa — os critérios que definem o agendamento do Jornal das 8 - 275
Maria Inês Valente

Parte 4 — Género - 293

Comentário em Portugal: um arquétipo da desigualdade de género - 295
Sónia de Sá

Tita entre capitais: corpo, exílio e travesti - 311
A.C. Nicolau

Novas mídias digitais e feminismo: entre a internet e a televisão - 337
Julia Lourenço Costa & Paula Camila Mesti

Da chamada televisiva ao lixamento virtual: a culpabilização da vítima nos casos de violência doméstica - 353
Haphisa Kashemyra Costa Souza Mugnaini

Super Queen: a popularização da cultura drag no mercado mainstream através de RuPaul’s Drag Race - 369
Henrique Barum
cima