UBICINEMA, 2007-2017
O livro que agora se apresenta pretende dar a ver e ler um conjunto significativo de filmes dos alunos e alunas dos cursos de Cinema da UBI, produzidos entre 2007 e 2017. Fá-lo através de palavras e olhares externos à Universidade da Beira Interior, na grande maioria dos casos, e internos, em alguns outros. Aos autores e autoras dos textos, além do agradecimento penhorado pela generosidade da colaboração, devemos análises e abordagens que proporcionarão aos criadores e às criadoras ubianos e ubianas novas perspetivas sobre os seus trabalhos, e constituirão, certamente, motivos de reflexão acrescida ou renovada. São textos muito diversos, como muito diversos são os filmes – algo que nos parece fundamental, em nome da pluralidade artística e da multiplicidade cultural.
Analisar filmes de escola é um exercício de equilíbrio: entre a contenção de expectativas e a detecção de talento, entre a exigência crítica e as circunstâncias específicas deste tipo de trabalhos, relevando virtudes ou apontando fragilidades. Os textos que aqui se publicam alcançaram esse objectivo, sintetizando, em apreciações originais de obras iniciais, as inquietudes e ambições de distintos jovens, com valores, interesses, preocupações e referências múltiplas.
Na UBI, a noção de filme de escola sempre beneficiou mais a ideia de exibilidade estética do que de cânone inamovível. A formação eclética, com docentes de diversas áreas e sensibilidades, foi preconizada desde o início, tornando-se, com o decorrer dos anos, um dos fatores de identidade da escola, como bem o comprovam as obras aqui analisadas e as reflexões que lhes são dedicadas por autores, também eles, de proveniências distintas, da realização à política, do cineclubismo à imprensa, da blogosfera à academia, de Portugal e do mundo.
AUTORES / EDITORES
COLEÇÃO
ANO DA EDIÇÃO
ISBN