Evento

XIII Jornadas de Cinema em Português

As Jornadas Cinema em Português são uma organização do LabCom – Comunicação e Artes, com o apoio da Faculdade de Artes e Letras da Universidade da Beira Interior. Desde a primeira edição, em 2008, as Jornadas têm como enfoque a discussão de cinematografias de territórios onde o português é língua oficial ou dominante, procurando integrar estas obras como um exemplo das novas dinâmicas artísticas, culturais e sócio-económicas que têm marcado os anos mais recentes. Reafirmando o seu próprio histórico, a décima terceira edição das Jornadas Cinema em Português pretende trazer a debate problemáticas actuais e pertinentes para a reflexão sobre os cinemas dos diversos países que falam em português, procurando reunir esforços para ensaiar hipóteses de leitura conjunta e complementar.

DATA

11 a 13 de novembro de 2020

LOCAL

Universidade da Beira Interior
Cartaz - XIII Jornadas de Cinema em Português

DATA

11 a 13 de novembro de 2020

LOCAL

Universidade da Beira Interior

SITE DO EVENTO

PROGRAMA

Quarta-feira, 11 de novembro de 2020
9h30 - Abertura
Presidente da Faculdade de Artes e Letras, Professor José Rosa
Presidente do Departamento de Artes, Professor Luís Nogueira
Presidente do Instituto Coordenador da Investigação – ICI, Professor Paulo Serra
Diretora do Labcom – Comunicação e Artes, Professora Anabela Gradim
Coordenador do Grupo de Investigação em Artes do Labcom – Comunicação e Artes,
Professor Francisco Paiva

10h30 Moderação:
Mesa: Cinema brasileiro contemporâneo: avisos da catástrofe
João Oliveira Pace (USP, Brasil) | No aguardo: fim de linha e guerra social no cinema
brasileiro contemporâneo
Anderson Gonçalves da Silva (USP, Brasil) | "Imaginar a catástrofe. Uma leitura de
'Jovens infelizes ou um homem que grita não é um urso que dança' (2016), de
Thiago B. Mendonça"

14h30 Moderação: Fernando Cabral
Manuela Penafria & Paulo Cunha (UBI, Portugal) | Os filmes “inacabados” - contributos
para uma outra história do cinema português
Lais Lara & Leandro Mendonça (UFF, Brasil) | Documentário e instalação: A apropriação
em Ver é uma Fábula, Mostra de Cao Guimarães
Ana Claudia Camila Veiga de França (UTFPR, Brasil) | Heloisa Passos: entre álbuns de
fotografia e um documentário autobiográfico
Lucas Augusto da Silva (CES/UC, Portugal) | Documentário: representação ou ficção?
Uma cartografia simbólica do sistema processual penal brasileiro a partir da
Trilogia da Justiça de Maria Augusta Ramos

16h00 Moderação:
Rita Márcia Magalhães Furtado (UFG, Brasil) | As delicadas texturas da memória em
Deslembro, de Flávia Castro
Erika Amaral (USP, Brasil) | Biela, uma moça da roça no cinema brasileiro: uma análise
de Uma vida em segredo (2001), de Suzana Amaral
Wallace Andrioli Guedes (UFJF, Brasil) | Melancolia de esquerda no Brasil pós-2016: o
caso do filme Os Sonâmbulos, de Tiago Mata Machado
Jaime Lourenço (CIES/ISCTE-IUL; UAL, Portugal) Maria João Centeno (ESCS/IPL,
Portugal) | Jornalismo de Cinema Português: O caso da cobertura aos filmes
Diamantino, Variações e A Herdade

17h30
Lançamento de livros.
A História da Eternidade. Roteiro Original do Filme, de Camilo Cavalcante, Editora
CEPE-Companhia Editora de Pernambuco, Brasil.
Cinema em Português – XII Jornadas, Ed. Livros Labcom, Coleção Ars, UBI, Portugal.

18h00
Sessão de cinema
A História da Eternidade, de Camilo Cavalcante. Com a presença do realizador.

Quinta-feira, 12 de novembro
10h30 Moderação: Leandro Mendonça
Marcelo Ikeda (UFC, Brasil) | O papel dos novos festivais de cinema no amadurecimento
do “cinema de garagem” brasileiro
Nathan Costa (UBI, Portugal) | Cinema brasileiro e a história do tempo presente: a
politização dos festivais de cinema e seus públicos em 2019 no Brasil
Nívea Faria de Souza (FACHA / UNESA-RJ) | A autoria entre a técnica e a criação: uma
reflexão da gênese do figurino em Portugal e no Brasil no cinema
Edson Inácio Mugabe & Eliseu Mabasso (Univ. Eduardo Mondlane, Moçambique) |
Memória e políticas de género no cinema moçambicano (independente): análise de
olhares a partir dos filmes O tempo dos leopardos, de Velimorovic Zdravko e O
comboio de sal e açúcar, de Licínio Azevedo

14h00 Moderação:
Mesa: Representações da "portugalidade" na diacronia e na transmedialidade
Joana Isabel Duarte (CITCEM/FLUP, Portugal) | A imprensa cinematográfica como fonte
para o estudo do cinema
Andréa M. Diogo (FLUP, Portugal) | «Grinaldas, tambores, música d’amores!»: a estética
nacionalista na obra audiovisual de Heróis do Mar (1981-1989)
Hugo Barreira (CITCEM/FLUP, Portugal) | Cinema e reconstituição histórica: as
produções portuguesas no período do Estado Novo e a criação de uma imagem
nacional

16h00 Moderação: Tiago Fernandes
João Braz (UBI, Portugal) | O cinema português não é para amadores
Lucas Campacci (UBI, Portugal) | À propos de Vigo e Oliveira
María Angélica Contreras (UBI, Portugal) | O “português” do mar: O método etnográfico
de Gonçalo Tocha
Daniela Corrêa da Silva Pinheiro (UBI, Portugal) | Os curtas-metragens do Vj Suave e
seus entrecruzamentos entre fotografia, cinema e projeção

17h30
Apresentação do projecto Cinemoria.pt

18h00
Sessão de cinema
In Memoriam Manuel Jorge Veloso e Henrique Espírito Santo
As Palavras e os Fios, de Fernando Lopes, com música de Manuel Jorge Veloso.
Dina e Django, de Solveig Nordlund, com produção executiva de Henrique Espírito
Santo.

Sexta-feira, 13 de novembro
10h00 Moderação: Manuela Penafria
Cátia Cardoso (UBI, Portugal) | O arquivo no cinema de Susana de Sousa Dias: análise
aos filmes Natureza Morta e 48

Tiago Fernandes (UBI, Portugal) | Novo Cinema Português no início da década de 70:
uma nova forma de ouvir o cinema
Nuno Fonseca (IFILNOVA/FCSH-UNL, Portugal) | O cinema português contemporâneo à
escuta das margens da cidade

11h30 Moderação: Paulo Cunha
Conferência de encerramento
Federico Pierotti (Univ. de Firenze, Itália)
CIMA