As XVI Jornadas Cinema em Português são uma organização do LabCom – Comunicação e Artes, com o apoio do Departamento de Artes e da Faculdade de Artes e Letras da Universidade da Beira Interior. Desde a primeira edição, em 2008, as Jornadas têm como enfoque a discussão de cinematografias de territórios onde o português é língua oficial ou dominante, procurando integrar estas obras como um exemplo das novas dinâmicas artísticas, culturais e sócio-económicas que têm marcado os anos mais recentes. Reafirmando o seu próprio histórico, a décima sexta edição das Jornadas Cinema em Português pretende analisar e debater problemáticas atuais e pertinentes para a reflexão sobre os cinemas dos diversos países que falam em português, procurando reunir esforços para ensaiar hipóteses de leitura conjunta e complementar.
MODALIDADES DE PARTICIPAÇÃO
As XVI Jornadas Cinema em Português são uma reunião científica com arbitragem cega por pares, sem qualquer taxa de inscrição, que se divide em regime presencial e remoto. Todas as propostas submetidas serão avaliadas pela Comissão Científica. As Atas serão publicadas em acesso livre, em formato digital. O envio de textos para as Atas é facultativo.
Proposta individual, para comunicações individuais até 15 minutos;
Proposta de Mesa Temática, para mesas com 3 comunicações até 15 minutos/cada;
SUBMISSÃO
O prazo de submissão de artigos termina em 31 de dezembro 2022.
Enviar propostas através dos seguintes formulários:
Proposta Individual (https://forms.gle/7AJb1wEcWnYYmukSA)
Proposta de Mesa Temática (https://forms.gle/LSqjUUHne9MCf1u59)
EIXOS TEMÁTICOS
Cinemas de países com língua oficial portuguesa (Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Guiné Equatorial, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste);
Aproximações e distâncias entre cinemas em língua portuguesas e cinemas de línguas latinas;
Co-produção nos cinemas em português;
Os cineastas: processos criativos, influências;
Materialidades fílmicas nos cinemas em português;
Culturas cinematográficas nos cinemas em português: cineclubes e festivais de cinema.