Edit Content

grupo de artes

Investigador Responsável: Francisco Paiva

grupo de comunicação e media

Investigadora Responsável: Gisela Gonçalves

Siga-nos:

NEWSLETTER

Publicação de Comunicação

A AUDIÊNCIA CONVERGIDA DO TELEJORNAL NAS REDES SOCIAIS

Este estudo apresenta os resultados da pesquisa sobre as relações do telejornal e o seu público nas Redes Sociais, na Internet. A presente investigação pretende colaborar com futuras pesquisas sobre a temática, que visa compreender as mudanças ocorridas no sistema de interação entre os atores (público/telejornal/ambiente midiático) do período analógico ao digital. O trabalho está organizado da seguinte forma: em um primeiro momento, discute-se o sistema de interação do público no telejornal. O passo seguinte envolve a caracterização do corpus da pesquisa, evidenciando a relação entre o público (fã) e o telejornal (ídolo/mito) nas Redes Sociais Online, as análises dos procedimentos metodológicos empregados e os resultados obtidos. Na sequência, trabalha-se com os conceitos evidenciados pela parte empírica da pesquisa: a audiência convergida, a cultura fã e o simulacro da representação da imagem dos atores no telejornalismo e a sociedade midiatizada por múltiplas telas ou ecrãs. Ao final, apresentam-se as conclusões da pesquisa.

AUTORES / EDITORES

Paulo Eduardo Silva Lins Cajazeira

COLEÇÃO

Livros LabCom

ANO DA EDIÇÃO

2015

ISBN

978-989-654-210-8

Please wait while flipbook is loading. For more related info, FAQs and issues please refer to DearFlip WordPress Flipbook Plugin Help documentation.

Please wait while flipbook is loading. For more related info, FAQs and issues please refer to DearFlip WordPress Flipbook Plugin Help documentation.

Índice

1. Introdução - 3

2. Capítulo 1 - 7

2. 1 O sistema de interação do público no telejornal - 7

2.2 As interações do público do telejornal do analógico ao digital - 12

2.3 A audiência e as suas conceituações coletivas - 18

2.4 As definições de massa, multidão e público - 20

2.5 As lógicas de interação e o processo comunicativo do telespectador - 24

3. Capítulo 2 - 35

3. 1 O corpus da investigação, a metodologia e a análise dos dados - 35

3.2 O acompanhamento diário das fanpages - 36

3.3 O segundo experimento empírico - 44

3.4 O terceiro experimento empírico - 50

4. Análise dos resultados da investigação - 83

5. Considerações Finais - 91

Referências Bibliográficas - 95
cima