Edit Content

grupo de artes

Investigador Responsável: Francisco Paiva

grupo de comunicação e media

Investigadora Responsável: Gisela Gonçalves

Siga-nos:

NEWSLETTER

Publicação de Comunicação

CULTURA, PATRIMÓNIO E TURISMO NA SOCIEDADE DIGITAL: UMA PERSPETIVA IBÉRICA

Em pleno século XXI, as Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC’s) têm vindo a desempenhar um papel capital no desenvolvimento das indústrias culturais e de lazer, ao mesmo tempo que as têm sobredimensionado até convertê-las em agentes potenciadores não só da economia dos países ibéricos, mas também da identidade social dos seus cidadãos. Pretende-se, com a edição do livro Cultura, Património e Turismo na Sociedade Digital: Uma perspetiva ibérica, aprofundar a reflexão académica sobre as interações que se dão entre estes três importantes fenómenos através dos media e das TIC’s.

Esta publicação é constituída por sete capítulos, de autores portugueses e espanhóis, afiliados a diferentes instituições superiores, com formações discipli-nares heterogéneas e tendo em conta perspetivas teóricas e metodológicas diversas. No seu conjunto, prevalece um argumento subjacente: o de que o turismo está a converter-se hoje numa experiência cada vez mais global, complexa e integrada, em que é difícil isolar segmentos ou nichos específicos. Por outras palavras, o turismo está a tornar-se todo ele cultural, entendendo aqui a palavra “cultura” no seu sentido antropológico, totalizador.

AUTORES / EDITORES

Valeriano Piñeiro-Naval e Paulo Serra (Eds.)

COLEÇÃO

Livros LabCom

ANO DA EDIÇÃO

2018

ISBN

978-989-654-463-8

Please wait while flipbook is loading. For more related info, FAQs and issues please refer to DearFlip WordPress Flipbook Plugin Help documentation.

Índice

Introdução - 9
Paulo Serra e Valeriano Piñeiro-Naval

Património, Turismo e Sociedade Digital: Teoria e Aplicação - 21
Paulo Carvalho

La Revolución Digital: Implicaciones para la comunicación de los destinos turísticos y sus marcas - 49
Assumpció Huertas 

Internet y la transformación permanente de la gestión de comunicación: contenidos líquidos, vidas transmedia y geolocalización en movilidad - 69
Miguel Túñez-López y Carmen Costa-Sánchez 

Las placas de linterna mágica y el conocimiento de la historia común europea - 93
Carmen López San Segundo, Beatriz González de Garay Domínguez y Francisco Javier Frutos Esteban

Construindo um ambiente multicultural para aprendizagem, inovação e pesquisa científica: breves notas para um aprofundamento futuro - 115
João Carlos Correia

A participação criativa do design como potenciador da cultura e património - 133
Jorge Brandão Pereira

O potencial turístico da web local. Uma análise à comunicação digital das autarquias portuguesas - 157
Valeriano Piñeiro-Naval e Paulo Serra

Sobre os autores - 185

[Livro completo, ou por capítulos, disponível na OMP - Open Monograph Press]
cima
PT