Edit Content

grupo de artes

Investigador Responsável: Francisco Paiva

grupo de comunicação e media

Investigadora Responsável: Gisela Gonçalves

Siga-nos:

NEWSLETTER

Publicação de Comunicação

CULTURA, PATRIMÓNIO E TURISMO NA SOCIEDADE DIGITAL: UMA PERSPETIVA IBÉRICA

Em pleno século XXI, as Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC’s) têm vindo a desempenhar um papel capital no desenvolvimento das indústrias culturais e de lazer, ao mesmo tempo que as têm sobredimensionado até convertê-las em agentes potenciadores não só da economia dos países ibéricos, mas também da identidade social dos seus cidadãos. Pretende-se, com a edição do livro Cultura, Património e Turismo na Sociedade Digital: Uma perspetiva ibérica, aprofundar a reflexão académica sobre as interações que se dão entre estes três importantes fenómenos através dos media e das TIC’s.

Esta publicação é constituída por sete capítulos, de autores portugueses e espanhóis, afiliados a diferentes instituições superiores, com formações discipli-nares heterogéneas e tendo em conta perspetivas teóricas e metodológicas diversas. No seu conjunto, prevalece um argumento subjacente: o de que o turismo está a converter-se hoje numa experiência cada vez mais global, complexa e integrada, em que é difícil isolar segmentos ou nichos específicos. Por outras palavras, o turismo está a tornar-se todo ele cultural, entendendo aqui a palavra “cultura” no seu sentido antropológico, totalizador.

AUTORES / EDITORES

Valeriano Piñeiro-Naval e Paulo Serra (Eds.)

COLEÇÃO

Livros LabCom

ANO DA EDIÇÃO

2018

ISBN

978-989-654-463-8

Please wait while flipbook is loading. For more related info, FAQs and issues please refer to DearFlip WordPress Flipbook Plugin Help documentation.

Please wait while flipbook is loading. For more related info, FAQs and issues please refer to DearFlip WordPress Flipbook Plugin Help documentation.

Índice

Introdução - 9
Paulo Serra e Valeriano Piñeiro-Naval

Património, Turismo e Sociedade Digital: Teoria e Aplicação - 21
Paulo Carvalho

La Revolución Digital: Implicaciones para la comunicación de los destinos turísticos y sus marcas - 49
Assumpció Huertas 

Internet y la transformación permanente de la gestión de comunicación: contenidos líquidos, vidas transmedia y geolocalización en movilidad - 69
Miguel Túñez-López y Carmen Costa-Sánchez 

Las placas de linterna mágica y el conocimiento de la historia común europea - 93
Carmen López San Segundo, Beatriz González de Garay Domínguez y Francisco Javier Frutos Esteban

Construindo um ambiente multicultural para aprendizagem, inovação e pesquisa científica: breves notas para um aprofundamento futuro - 115
João Carlos Correia

A participação criativa do design como potenciador da cultura e património - 133
Jorge Brandão Pereira

O potencial turístico da web local. Uma análise à comunicação digital das autarquias portuguesas - 157
Valeriano Piñeiro-Naval e Paulo Serra

Sobre os autores - 185

[Livro completo, ou por capítulos, disponível na OMP - Open Monograph Press]
cima