Edit Content

grupo de artes

Investigador Responsável: Francisco Paiva

grupo de comunicação e media

Investigadora Responsável: Gisela Gonçalves

Siga-nos:

NEWSLETTER

Publicação de Comunicação

PUBLICIDADE E CONSUMAÇÃO NAS SOCIEDADES CONTEMPORÂNEAS

Já presente na antiguidade clássica, a publicidade – entendida como qualidade daquilo que é público e colectivamente mobilizador – continua a ser um conceito central das sociedades. A reflexão que agora se divulga procura avaliar as suas mutações contemporâneas a partir do seu projecto dramático-expressivo, e estrutura-se em dois momentos. O primeiro tem por referência um entendimento genealógico da categoria de publicidade. São identificados vários modelos históricos de compreensão da publicidade culminando com uma interpretação estético-figuracional das práticas sociais hodiernas. O segundo momento, desenvolvendo um dos elementos principais da figurabilidade pública, relaciona a publicidade com a lógica social do consumo. A abordagem sócio-antropológica do consumo retira-lhe o pendor económico e coloca-o no âmago das sociabilidades enquanto consumação: uma forma comunicativa caracterizada por uma acção material que empenha simbolicamente o indivíduo na reprodução do vínculo social. A consumação interpela publicamente o individual a inscrever-se no colectivo funcionando como uma força centrípeta que fornece ao indivíduo um modo de reconhecimento da pertença.

Em ambos os momentos – na publicidade figurativa e na consumação – estamos perante uma acção simbólica promotora de integração social que reflecte o ímpar dinamismo dos processos sociais contemporâneos.

Preço da edição impressa: € 15

AUTORES / EDITORES

Samuel Mateus

COLEÇÃO

Livros LabCom

ANO DA EDIÇÃO

2011

ISBN

978-989-654-069-2

Please wait while flipbook is loading. For more related info, FAQs and issues please refer to DearFlip WordPress Flipbook Plugin Help documentation.

Please wait while flipbook is loading. For more related info, FAQs and issues please refer to DearFlip WordPress Flipbook Plugin Help documentation.

Índice

Intróito 3

1 Para uma outra Configuração da Publicidade  9

Preâmbulo   9
1.1 ParaumaGenealogiadaPublicidade  13
1.2 Prolegómenos de uma Publicidade como Estética da Figuração  53

2 Para uma Interpretação Socio-Antropológica do Consumo  115

Preâmbulo  116
2.1 A Procedência da Sociedade de Consumo  120
2.2 Uma Apreciação da Razão Económica – Radiografia do homo oeconomicus  133
2.3 A Lógica Social do Consumo – Radiografia do homo consumans  144
2.4 O Centro-Comercial como Espaço Público  183

Conclusão  201

Bibliografia  211
cima