Publicação de Comunicação

CIBERJORNALISMO DE PROXIMIDADE – REDAÇÕES, JORNALISTAS E NOTÍCIAS ONLINE

O estudo a que aqui damos eco, resultou de um percurso no qual se procurou responder a duas grandes questões: Que tipo de conteúdos produz a imprensa regional no âmbito do ciberjornalismo? Quais são os fatores que determinam as rotinas de produção do ciberjonalismo na imprensa regional? Pese embora o objetivo fosse partir em busca do desconhecido, procurando responder às questões formuladas, existiam algumas expetativas, resultantes daquilo que têm sido os estudos sobre ciberjornalismo, imprensa regional e jornalismo de proximidade. Assim, esperava-se que as notícias fossem o conteúdo mais frequente nos cibermeios da imprensa regional – essencialmente devido à transposição a partir do meio tradicional – e que a tradição de produção para o papel, os recursos humanos e o tempo fossem os fatores que mais determinariam as rotinas de produção ciberjornalística. O que se apresenta neste livro, resulta de uma proposta para enquadrar o ciberjornalismo enquanto ramo do jornalismo e estudar as rotinas de produção de alguns dos jornalistas da imprensa regional em Portugal para a Internet. Tal objetivo foi concretizado através da atualização, análise e discussão da principal produção teórica sobre o ciberjornalismo, rotinas de produção, imprensa regional e o jornalismo de proximidade. Considerou-se ainda o levantamento dos ciberjornais regionais que na sua versão em papel se publicassem com mais regularidade, procurando conhecer a sua evolução; e o estudo aprofundado das rotinas de produção ciberjornalística nas redações de três dos principais jornais regionais portugueses, procurando compreender o que as determina. A partir daí pretendia-se tentar descrever os processos de adoção da Internet por parte da imprensa regional portuguesa e de criação de ciberjornais; identificar a produção ciberjornalística aí existente; observar a vivência dos jornalistas em relação a essas rotinas; identificar os recursos envolvidos; caraterizar os ciberjornalistas de proximidade (se existissem); conhecer os contextos das redações que adotaram a Internet e o ciberjornalismo; compreender o que determina as rotinas de produção ciberjornalística na imprensa regional. Para tal, recorreu-se à base de dados da Entidade Reguladora para a Comunicação Social (ERC) e a pesquisas próprias, de modo a serem identificados os jornais regionais que se publicassem com mais regularidade no meio tradicional (periodicidade diária a semanal), bem como ao estudo Bareme Imprensa Regional (Bareme, 2010), a partir do qual foram identificados os três distritos com mais audiência: Castelo Branco (74,7%), Santarém (73,4%) e Leiria (70,1%). Para cada um deste territórios, procurou-se o jornal que 1) tivesse mais audiência, 2) que apresentasse produção regular no respetivo cibermeio e ainda 3) que as três escolhas finais pudessem representar distintas naturezas de propriedade. Assim, chegou-se, respetivamente, aos jornais Reconquista, O Mirante e Região de Leiria – todos com periodicidade semanal.

Preço da edição impressa: € 15

AUTORES / EDITORES

Pedro Jerónimo

COLEÇÃO

Livros LabCom

ANO DA EDIÇÃO

2015

ISBN

978-989-654-251-1

Índice

Prefácio - 3


Introdução - 5


1. Construir notícias em redes - 17
1.1. Novos e velhos territórios - 17
1.2. A Internet no jornalismo - 36
1.3. Redações online sob observação - 75
1.4. Evolução do ciberjornalismo em Portugal - 84
1.5. O lugar do ciberjornalismo na proximidade - 90
1.6. Modelos de negócios e outros desafios atuais - 98


2. Contextos da imprensa regional - 111
2.1. Europa: A imprensa predominante - 112
2.2. Portugal: Domínio fora dos grandes centros - 117
2.3. A transição para a Internet - 149


3. Metodologia - 163
3.1. Estudo prévio - 166
3.2. Estudo de casos - 174


4. Evolução do ciberjornalismode proximidade em Portugal - 199
4.1. Origens dos cibermédia regionais - 200
4.2. Produção ciberjornalística incipiente  - 222
4.3. Estratégias de anteontem para plataformas de hoje - 227
4.4. Ciberjornalismo de proximidade a quatro tempos - 231


5. Estudo de casos - 233
5.1. Do Região de Leiria ao RegiaoDeLeiria.pt - 233
5.2. Do Reconquista ao Reconquista.pt - 258
5.3. De O Mirante a OMirante.pt - 274


6. Ciberjornais regionais e notícias - 293
6.1. Aproveitamento das potencialidades da Internet - 293
6.2. Notícias online - 301
6.3. Ciberjornalismo intermitente - 323
6.4. Discussão de resultados - 326


7. Ciberjornalismo de proximidade sob observação - 335
7.1. N’OMirante.pt - 335
7.2. No Reconquista.pt - 382
7.3. No RegiaoDeLeiria.pt - 428


Conclusão - 473


Bibliografia - 483
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