Publicação de Artes

CINEMA EM PORTUGUÊS – XII JORNADAS

A presente publicação reúne treze das vinte comunica­ções apresentadas durante as XII Jornadas Cinema em Português que decorreram entre 7 e 9 de maio de 2019 na UBI, numa organização conjunta do Departamento de Comunicação e Artes e do Labcom.IFP, da Faculdade de Artes e Letras da Universidade da Beira Interior.

Esta edição das Jornadas Cinema em Português trouxe a debate questões atuais e pertinentes para a reflexão sobre as produções e relações cinematográficas entre os diversos países que falam em português, procurando reunir esforços para ensaiar hipóteses de leitura conjunta e complementar. A imagem escolhida para a capa desta publicação pertence ao filme Prazer, Camaradas! (2019), de José Filipe Costa, a quem agradecemos a generosa cedência e autorização.

AUTORES / EDITORES

Paulo Cunha, Manuela Penafria, Fernando Cabral & Tiago Fernandes (Editores)

COLEÇÃO

Ars

ANO DA EDIÇÃO

2020

ISBN

978-989-654-647-2

Índice

Introdução - 9

Montagem às avessas. Não há problema. Resolve-se na montagem - 13
João Braz

Para além do Aquarius (a propriedade na análise de Kleber Mendonça Filho) - 21
Márcia Maria Menendes Motta

Um território, três soberanias: a fronteira no documentário Terras - 31
Alan Dutra Cardoso

A terra a quem trabalha: a luta pela reforma agrária na região do alentejo no documentário a Lei da Terra, 1977 - 43
Monica Piccolo

Entre telas, terra e céu: os impactos da instalação do Centro de Lançamento de Alcântara (Cla) sobre as comunidades Quilombolas de Alcântara, Maranhão - 53
Leonardo Leal Chaves

Cinema uma obra de muitas coautorias: a direção de arte e a busca pelo reconhecimento autoral - 63
Nívea Faria de Souza

A cobrança dos direitos autorais da música no cinema: casos recentes no Brasil - 73
Jorge Luiz Cruz

Cinema na Zona Oeste do Rio de Janeiro: Entre redes e além das singularidades - 85
Carla Regina

A indústria cinematográfica: um estudo de caso sobre Pernambuco - 99
Fábio Regueira Jardelino da Costa

Construção e representação da paisagem fílmica e geográfica no Novo Cinema Galego - 113
Rayman Aluy Virmond Juk

Oralidade e performance dos atores em Auto da Compadecida de Guel Arraes - 125
Rodrigo Cássio Oliveira

O Jogo de Masagão: a autoria e o gesto de criação - 137
Laís Lara

João César Monteiro ou o Moderno Prometeu: considerações sobre o sagrado, o cinema e a figura do monstro - 151
Pedro Camacho Costa
cima