Art Studies Publication

CINEMA EM PORTUGUÊS – XII JORNADAS

A presente publicação reúne treze das vinte comunica­ções apresentadas durante as XII Jornadas Cinema em Português que decorreram entre 7 e 9 de maio de 2019 na UBI, numa organização conjunta do Departamento de Comunicação e Artes e do Labcom.IFP, da Faculdade de Artes e Letras da Universidade da Beira Interior.

This edition of the Jornadas Cinema em Português debated current and pertinent issues for reflection on the cinematographic productions and relations between the different Portuguese-speaking countries, seeking to bring together efforts to rehearse hypotheses for joint and complementary reading. The image chosen for the cover of this publication belongs to the film Prazer, Camaradas! (2019), de José Filipe Costa, a quem agradecemos a generosa cedência e autorização.

AUTHORS / EDITORS

Paulo Cunha, Manuela Penafria, Fernando Cabral & Tiago Fernandes (Editors)

COLLECTION

Ars

EDITION YEAR

2020

ISBN

978-989-654-647-2

Index

Introdução - 9

Montagem às avessas. Não há problema. Resolve-se na montagem - 13
João Braz

Para além do Aquarius (a propriedade na análise de Kleber Mendonça Filho) - 21
Márcia Maria Menendes Motta

Um território, três soberanias: a fronteira no documentário Terras - 31
Alan Dutra Cardoso

A terra a quem trabalha: a luta pela reforma agrária na região do alentejo no documentário a Lei da Terra, 1977 - 43
Monica Piccolo

Entre telas, terra e céu: os impactos da instalação do Centro de Lançamento de Alcântara (Cla) sobre as comunidades Quilombolas de Alcântara, Maranhão - 53
Leonardo Leal Chaves

Cinema uma obra de muitas coautorias: a direção de arte e a busca pelo reconhecimento autoral - 63
Nívea Faria de Souza

A cobrança dos direitos autorais da música no cinema: casos recentes no Brasil - 73
Jorge Luiz Cruz

Cinema na Zona Oeste do Rio de Janeiro: Entre redes e além das singularidades - 85
Carla Regina

A indústria cinematográfica: um estudo de caso sobre Pernambuco - 99
Fábio Regueira Jardelino da Costa

Construção e representação da paisagem fílmica e geográfica no Novo Cinema Galego - 113
Rayman Aluy Virmond Juk

Oralidade e performance dos atores em Auto da Compadecida de Guel Arraes - 125
Rodrigo Cássio Oliveira

O Jogo de Masagão: a autoria e o gesto de criação - 137
Laís Lara

João César Monteiro ou o Moderno Prometeu: considerações sobre o sagrado, o cinema e a figura do monstro - 151
Pedro Camacho Costa
up