Edit Content

grupo de artes

Investigador Responsável: Francisco Paiva

grupo de comunicação e media

Investigadora Responsável: Gisela Gonçalves

Siga-nos:

NEWSLETTER

Concurso para atribuição de bolsa de investigação no âmbito do Projeto MediaTrust.Lab

Encontra-se aberto concurso para a atribuição de 1 (uma) Bolsa de Investigação para Mestre – BI, no âmbito do Projeto de Investigação intitulado MediaTrust.Lab – Laboratório de Media Regionais para a Confiança e Literacia Cívicas (PTDC/COM- JOR/3866/2020), financiado pela Fundação para a Ciência e Tecnologia, I.P./MCTES através de fundos nacionais no âmbito do Concurso para Financiamento de Projetos de Investigação Científica e Desenvolvimento Tecnológico em Todos os Domínios Científicos – 2020, a decorrer no LabCom – Comunicação e Artes, unidade de investigação da Universidade da Beira Interior, www.labcomca.ubi.pt, nas seguintes condições:

1. Área Científica

Ciências Sociais

2. Objetivo da atividade

Desenvolver trabalho de investigação, de acordo com o plano de trabalhos do projeto MediaTrust.Lab, nomeadamente de apoio a estudos quantitativos e qualitativos.

3. Requisitos de admissão e contratação

– Ser titular do grau académico de Mestre em Sociologia, Ciências da Comunicação ou áreas afins e que reúna condições para estar inscrito num ciclo de estudos conducente ao grau de Doutor (ou em curso não conferente de grau académico). A prova de inscrição no 3º ciclo de estudos/Curso não conferente de grau deve ser efetuada, obrigatoriamente, até à contratualização da bolsa.
– Ter experiência comprovada de realização de estudos de caráter quantitativo e/ou qualitativo, nomeadamente, manipulação de software de análise estatística (preferencialmente SPSS) e de análise de conteúdo (preferencialmente MAXQDA).

4. Plano de trabalho

Sob supervisão do Investigador Responsável (IR) e Co-IR, a pessoa selecionada deverá desempenhar as tarefas definidas e empenhar-se na implementação do projeto, contribuindo para o cumprimento dos objetivos científicos, de divulgação e de impacto fixados, nomeadamente:

a). Atualizar o website e levar a cabo a estratégia de presença online do projeto;
b). Apoiar a revisão de literatura e preparação do trabalho de campo;
c). Apoiar no tratamento estatístico dos dados recolhidos em inquérito;
d). Realizar entrevistas, moderar grupos de discussão e participar na análise textual dos
dados recolhidos;
e). Apoiar no desenvolvimento de conteúdos para o website e redes sociais do projeto;
f). Apoiar a organização das atividades do projeto e eventos previstos;
g). Auxiliar a estratégia delineada para disseminação de resultados.

5. Legislação e regulamentação aplicável

Estatuto do Bolseiro de Investigação Científica, aprovado pela Lei nº 40/2004, de 18 de agosto, na sua redação em vigor (alterada pelo Decreto-Lei nº 123/2019, de 28 de agosto); Regulamento de Bolsas de Investigação da Fundação para a Ciência e Tecnologia em vigor (Regulamento nº 950/2019) publicado no Diário da República, 2.ª série, n.º 241 de 16 de dezembro de 2019; Regulamento de Bolsas de Investigação da Universidade da Beira Interior – RBIUBI (Regulamento nº 100/2020) publicado no Diário da República, 2.ª série, n,º 27 de 7 de fevereiro de 2020.

6. Local de trabalho

O trabalho será desenvolvido no LabCom – Comunicação e Artes, localizado na Faculdade de Artes e Letras da Universidade da Beira Interior, Rua Marquês D’Ávila e Bolama, 6201-001 Covilhã, sob orientação científica do IR do projeto, Doutor Pedro Jerónimo (pj@ubi.pt).

7. Duração e regime de atividade

A bolsa terá a duração de 24 meses, com início previsto em maio/junho de 2022. A atividade decorrerá em regime de dedicação exclusiva, conforme o RBIUBI.

8. Condições da Bolsa

Será concedido um subsídio de manutenção mensal de acordo com o Anexo I do RBIUBI, no valor de 1.144,64 € conforme valores atualizados e que podem ser consultados em https://www.fct.pt/apoios/bolsas/valores.

A este valor acresce o seguro social voluntário, caso o candidato opte pela sua atribuição, bem como o seguro de acidentes pessoais.

9. Critérios de Seleção

Serão avaliadas as características dos candidatos elegíveis de acordo com dois pontos:
a). Análise do currículo académico, científico, técnico e profissional e da experiência relacionada com a competências necessárias para desenvolver o plano de trabalhos.
b). Entrevista para analisar aspetos relacionados com a motivação, disponibilidade demonstrada, o empenho, a autonomia na realização de estudos científicos, dando ênfase aos aspetos relacionados com o plano de trabalhos do projeto. Será atribuída a cada candidato uma classificação de 0 a 20 valores em cada um dos pontos acima referidos (A, B). A classificação final (CF) será dada pela fórmula: CF = 0,7xA + 0,3xB

10. Composição do Júri de Seleção

As candidaturas serão apreciadas por um júri, constituído por:

Presidente: Pedro Jerónimo Pedrosa, Investigador do LabCom e IR do MediaTrust.Lab.
Vogais: Inês de Oliveira Castilho e Albuquerque Amaral, professora associada da Universidade de Coimbra, e José Ricardo Pinto Carvalheiro, professor auxiliar da Universidade da Beira Interior.
Suplente: Ricardo José Pinheiro Morais, professor auxiliar do IADE – Faculdade de Design, Tecnologia e Comunicação e professor auxiliar convidado da Universidade da Beira Interior.

11. Documentos de Candidatura

Os candidatos deverão apresentar:

. Carta de motivação;
. Curriculum Vitae detalhado;
. Cópia(s) do(s) Certificado(s) de Habilitações;
. Outros documentos comprovativos considerados relevantes;

. Declaração de compromisso de honra do candidato indicando, para cada tipo de Bolsa, BI, BII ou BIPD, que reúne as condições previstas para concessão da bolsa de acordo com os Artigos 5º, 6º, e 7º do RBIUBI, respetivamente.

12. Prazo e receção de candidaturas:

O concurso encontra-se aberto no período de 28 de março até às 24:00 do dia 8 de abril. As candidaturas deverão ser dirigidas à Drª Mércia Cabral Pires, gestora global do MediaTrust.Lab, para o e-mail mercia.pires@labcom.ubi.pt e para o e-mail mediatrust.concurso@gmail.com ou em alternativa para a morada LabCom, Faculdade de Artes e Letras da Universidade da
Beira Interior, Rua Marquês D’Ávila e Bolama, 6201-001 Covilhã.

13. Publicitação/notificação dos resultados

Os resultados finais da avaliação serão publicitados através de lista ordenada, por classificação final obtida, afixada em local visível e público da Faculdade de Artes e Letras da Universidade da Beira Interior, sendo os candidatos(as) notificados(as) através de correio eletrónico.

14. Procedimentos de Reclamação e Recurso

Após comunicação das listas provisórias dos resultados nas diferentes fases de avaliação do concurso (Admissão e exclusão, Avaliação Curricular e Entrevista), os candidatos dispõem de um período de 10 dias úteis para, querendo, se pronunciarem em sede de audiência prévia de interessados, nos termos dos artigos 121º e seguintes do Código do Procedimento Administrativo. No caso de apresentação de alegações, a decisão final será proferida após a análise das pronúncias apresentadas em sede de
audiência prévia de interessados. Findo o prazo regulamentar de 10 dias úteis, a proposta de classificação e ordenação final dos candidatos passa a definitiva. A proposta de classificação e ordenação final dos candidatos constituirá lista de reserva de seleção pelo período de 24 meses.

DATA

De 28 de março até 8 de abril.

LOCAL

Universidade da Beira Interior

DATA

LOCAL

SITE DO EVENTO

PROGRAMA

-
CIMA
PT