Edit Content

grupo de artes

Investigador Responsável: Francisco Paiva

grupo de comunicação e media

Investigadora Responsável: Gisela Gonçalves

Siga-nos:

NEWSLETTER

Bolsas

Concurso para atribuição de bolsa de investigação no âmbito do Projeto SPECULUM

ANÚNCIO PARA ATRIBUIÇÃO DE BOLSA DE INVESTIGAÇÃO no âmbito do Projeto SPECULUM – “Filmar-se e ver-se ao espelho: o uso da escrita de si por documentaristas de língua portuguesa” 

Encontra-se aberto concurso para a atribuição de 1 (uma) Bolsa de Investigação para  Mestre, no âmbito do Projeto de Investigação intitulado SPECULUM – “Filmar-se e  ver-se ao espelho: o uso da escrita de si por documentaristas de língua  portuguesa” (EXPL/ART-CRT/0231/2021), financiado pela Fundação para a  Ciência e a Tecnologia, a decorrer no LabCom da Universidade da Beira Interior  (http://www.labcom-ifp.ubi.pt/) e adiante referido como SPECULUM nas  seguintes condições:

  1. Áreas Científicas: Artes/Cinema/Estudos Fílmicos 
  2. Objetivo da atividade: Desempenho de funções de Apoio e Gestão do projeto de  investigação SPECULUM, relacionadas com investigação sobre filmes documentais  autobiográficos realizados por mulheres em Portugal e no Brasil, conforme descrição  no projeto de investigação.  
  3. Requisitos de admissão e contratação: 

Ser titular do grau académico de Mestre na área científica de Cinema/Estudos  Fílmicos e reunir condições para estar inscrito/a num ciclo de estudos conducente ao  grau de Doutor.  

A prova de inscrição no 3º ciclo de estudos/Curso não conferente de grau deve ser  efetuada, obrigatoriamente, até à contratualização da bolsa.  

  1. Plano de trabalho: 
  • Apoio à investigação e gestão do projeto SPECULUM;  
  • Colaboração na organização e na realização dos eventos científicos associados  ao projeto, nomeadamente: registo e divulgação de podcasts; atualização de  página web do projeto, organização da conferência final e edição do livro final. 
  1. Legislação e regulamentação aplicável:  

Estatuto do Bolseiro de Investigação Científica, aprovado pela Lei nº 40/2004, de 18 de  agosto, na sua redação em vigor (alterada pelo Decreto-Lei nº 123/2019, de 28 de  agosto); Regulamento de Bolsas de Investigação da Fundação para a Ciência e  Tecnologia em vigor (Regulamento nº 950/2019) publicado no Diário da República, 2.ª  série, n.º 241 de 16 de dezembro de 2019; Regulamento de Bolsas de Investigação da  Universidade da Beira Interior – RBIUBI (Regulamento nº 100/2020) publicado no  Diário da República, 2.ª série, n,º 27 de 7 de fevereiro de 2020. 

  1. Local de trabalho: O trabalho será desenvolvido no LabCom – Comunicação e  Artes, Universidade da Beira Interior, Rua Marquês D’Ávila e Bolama, 6201-001  Covilhã, sob a orientação científica da Doutora Ana Catarina Pereira (acsp@ubi.pt).  
  2. Duração e regime de atividade: A bolsa terá a duração máxima de dezoito (18) meses, com início previsto em abril/maio de 2022. A atividade decorrerá em regime de  dedicação exclusiva, conforme o RBIUBI.  
  3. Condições da Bolsa: Será concedido um subsídio de manutenção mensal de acordo com o Anexo I do RBIUBI, no valor de €1144,64, conforme valores atualizados  e que podem ser consultados em https://www.fct.pt/apoios/bolsas/valores. A este  valor acresce o seguro social voluntário, caso na candidatura se opte pela sua  atribuição, bem como o seguro de acidentes pessoais.  
  4. Critérios de Seleção: Em conformidade com o disposto no Regulamento de  Bolsas de Investigação da Universidade da Beira Interior, a avaliação das candidaturas  consistirá em: a) Avaliação Curricular (Formação académica e complementar),  correspondente a 70% da classificação final; e b) Entrevista a candidatos/as a  selecionar pelo painel de avaliação, que corresponderá a 30% do valor da classificação  final. Na avaliação do curriculum vitae que sustenta as candidaturas, serão valorizados  aspetos como: Experiência na criação e gestão de páginas web, redes sociais e outros  meios de comunicação de base tecnológica; Experiência na condução, registo e  transcrição de entrevistas; Experiência na criação e gestão de bases de dados; Bons  conhecimentos de informática (bases de dados, redes sociais); Competências de gestão  e de elaboração de relatórios de pesquisa; Currículo científico verificável em publicação 

de artigos e participação em conferências da área de Estudos Fílmicos; Experiência na  organização de encontros científicos, seminários e oficinas. 

  1. Composição do Júri de Seleção:  

As candidaturas serão apreciadas por um júri constituído por:  

Presidente:  

Professora Doutora Catarina Sales Barbas de Oliveira, Professora Auxiliar da  Universidade da Beira Interior;  

Vogais:  

Professora Doutora Ana Isabel Candeias Dias Soares, Professora Auxiliar da  Universidade do Algarve;  

Professor Doutor Eduardo Paz Barroso, Professor Catedrático da Universidade  Fernando Pessoa;  

Suplentes:

Professora Doutora Mirian Estela Nogueira Tavares, Professora Associada  da Universidade do Algarve.  

  1. Documentos de Candidatura:  

As candidaturas deverão incluir obrigatoriamente:  

. Carta de motivação;  

. Curriculum vitae detalhado/CienciaVitae;  

. Cópia(s) do(s) Certificado(s) de Habilitações;  

. Carta(s) de Recomendação; 

. Outros documentos comprovativos considerados relevantes;  

. Declaração de compromisso de honra do/a candidato/a, indicando, para cada tipo de  Bolsa, BI, BII ou BIPD, que reúne as condições previstas para concessão da bolsa de  acordo com os Artigos 5º, 6º, e 7º do RBIUBI, respetivamente.  

  1. Prazo e receção de candidaturas: O concurso encontra-se aberto no período de 28 de março de 2022 até às 24:00 do dia 8 de abril. As candidaturas deverão ser  dirigidas à Drª Mércia Cabral Pires, para o endereço de correio electrónico:  mercia@ubi.pt
  2. Publicitação/notificação dos resultados: Os resultados finais da avaliação  serão publicitados através de lista ordenada, por classificação final obtida, afixada em  local visível e público da Faculdade de Artes e Letras da Universidade da Beira Interior,  sendo os/as candidatos/as notificados/as através de mensagem de correio eletrónico.  
  3. Procedimentos de Reclamação e Recurso: Após comunicação das listas  provisórias dos resultados nas diferentes fases de avaliação do concurso (Admissão e  exclusão, Avaliação Curricular e Entrevista), dispõem os/as candidatos/as de um  período de 10 dias úteis para, se assim o desejarem, se pronunciarem em sede de  audiência prévia de interessados/as, nos termos dos artigos 121º e seguintes do Código  do Procedimento Administrativo. No caso de apresentação de alegações, a decisão final  será proferida após a análise das pronúncias apresentadas em sede de audiência prévia  de interessados/as. Findo o prazo regulamentar de 10 dias úteis, a proposta de  classificação e ordenação final das candidaturas passa a definitiva.  

A proposta de classificação e ordenação final das candidaturas constituirá lista de  reserva de seleção pelo período de trinta dias.

DATA

De 28 de março de 2022 até 8 de abril.

LOCAL

Universidade da Beira Interior

DATA

De 28 de março de 2022 até 8 de abril.

LOCAL

Universidade da Beira Interior

SITE DO EVENTO

PROGRAMA

CIMA