Edit Content

grupo de artes

Investigador Responsável: Francisco Paiva

grupo de comunicação e media

Investigadora Responsável: Gisela Gonçalves

Siga-nos:

NEWSLETTER

LabCom promove Colóquio “Jornalismo, Media e Terrorismo”

As relações entre terrorismo e a sua mediatização já foram caracterizadas como simbióticas, o que não pode deixar de ser perturbador para o jornalismo e tem vindo a motivar reflexões internas à profissão, bem como um conjunto de investigações académicas.

Mas novos dilemas e desafios surgem permanentemente, colocados aos media pelo atual ecossistema digital, acelerado e globalizado, e até pelo facto de organizações terroristas terem hoje uma produção mediática.

O jornalismo português também é confrontado com o fenómeno, tanto ao lidar com a informação global como em episódios domésticos cujo rótulo como terrorismo é discutível e que podem levantar questões éticas na sua cobertura noticiosa.

Para discutir as ligações entre “Jornalismo, Media e Terrorismo”, o LabCom vai reunir jornalistas e investigadores nacionais num colóquio composto por dois debates. O primeiro centra-se nas práticas do campo jornalístico, o segundo pretende fomentar um olhar multidisciplinar, cruzando conhecimento de várias áreas científicas, da filosofia à psicologia e às relações internacionais.

Esta é uma iniciativa que nasce do diálogo entre colegas de diferentes áreas, designadamente José Ricardo Carvalheiro, docente do Departamento de Comunicação, Filosofia e Política, bem como Diretor do Mestrado de Jornalismo (FAL), Liliana Reis, docente do Departamento de Sociologia (FCSH), e Pedro Jerónimo, investigador do LabCom (FAL). 

DATA

7 de abril de 2022

LOCAL

Universidade da Beira Interior

DATA

LOCAL

SITE DO EVENTO

PROGRAMA

Disponível no cartaz do evento.
CIMA
PT