Edit Content

grupo de artes

Investigador Responsável: Francisco Paiva

grupo de comunicação e media

Investigadora Responsável: Gisela Gonçalves

Siga-nos:

NEWSLETTER

Congresso Internacional “Comunicação Comunitária e Jornalismo de Proximidade num Cenário de Infodemia”

Este congresso (#ComJor2022) tem como objetivo principal aprofundar as discussões sobre as possibilidades e desafios da comunicação comunitária e do jornalismo de proximidade, sobretudo no contexto de abundância de infodemia em ambiente digital.

Recentes publicações, eventos e pesquisas têm demonstrado um crescente interesse nos estudos sobre o jornalismo de proximidade ou “local journalism”. Ao mesmo tempo, ainda que de modo mais tímido, produções académicas evidenciam a importância da comunicação comunitária, particularmente em contextos locais e regionais.

Compreendendo que há possibilidades de contato – teóricas e empíricas – entre os dois temas, esta conferência pretende ser um ponto de encontro das reflexões sobre comunicação comunitária e jornalismo de proximidade, reunindo investigadores e estimulando a produção de pesquisas sobre essas questões.

 

APRESENTAÇÃO DE TRABALHOS E PUBLICAÇÃO

Investigadores interessados em apresentar trabalhos durante o #ComJor2022 devem submeter um resumo (300-500 palavras e sem referências bibliográficas), para o e-mail comjor2022@gmail.com, até o dia 16 de setembro de 2022. Os resumos aprovados serão comunicados e divulgados até o dia 3 de outubro.

Haverá lugar à publicação de um ebook.

INSCRIÇÃO

Participantes com comunicação (geral): 50 euros
Participantes com comunicação (afiliados UBI): grátis
Restantes participantes: grátis

 

Cartaz COMJOR2022 Cartaz COMJOR2022 - Parte II

DATA

3 e 4 de novembro de 2022

LOCAL

Universidade da Beira Interior, Covilhã

DATA

LOCAL

SITE DO EVENTO

PROGRAMA

3 NOV. (quinta-feira) – Online

16h00 – Conferência inaugural: “Comunicação Comunitária, Jornalismo de Proximidade e Infodemia”, por Raquel Paiva (Univ. Federal do Rio de Janeiro, BR)

4 NOV. (sexta-feira) – Anf. Parada (Faculdade de Artes e Letras da Univ. Beira Interior)

09h00 – Sessão de boas vindas

09h30 – Mesa “Comunicação comunitária: potencialidades e desafios”
_Maria José Brites (Univ. Lusófona do Porto, PT)
_Miguel Midões (Inst. Polit. Viseu e Univ. Coimbra, PT)
Moderação: Branco di Fátima (LabCom)

10h30 – Intervalo

11h00 – Mesa “Jornalismo de proximidade: potencialidades e desafios”
_Elvira García de Torres (Univ. CEU Cardenal Herrera, ES)
_Pedro Jerónimo (LabCom, Univ. Beira Interior, PT)
Moderação: Aline Grupillo (LabCom)

12h00 – Pausa para almoço

14h00 – Sessão “Comunicação comunitária e redes sociais”. Moderação: Luísa Torre (LabCom)

“As Rádios Comunitárias e a Tematização do Local-Global: Entre a Comunicação para o Desenvolvimento e a Vinculação da Diáspora Cabo-verdiana ao Local”, Silvino Lopes Évora (Univ. Cabo Verde, Cabo Verde, & CECS, Portugal)

“Os significados dos grafismos indígenas Sateré-Mawé e a comunicação dos símbolos nas comunidades indígenas do baixo Amazonas-Brasil”, Suzane M. B. Gomes (Univ. Federal da Paraíba, Brasil)

“Direito à Comunicação e Direito à Saúde em diálogo: reflexões sobre a comunicação comunitária no enfrentamento à Covid-19 no Brasil”, Paulo Victor Melo (ICNova, Univ. Nova de Lisboa, Portugal)

“Participação e construção de confiança na comunicação de proximidade: os casos da Vela Notícias e do Jornal da Aldeia”, Aline Grupillo & Adriana Gonçalves (LabCom, Univ. Beira Interior, Portugal)

“Pegadas da transição digital: mapeamento dos media da região Centro e seus públicos no Facebook”, Mateus Noronha & Branco di Fátima (LabCom, Univ. Beira Interior, Portugal)

15h30 – Intervalo

16h00 – Sessão “´Desertos de notícias’ e jornalismo de proximidade”. Moderação: Adriana Gonçalves (LabCom)

“O espaço dos jovens no jornalismo regional português”, Élmano Ricarte (IADE, Portugal), Giovanni Ramos (Univ. Beira Interior, Portugal) & Margarida Maneta (Univ. Lusófona do Porto, Portugal)

“Gestão da infodemia diante dos desertos de notícias brasileiros e portugueses”, Carlos Jael S. da Silva (Univ. Beira Interior, LabCom, Portugal)

“Jornalismo comunitário no contexto dos desertos de notícias”, Giovanni Ramos & Luísa Torre (Univ. Beira Interior, LabCom, Portugal)

“Jornalismo local no interior da Amazônia: práticas comunicativas em locais de escassez de informação”, Elaine Javorski (Univ. Federal do Sul e Sudeste do Pará, Brasil)

“Jornalismo nas redes digitais ribeirinhas no Amazonas: A experiência do projeto Amazônia Ribeirinha e a proximidade com as comunidades tradicionais do interior de Parintins/AM.”, Suzane M. B. Gomes (Univ. Federal da Paraíba, Brasil) & Soriany S. Neves (Iniv. Federal do Amazonas, Brasil)

17h30 – Sessão de encerramento

CIMA
PT