No jornalismo contemporâneo, mobilidade, velocidade e partilha assumem-se como características determinantes no processo de produção, distribuição e consumo de notícias.
O sistema mediático continua em transformação e, neste contexto de comunicação em rede e tempo acelerado, é incontornável considerar o uso dos dispositivos móveis e o seu papel no fluxo informativo.
Tecnologia e inovação continuam a apresentar oportunidades para o jornalismo, por isso o JDM vais mais uma vez refletir sobre temas relacionados com a reconfiguração de rotinas e práticas jornalísticas, a importância de diferentes formatos e novas linguagens, o acesso aos conteúdos e sua difusão, e a relação com o público.
Depois do 1º Encontro da Montanha, realizado em outubro de 2009, o evento ganhou a forma de congresso, em 2012, e, desde aí, tem procurado, de dois em dois anos, analisar o estado do ecossistema mediático focado na relação entre o jornalismo e os dispositivos móveis.
Nesta quinta edição a análise e discussão será feita em quatro mesas, duas das quais exclusivamente dedicadas a reflexões teóricas sobre o tema e uma Mesa Especial com temas relevantes no contexto em que o congresso se insere. Desta forma procuramos contribuir para o equilíbrio de um sistema científico cada vez mais marcado pela investigação puramente quantitativa exigida pela maioria das revistas. Haverá ainda uma mesa para estudos de caso com o objetivo de discutir novas experiências que foram desenvolvidas nos últimos dois anos.
O evento acontece na modalidade virtual, nos dias 13 e 14 de dezembro de 2021.