Edit Content

grupo de artes

Investigador Responsável: Francisco Paiva

grupo de comunicação e media

Investigadora Responsável: Gisela Gonçalves

Siga-nos:

NEWSLETTER

Publicação de Comunicação

DISCURSO MEDIÁTICO

Preço: 15€

Este livro é sobre a mediação discursiva do mundo social exercida pelos dispositivos tecnológicos de mediação simbólica (Media). Por outras palavras, diz respeito à natureza discursiva do poder dos Media, e o seu objectivo é triplo: em primeiro lugar, clarificar o que podemos entender por discurso e definir as suas fronteiras. Em segundo lugar, introduzir o leitor à variedade de teorias, correntes de pensamentos e conceitos que enquadram o Discurso Mediático. Em terceiro lugar, apresentar a metodologia necessária ao campo de estudos emergente chamado “Análise do Discurso Mediático”.

Em seis pequenos capítulos, com mais de 40 ilustrações, é traçado um percurso pelos meandros do Discurso Mediático desde a definição de Texto e Discurso, passando pela caracterização do Discurso Mediático, pelos princípios intertextual e multimodal de construção discursiva, pelos resultados das pesquisas lusófonas que têm sido feitas nesta área (em especial sobre o discurso publicitário e o discurso jornalístico) e pela proposta de grelha de Análise especialmente dedicada à especificidade dos textos dos Media.
Ao oferecer, de forma sucinta mas rigorosa, os principais pontos de referência para a identificação e avaliação do Discurso Mediático, esta obra é especialmente valiosa para os estudantes que, pela primeira vez, tomam contacto com a disciplina, e útil para os investigadores que nela encontram uma proposta metodológica para a sua análise.

AUTORES / EDITORES

Samuel Mateus

COLEÇÃO

Livros LabCom

ANO DA EDIÇÃO

2021

ISBN

978-989-654-763-9

Please wait while flipbook is loading. For more related info, FAQs and issues please refer to DearFlip WordPress Flipbook Plugin Help documentation.

Please wait while flipbook is loading. For more related info, FAQs and issues please refer to DearFlip WordPress Flipbook Plugin Help documentation.

Índice

Prefácio do Professor Doutor Adriano Duarte Rodrigues - 11

Introdução - 15
Análise do Discurso Mediático: que relação com a Análise do Discurso e a Análise Crítica do Discurso? - 20
Porquê Estudar o Discurso Mediático? - 25
A quem se destina este livro? - 29

Parte I - Teoria - 33

Capítulo 1 - O Discurso como Prática Social - 35
Linguagem e Sociedade - 35
Definições - 40
Texto - 40
Discurso - 41
Texto, Prática Discursiva e Prática Sociocultural - 45

Capítulo 2 - O Discurso Mediático - 51
Os Media como Máquina Discursiva - 52
O que é o Discurso Mediático - 56
Função Referencial e Função Fática - 60
As Fronteiras Osmóticas do Discurso Mediático - 63
Regimes de Funcionamento - 67
Funções Estratégicas - 69
O Quadro Enunciativo do Discurso Mediático - 73

Capítulo 3  - Princípios Fundamentais do Discurso Mediático: a Intertextualidade e a Multimodalidade - 79
Intertextualidade - 79
Polifonia e Dialogismo - 83
A Importância da Intertextualidade para o Discurso Mediático - 86
Intertextualidade – da conceção extensiva à concepção restrita - 91
Tipos de Intertextualidade no Discurso Mediático - 92
A Multimodalidade - 100
O que é a Multimodalidade - 101
Modo, Media e Materialidade - 106
Dois exemplos multimodais no Discurso Mediático - 113

Capítulo 4 - O Discurso Mediático: Publicidade e Imprensa - 117
Publicidade - 119
Imprensa - 131

Parte II - Empiria - 149

Capítulo 5 - Análise do Discurso Mediático - 151
Começar um Projecto de Análise do Discurso Mediático - 153
Análise do Discurso Mediático – proposta metodológica - 159
I .Condições de Produção e Recepção - 164
II. Análise Visual do Texto - 168
III. Análise Linguística do Texto - 176
IV. Estratégias Discursivas - 200

Capítulo 6 - Analisando Textos Mediáticos - 211
Condições de Produção e Recepção - 212
Análise Visual do Texto - 217
Estratégias Discursivas 221
Análise Linguística do Texto - 224
Em síntese - 229

Conclusão - 233

Referências Bibliográficas - 239
cima