Publicação de Comunicação

ESTÉTICA E TECNOLOGIAS DA IMAGEM

Preço da edição impressa: € 25

AUTORES / EDITORES

António Fidalgo e Paulo Serra(Org.)

COLEÇÃO

Livros LabCom

ANO DA EDIÇÃO

2005

ISBN

972-8790-36-8

Índice

Apresentação, António Fidalgo e Paulo Serra

11

Capítulo I

ABERTURA E SESSÕES PLENÁRIAS

Discurso proferido pelo Presidente da Comissão Executiva dos III SOPCOM, VI

LUSOCOM e II IBÉRICO, Prof. Doutor António Fidalgo, na Sessão de Abertura dos Congressos

15

Discurso do Sr. Ministro da Presidência, Dr. Nuno Morais Sarmento, na Sessão de Abertura dos Congressos

21

Discurso proferido pelo Reitor da Universidade da Beira Interior, Prof. Doutor Manuel José dos Santos Silva, na Sessão de Abertura dos congressos

25

A construção da identidade nacional e as identidades regionais no rádio brasileiro (o caso gaúcho),Doris Fagundes Haussen

27

Tecnologia e Sonho de Humanidade, Moisés de Lemos Martins

35

Textos sobre identidades como textos: um exercício a partir das literaturas de língua portuguesa, Augusto Santos Silva

41

Desafios da comunicação lusófona na globalização, Antonio Teixeira de Barros

59

A democracia digital e o problema da participação civil na decisão política, Wilson Gomes

65

A cidadania como problema, José A. Bragança de Miranda

73

Capítulo II

FOTOGRAFIA, VÍDEO E CINEMA

Apresentação, Paulo Filipe Monteiro

79

Apresentação, Eduardo Jorge Esperança

81

O real quando menos se espera, Anabela Moutinho

83

La identidad de género: aproximación desde el consumo cinematográfico entre los estudiantes de la Universidad del Pais Vasco, Casilda de Miguel, Elena Olabarri, Leire Ituarte

89

“Linhas de fuga” na cinematografia brasileira contemporânea, Denize Correa Araujo

97

Formas documentárias da representação do real na fotografia, no filme documentário e no reality show televisivo atuais, Fernando Andacht

103

El registro cinematográfico: nuevas señales de vida. Restaurar el silencio es la función del objeto, Francisca Bermejo

113

Comic e cinema, uma relação entre iguais?, Gêisa Fernandes D´Oliveira

119

Imagens de som /Sons de Imagem: Philip Glass versus Godfrey Reggio, Helena Santana e Rosário Santana

127

Documentário e a produção da imagem estereoscópica digital, Hélio Augusto Godoyde-Souza

133

A atmosfera como figura fílmica, Inês Gil

141

Generación y utilización de tecnologías digitales e informacionales para el análisis de la imagen fotográfica, José Aguilar García, Fco. Javier Gómez Tarín, Javier Marzal Felici e Emilio Sáez Soro

147

La fotografía como interfaz cinematográfico: importancia de la luz en el discurso cinematográfico, José Manuel Susperregui

157

O herói solitário e o herói vilão - Dois paradigmas de anti-herói, em filmes portugueses de 2003, Leonor Areal

165

A percepção cromática na imagem fotográfica em preto-e-branco: uma análise em nove “eventos de cor”, Luciana Martha Silveira

175

O filme documentário em debate: John Grierson e o movimento documentarista britânico, Manuela Penafria

185

Fronteiras Imprecisas: o documentário antropológico entre a exploração do exótico e a

representação do outro, Március Freire

197

Entre cine e foto: Un sorriso a cámara, Margarita Ledo Andión

205

Lágrimas para o Real – a inscrição da piedade através de documentários melodramáticos, Mariana Baltar

213

O Picaresco e as Hipóteses de Heteronimia no Cinema de João César Monteiro, Mário Jorge Torres

221

Em defesa de uma “ecologia” para o cinema português (ou questões levantadas pelo desaparecimento de um ecossistema), Nuno Aníbal Figueiredo

227

Câmara Clara, um diálogo com Barthes, Osvaldo L. dos Santos Lima

235

Desterritorialização e exilio no cinema de Walter Salles Junior, Regina Glória Nunes Andrade

241

Capítulo III

NOVAS TECNOLOGIAS E NOVAS LINGUAGENS

Apresentação, Óscar Mealha

249

Apresentação, Graça Rocha Simões

255

Refrescando a memória – arquivo e gestão da informação, Alberto Sá

257

omunicação Organizacional – impacto da adopção de um Sistema Workflow, Anabela Sarmento

265

Novos media: inauguração de novas formas de sociabilidade, Ana Sofia André Bentes Marcelo

275

Cidade, tecnologia e interfaces. Análise de interfaces de portais governamentais brasileiros. Uma proposta metodológica, André Lemos, José Mamede, Rodrigo Nóbrega, Silvado Pereira, LuizeMeirelles

283

La figura del comunicador digital en la era de la Sociedad de la Información: Contexto y retos de futuro, Beatriz Correyero Ruiz

293

A Base de Dados como Formato no Jornalismo Digital, Elias Machado

301

Linguagens da informação digital: reflexões conceituais e uma proposta de sistematização,

Elizabeth Saad Corrêa

309

Transformaciones estructurales del lenguaje en el entorno digital, Guiomar Salvat Martinrey

321

Espaços Multifacetados em Arte – Novas Formas, Novas Linguagens, Helena Santana e Rosário Santana

327

You can’t see me: Contributo para uma teoria das Ligações, Ivone Ferreira

333

Estratégias de midiatização das ONG's, Jairo Ferreira

341

Periodismo de “código abierto”: diversidad contrainformativa en la era digital, José María García de Madariaga

353

El impacto de Internet en los medios de comunicación en España. Aproximación metodológica y primeros resultados, José Pereira, Manuel Gago, Xosé López, Ramón Salaverría, Javier Díaz Noci, Koldo Meso, María Ángeles Cabrera, María Bella Palomo

361

Interfaces meta-comunicativos: uma análise das novas interfaces homem/máquina, José Manuel Bártolo

371

Qual o papel da Internet na promoção da (in)existência de laços entre os investigadores da comunidade lusófona?, Lídia J. Oliveira L. Silva

377

Significando e ressignificando, Lourdes Meireles Leão

387

Clipoema: a inter-relação das linguagens visual, sonora e verbal, Luiz Antonio Zahdi Salgado

395

Modelos de Personalização de conteúdos em Audiovisual: novas formas de aceder a velhos

conteúdos, Manuel José Damásio

403

Contributo dos serviços de comunicação assentes em Internet para a manutenção e alargamento das redes de relações dos sujeitos, Maria João Antunes, Eduardo Anselmo Castro, Óscar Mealha

409

Los web sites instituciones. Dos casos concretos: Guardia Civil y Cuerpo Nacional de Policía, María de las Mercedes Cancelo San Martín

417

Enquadramento e impacto dos sistemas de informação no Programa Aveiro Norte, Miguel Oliveira, Pedro Beça, Nuno Carvalho, Sara Petiz e A. Manuel de Oliveira Duarte

423

Elementos de Emoção no Entretenimento Virtual Interactivo, Nelson Zagalo, Vasco Branco, Anthony Barker

433

Rádio e Internet: novas perspectivas para um velho meio, Paula Cordeiro

443

Critérios de qualidade para revistas científicas em Ciências da Comunicação: reflexões para a PORTCOM, Sueli Mara Soares Pinto Ferreira

451

Banco de dados como metáfora para o jornalismo digital de terceira geração, Suzana Barbosa

461

Killer parrilla generalista. Producción, programación y difusión documental, Xaime Fandiño

Alonso

471

Capítulo IV

ESTÉTICA, ARTE E DESIGN

Apresentação, Fátima Pombo

479

Apresentação, Maria Teresa Cruz

483

Resultados y función de procesos de investigación sobre intervención en esculturas del patrimonio, Antonio García Romero, Vicente Albarrán Fernández, Rodrigo Espada Belmonte, Cayetano José Cruz García

487

La poética de la imagen en Deseando Amar de Wong Kar-Wai: El cuerpo y el espacio como las materias del espíritu, Begõna González Cuesta

495

Dibujar la forma volumétrica, matérica y espacial mediante el uso del elemento de comunicación visual: El plano. Experiencias didácticas innovadoras para diseño industrial, Cayetano José Cruz García

503

Diseño><Design, Eva Mª Domínguez Gómez

509

Performance multimídia: Laurie Anderson e arte feita de palavras e bits, Fernando do Nascimento Gonçalves

517

As Bandas Desenhadas brasileiras contemporâneas, Flávio de Alcântara Calazans

525

Vê isto, ou antes, escuta, José A. Domingues

533

O estético como compensação, José Manuel Gomes Pinto

541

Em busca de paisagens sonoras: polioralidade, a voz midiática, Marcos Júlio Sergl

552

Nietzsche, Arte e Estética, Marisa C. Forghieri

563

Paraísos artificiais: autoria partilhada na criação contemporânea e na era dos jogos em rede, Patrícia Gouveia

569

O Museu Virtual: as novas tecnologias e a reinvenção do espaço museológico, Rute Muchacho

579

Capítulo V

COMUNICAÇÃO AUDIOVISUAL

Apresentação, Manuel Damásio

587

Apresentação, Francisco Rui Cádima

589

El protagonista del nuevo mercado de la información y la comunicación: el consumidor, Carmen Fernández Camacho

593

Televisão Digital e Interactiva: o desafio de adequar a oferta às necessidades e preferências dos utilizadores, Célia Quico

601

Tv comunitária no Brasil: histórico e participação popular na gestão e na programação, Cicilia M.Krohling Peruzzo

609

Identificando um género: a tragédia televisiva, Eduardo Cintra Torres

623

La desaparición del héroe: espacio y épica en el reality, Edysa Mondelo González, Alfonso Cuadrado Alvarado

633

“Big Brother”: um programa que mapeou a informação televisiva, Felisbela Lopes

641

Os sons das cidades, o céu de Lisboa, Fernando Morais da Costa

653

Personalização de Conteúdos Multimédia. Análise aos atributos relevantes para a sua anotação, Inês Oliveira

661

La eficacia del relato narrativo audiovisual frente al discurso persuasivo retórico, Jesús Bermejo Berros

669

Portugal / Brasil: a telenovela no entre-fronteiras, Maria Lourdes Motter, Maria Ataide Malcher

679

Regras de usabilidade para a produção de aplicações em televisão interactiva, Valter de Matos

687
cima