Edit Content

grupo de artes

Investigador Responsável: Francisco Paiva

grupo de comunicação e media

Investigadora Responsável: Gisela Gonçalves

Siga-nos:

NEWSLETTER

Publicação de Comunicação

SOCIEDADE E COMUNICAÇÃO: ESTUDOS SOBRE JORNALISMO E IDENTIDADES

O que se ambiciona é, no plano da indústria mediática, a tentativa de pensar formas alternativas de comunicação que privilegiem uma relação dinâmica com os públicos, aberta à crítica e à partilha de saberes, ao confronto de opiniões e de argumentos, à pluralidade de discursos, por oposição ao paradigma constituído pela comunicação de massa. No caso particular da produção de informação, espera-se perscrutar, nesta análise, traços distintivos das novas formas de mediação que passem pela recusa da inércia social e da uniformização das atitudes. Estes traços distintivos poderão, eventualmente, implicar a formação, enfim, de uma opinião pública que tenha em conta as diversas instâncias críticas de legitimação das acções e enunciados produzidos pelos diferentes poderes, no decurso da intervenção cada vez mais diversificada dos movimentos sociais no interior de sociedades que se caracterizam pela pluralidade de valores e visões da vida.

Preço da edição impressa: € 25

AUTORES / EDITORES

João Carlos Correia

COLEÇÃO

Livros LabCom

ANO DA EDIÇÃO

2005

ISBN

972-8790-35-X

Please wait while flipbook is loading. For more related info, FAQs and issues please refer to DearFlip WordPress Flipbook Plugin Help documentation.

Índice

Apresentação e Agradecimentos    7
Elementos para uma crítica da mediação moderna    9
Comunicação e deliberação democrática: algumas reflexões    39
A fragmentação do espaço público: novos desafios éticopolíticos    55
A emergência do individualismo na cultura mediática contemporânea    75
Os administradores de ilusões: espectáculo, subjectividade e ideologia na cultura mediática contemporânea    91
Cidadania, Comunicação e Literacia Mediática    125
Fenomenologia e Teoria dos Sistemas: reflexões sobre um encontro improvável    141
O Poder do Jornalismo e a Mediatização do Espaço Público    183
PT