Edit Content

Arts Group

Primary Researcher: Francisco Paiva

Communication and Media Group

Investigadora Responsável: Gisela Gonçalves

Follow Us:

Newsletter

Communication Studies Publication

SOCIEDADE E COMUNICAÇÃO: ESTUDOS SOBRE JORNALISMO E IDENTIDADES

O que se ambiciona é, no plano da indústria mediática, a tentativa de pensar formas alternativas de comunicação que privilegiem uma relação dinâmica com os públicos, aberta à crítica e à partilha de saberes, ao confronto de opiniões e de argumentos, à pluralidade de discursos, por oposição ao paradigma constituído pela comunicação de massa. No caso particular da produção de informação, espera-se perscrutar, nesta análise, traços distintivos das novas formas de mediação que passem pela recusa da inércia social e da uniformização das atitudes. Estes traços distintivos poderão, eventualmente, implicar a formação, enfim, de uma opinião pública que tenha em conta as diversas instâncias críticas de legitimação das acções e enunciados produzidos pelos diferentes poderes, no decurso da intervenção cada vez mais diversificada dos movimentos sociais no interior de sociedades que se caracterizam pela pluralidade de valores e visões da vida.

Preço da edição impressa: € 25

AUTHORS / EDITORS

João Carlos Correia

COLLECTION

LabCom Books

EDITION YEAR

2005

ISBN

972-8790-35-X

Please wait while flipbook is loading. For more related info, FAQs and issues please refer to DearFlip WordPress Flipbook Plugin Help documentation.

Please wait while flipbook is loading. For more related info, FAQs and issues please refer to DearFlip WordPress Flipbook Plugin Help documentation.

Index

Apresentação e Agradecimentos    7
Elementos para uma crítica da mediação moderna    9
Comunicação e deliberação democrática: algumas reflexões    39
A fragmentação do espaço público: novos desafios éticopolíticos    55
A emergência do individualismo na cultura mediática contemporânea    75
Os administradores de ilusões: espectáculo, subjectividade e ideologia na cultura mediática contemporânea    91
Cidadania, Comunicação e Literacia Mediática    125
Fenomenologia e Teoria dos Sistemas: reflexões sobre um encontro improvável    141
O Poder do Jornalismo e a Mediatização do Espaço Público    183
up
EN