Edit Content

grupo de artes

Investigador Responsável: Francisco Paiva

grupo de comunicação e media

Investigadora Responsável: Gisela Gonçalves

Siga-nos:

NEWSLETTER

Publicação de Comunicação

FRONTEIRAS E FUNDAMENTOS CONCEPTUAIS DAS RELAÇÕES PÚBLICAS – VOLUME I

As relações públicas são uma disciplina emergente, com fronteiras permeáveis a outras disciplinas, como a sociologia, a psicologia, a ética, a retórica, a ciência política, a gestão, o marketing, o jornalismo, a publicidade ou a propaganda. A sua legitimação enquanto disciplina decorre precisamente dessa sua elevada complexidade, desse estado de permanente negociação e realinhamento das suas fronteiras conceptuais. O conjunto de 9 capítulos reunidos neste livro, da autoria de investigadores portugueses e brasileiros, são um bom exemplo desse esforço interdisciplinar, visível nas pontes e caminhos percorridos no estudo das relações públicas e da comunicação organizacional.

Este livro constitui o 1º volume da coleção Relações Públicas e Comunicação Organizacional – Dos fundamentos às práticas, que visa promover uma reflexão crítica alargada às diversas teorias, manifestações e aplicações das relações públicas e da comunicação organizacional na contemporaneidade.

Preço da edição impressa: € 8

AUTORES / EDITORES

Gisela Gonçalves & Marcela Guimarães (org.)

COLEÇÃO

Livros LabCom

ANO DA EDIÇÃO

2014

ISBN

978-989-654-176-7

Please wait while flipbook is loading. For more related info, FAQs and issues please refer to DearFlip WordPress Flipbook Plugin Help documentation.

Please wait while flipbook is loading. For more related info, FAQs and issues please refer to DearFlip WordPress Flipbook Plugin Help documentation.

Índice

Apresentação da Coleção 1

Introdução - Gisela Gonçalves & Marcela Guimarães 3

Envolva ou morra: de Brian Solis a Chaïm Perelman com uma visão estratégica do engagement das organizações com seus públicos - Geder Parzianello 13

O princípio CCO – Comunicação constitui a organização: estudo comparativo com centro na questão constitucional - Evandro Samuel Oliveira 25

Relações Públicas: uma perspectiva a partir do paradigma da complexidade - Rudimar Baldissera 49

O campo e o triângulo operacional da assessoria de imprensa - Vasco Ribeiro 65

Comunicação e Política: estratégias comunicacionais aplicadas no fomento à participação política em campanhas eleitorais brasileiras - Rejane de Oliveira Pozobon & Gabriela Assmann 89

Os modelos tradicional e apreciativo de diagnóstico comunicacional: Desafios e Oportunidades - Tiago Weschenfelder de Oliveira & Gisela Gonçalves . . . . . 105

O papel da comunicação na promoção da notoriedade das marcas - Teresa Ruão 121

Relações Públicas Estratégicas - Susana de Carvalho Spínola 139

Relações Públicas: novas diretrizes curriculares nacionais para o bacharelado VERSUS proposta de “flexibilização” da concessão do registro profissional de relações públicas a não bacharéis da área – o momento da decisão - Manoel Marcondes Machado Neto & Denise Rugani Töpke 161

Notas sobre os autores 177
cima