Publicação de Comunicação

INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO ONLINE (VOL. III): MUNDO ONLINE DA VIDA E DA CIDADANIA

Existirá um ponto – chamemos-lhe “crítico” – a partir do qual é possível dizer, de uma sociedade, que ela não é já a que era? Dir-se-á que, no limite, qualquer sociedade é sempre “a mesma”, na medida em que, para ser sociedade, ela envolve sempre uma certa continuidade – de território, de cultura, de traços físicos, etc… Mas até que ponto se pode dizer dessa sociedade, que é sempre “a mesma”, que ela já entrou num novo “ciclo”, numa nova “fase” da sua existência? (…) Aquilo que parece certo é que há, nas sociedades que conhecemos (…) momentos em que as maneiras mais ou menos habituais, mais ou menos consolidadas de pensar e fazer as coisas começam a provocar estranheza naqueles que as vivem e as sofrem. Mais do que uma tomada de consciênca clara e racional, parece haver uma vaga impressão, uma Stimmung que, pouco a pouco, de forma irresistível, vai alertando os protagonistas para o seu desfasamento em relação ao “espírito do tempo” (Zeitgeist).

Preço da edição impressa: € 25

AUTORES / EDITORES

João Carlos Correia, António Fidalgo, Joaquim Paulo Serra (Org.)

COLEÇÃO

Livros LabCom

ANO DA EDIÇÃO

2003

ISBN

-

Índice

I Novos Media e Cidadania

1

Apresentação por João Carlos Correia

3

Media, mass media, novos media e a crise da cidadania por Alexandre Sá

5

Psicologia da imagem: um retrato do discurso persuasivo na Internet por Ivone Ferreira

21

A ideologia dos novos media: entre velhas e novas ambivalências por Gil Ferreira

31

Texto inteligente e qualidade (quase) zero por João Canavilhas

41

Novo jornalismo: CMC e esfera pública por João Carlos Correia

51

Notas sobre a mais velha arte do mundo por Jorge Bacelar

81

Notas sobre a mais velha arte do mundo por Jorge Bacelar

95

Mediaticamente ‘Homem Público’: sobre a dimensão electrónica dos espaços públicos por Susana Nascimento

117

II O Mundo Online da Vida

143

Apresentação por António Fidalgo e Paulo Serra

145

Nova corte na aldeia por António Fidalgo

149

O teletrabalho - conceito e implicações por Joaquim Paulo Serra

163

O modo de informação de Mark Poster por António Fidalgo

189

O mundo como base de dados por Luís Nogueira

207

Os novos meios de comunicação e o ideal de uma comunidade científica universal por António Fidalgo

217

A vertigem. Da ausência como lugar do corpo por Catarina Moura

229

Percepção e experiência na Internet por António Fidalgo

243

E-publishing ou o saber publicar na Internet por António Fidalgo

255
cima