Edit Content

Arts Group

Primary Researcher: Francisco Paiva

Communication and Media Group

Investigadora Responsável: Gisela Gonçalves

Follow Us:

Newsletter

Communication Studies Publication

INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO ONLINE (VOL. III): MUNDO ONLINE DA VIDA E DA CIDADANIA

Existirá um ponto – chamemos-lhe “crítico” – a partir do qual é possível dizer, de uma sociedade, que ela não é já a que era? Dir-se-á que, no limite, qualquer sociedade é sempre “a mesma”, na medida em que, para ser sociedade, ela envolve sempre uma certa continuidade – de território, de cultura, de traços físicos, etc… Mas até que ponto se pode dizer dessa sociedade, que é sempre “a mesma”, que ela já entrou num novo “ciclo”, numa nova “fase” da sua existência? (…) Aquilo que parece certo é que há, nas sociedades que conhecemos (…) momentos em que as maneiras mais ou menos habituais, mais ou menos consolidadas de pensar e fazer as coisas começam a provocar estranheza naqueles que as vivem e as sofrem. Mais do que uma tomada de consciênca clara e racional, parece haver uma vaga impressão, uma Stimmung que, pouco a pouco, de forma irresistível, vai alertando os protagonistas para o seu desfasamento em relação ao “espírito do tempo” (Zeitgeist).

Preço da edição impressa: € 25

AUTHORS / EDITORS

João Carlos Correia, António Fidalgo, Joaquim Paulo Serra (Org.)

COLLECTION

LabCom Books

EDITION YEAR

2003

ISBN

-

Please wait while flipbook is loading. For more related info, FAQs and issues please refer to DearFlip WordPress Flipbook Plugin Help documentation.

Please wait while flipbook is loading. For more related info, FAQs and issues please refer to DearFlip WordPress Flipbook Plugin Help documentation.

Index

I Novos Media e Cidadania

1

Apresentação por João Carlos Correia

3

Media, mass media, novos media e a crise da cidadania por Alexandre Sá

5

Psicologia da imagem: um retrato do discurso persuasivo na Internet por Ivone Ferreira

21

A ideologia dos novos media: entre velhas e novas ambivalências por Gil Ferreira

31

Texto inteligente e qualidade (quase) zero por João Canavilhas

41

Novo jornalismo: CMC e esfera pública por João Carlos Correia

51

Notas sobre a mais velha arte do mundo por Jorge Bacelar

81

Notas sobre a mais velha arte do mundo por Jorge Bacelar

95

Mediaticamente ‘Homem Público’: sobre a dimensão electrónica dos espaços públicos por Susana Nascimento

117

II O Mundo Online da Vida

143

Apresentação por António Fidalgo e Paulo Serra

145

Nova corte na aldeia por António Fidalgo

149

O teletrabalho - conceito e implicações por Joaquim Paulo Serra

163

O modo de informação de Mark Poster por António Fidalgo

189

O mundo como base de dados por Luís Nogueira

207

Os novos meios de comunicação e o ideal de uma comunidade científica universal por António Fidalgo

217

A vertigem. Da ausência como lugar do corpo por Catarina Moura

229

Percepção e experiência na Internet por António Fidalgo

243

E-publishing ou o saber publicar na Internet por António Fidalgo

255
up
EN