PUBLICAÇÃO DE COMUNICAÇÃO

Inteligência Artificial e Jornalismo Móvel: Contextos, tendências, práticas e perspectivas

Preço: 15€

A discussão em torno da Inteligência Artificial (IA) surge habitualmente polarizada na relação entre humanos e máquinas. O debate público sobre o tema foi fortemente impulsionado pelo sucesso do ChatGPT (OpenAI) e pelas suas capacidades amplamente mediatizadas. Entre o deslumbramento e o receio perante a contínua e acelerada evolução da IA, analisam-se as suas implicações em áreas tão diversas como o ensino, a política, a saúde ou a arte. No campo dos media e do jornalismo muitas são as expetativas, mas também as interrogações que se colocam no âmbito das múltiplas aplicações da Inteligência Artificial.

AUTORES / EDITORES

João Canavilhas, Catarina Rodrigues e Fábio Giacomelli (Orgs)

COLEÇÃO

Livros de Comunicação

ANO DA EDIÇÃO

2024

ISBN

978-989-654-999-2

PUBLICAÇÃO DE COMUNICAÇÃO

Inteligência Artificial e Jornalismo Móvel: Contextos, tendências, práticas e perspectivas

AUTORES / EDITORES

João Canavilhas, Catarina Rodrigues e Fábio Giacomelli (Orgs)

COLEÇÃO

Livros de Comunicação

ANO DA EDIÇÃO

2024

ISBN

978-989-654-999-2

Índice

Introdução - 9

Parte I – Dispositivos móveis e IA: contextos e tendências - 7

Jornalismo móvel em Portugal: realidade ou ilusão? - 17
Adriana Gonçalves, Branco Di Fátima e Marta Santos Silva

News in the pocket: a study of young adults’ perceptions of the uses and relevance of news apps - 37
Ana Marta M. Flores, Eduardo Antunes, Rita B. de Simões e Inês Amaral

Inteligências artificiais (ias) no jornalismo digital brasileiro: contexto histórico e processos inovadores - 57
Moisés Costa Pinto e Suzana Barbosa

Chatgpt e jornalismo: uma análise sistêmica dos fundamentos e usos da tecnologia - 91
Eduardo Campos Pellanda, André Fagundes Pase e Mágda Rodrigues da Cunha

Panorama mundial de regulamentação das plataformas digitais: análise das leis, projetos e processos regulatórios para as plataformas digitais e inteligência artificial - 113
Maíra Bittencourt

Parte II – Práticas e perspetivas - 135

Jornalismo Automatizado para investigar redes, toxicidades, sentimentos e bots em comentários do Twitter - 137
Rita de Cássia Romeiro Paulino e Laura Rayssa de Andrade Cabral

Produtos jornalísticos estruturados em inteligência artificial: o caso do Aprovômetro - 161
Marlise Viegas Brenol, Maíra Evangelista de Sousa e Alciane Nolibos Baccin

Jornalistas versus filtros-bolhas nas eleições brasileiras de 2022: um estudo de caso sobre o Radar aos Fatos - 183
Andréa Rosevell S. dos Santos

O uso de IA e o jornalismo audiovisual dos jornais estadão e expresso no instagram e no TikTok - 205
Vivian Belochio, Roberta Roos, Alciane Baccin e Érica Gonçalves

Mantendo os jornalistas no loop: uma etnografia sobre o uso da inteligência artificial no jornalismo latino-americano - 235
Silvia DalBen Furtado

O eterno retorno sobre o futuro de jornalismo. Para além do hype dos sistemas generativos inteligentes - 253
Elizabeth Saad
cima