Edit Content

grupo de artes

Investigador Responsável: Francisco Paiva

grupo de comunicação e media

Investigadora Responsável: Gisela Gonçalves

Siga-nos:

NEWSLETTER

Publicação de Comunicação

JORNALISMO E CONVERGÊNCIA: ENSINO E PRÁTICAS PROFISSIONAIS

O livro Jornalismo e convergência: ensino e práticas profissionais é fruto de uma pesquisa interinstitucional que tem o apoio do Procad/Capes (O ensino do Jornalismo na era da convergência tecnológica. Metodologias, planos de estudo e demandas profissionais). Nesta obra pesquisadores do Brasil, Espanha, Portugal e México discutem novas propostas teórico-metodológicas para o ensino do jornalismo digital. Diversas experiências de ensino também são relatadas, evidenciando problemas, busca de soluçoes, improvisações e criatividade diante de estruturas ainda em desenvolvimento do sistema de ensino.

Preço da edição impressa: € 15

AUTORES / EDITORES

Claudia Quadros, Kati Caetano e Álvaro Larangeira (Orgs.)

COLEÇÃO

Livros LabCom

ANO DA EDIÇÃO

2011

ISBN

978-989-654-063-0

Please wait while flipbook is loading. For more related info, FAQs and issues please refer to DearFlip WordPress Flipbook Plugin Help documentation.

Please wait while flipbook is loading. For more related info, FAQs and issues please refer to DearFlip WordPress Flipbook Plugin Help documentation.

Índice

APRESENTAÇÃO 1

PREFÁCIO 3

I

 PENSAR O ENSINO DO JORNALISMO DIGITAL 11

 Ensino do jornalismo: o digital como oportunidade por João Canavilhas 13

La formaci ón del ci berperiodista 2.0 por Santiago Calvo, Roberto Corpus e Fernando Lozano 21

Estratégias de conteúdo para meios digitais por Elizabeth Saad Corrêa 43

Dispositivos e Práticas Jornalísticas em um Mundo sem Fronteiras por Kati Caetano, Marialva Barbosa e Claudia Quadros 67

II

A PRÁTICA DO ENSINO DE JORNALISMO DIGITAL 89

Infocampus como espaço para o ensino e a aprendizagem de jornalismo digital por Mielniczuk, Missau, Lammel, Bianchini e Wanglon 91

O ensino do jornalismo digital e as práticas de convergência: análise de disciplinas e formação docente por Claudia Quadros, Kati Caetano e Adriana Amaral 111

Comunicação e novas tecnologias no curso de Comunicação social da UFPR: problematização teórica e produção laboratorial por Kelly Prudencio e Toni André Scharlau Vieira 135

Bases para a criação de um jornal laboratório on-line: relações de rede social e manifestações de liderança por Zanei Ramos Barcellos 147

Jornalismo na implosão da convergência midiática por Andressa Pacheco Moschetta e Marcella Rasera 173
cima