Publicação de Comunicação

JORNALISMO E TECNOLOGIAS MÓVEIS

No presente volume, temos o registro do que podemos caracterizar como reflexões iniciais acerca deste tema, que ainda trará muitos desdobramentos ao campo do Jornalismo. Um conjunto de pesquisadores brasileiros, portugueses e espanhóis assinam os artigos que abordam questões emergentes sobre o uso de celulares/smartphones e de tablets – seja na produção, seja no consumo de produtos jornalísticos. O livro está organizado em duas partes: Cartografia do (novo) contexto de inovações; As mudanças e os desafios para a prática.

Preço da edição impressa: € 15

AUTORES / EDITORES

Suzana Barbosa, Luciana Mielniczuk (org.)

COLEÇÃO

Livros LabCom

ANO DA EDIÇÃO

2013

ISBN

978-989-654-101-9

Índice

Prefácio - O mundo no bolso e o contexto na palma da mão - 1
Marcos Palacios 
Apresentação  - 7
PARTE I - CARTOGRAFIA DO (NOVO) CONTEXTO DE INOVAÇÕES
O celular como rádio de pilhas na era da Internet. Rádio IP no celular  - 11
António Fidalgo 
Contenidos digitales en el entorno móvil: Mapa de situación para marcas informativas y usuarios  - 25
Juan Miguel Aguado, Andreu Castellet 
Jornalismo e dispositivos móveis. Percepções, usos e tendências  - 51
Suzana Barbosa, Lia Seixas
Las tabletas pueden renovar la lectura de periódicos  - 75
Concha Edo  
PARTE II - AS MUDANÇAS E OS DESAFIOS PARA A PRÁTICA
Repórteres em campo com tecnologias móveis conectadas - 91
Fernando Firmino da Silva
O celular afronta o jornalismo - 113
Luciana Mielniczuk 
Elementos de transformação do jornalismo no contexto da comunicação ubíqua - 127
Eduardo Campos Pellanda 
Jornalismo para tecnologias móveis: o consumo entre jovens - 141
Claudia Quadros, Marcella Rasêra, Andressa Pacheco Moschetta 
cima