Edit Content

grupo de artes

Investigador Responsável: Francisco Paiva

grupo de comunicação e media

Investigadora Responsável: Gisela Gonçalves

Siga-nos:

NEWSLETTER

Publicação de Comunicação

JORNALISMO NA REGIÃO CENTRO: TRABALHO, TECNOLOGIA E NEGÓCIO

O trabalho resultante de um inquérito e de focus groups efetuados no âmbito do Re/media.Lab – Laboratório e Incubadora de Media Regionais, ao longo dos anos de 2019 e 2020, junto de jornalistas dos jornais e rádios da região centro de Portugal bem como a leitores e ouvintes, assume o prometido formato de livro. 

O contexto laboral dos jornalistas, a tecnologia e os conteúdos, bem como a sustentabilidade do negócio dos media regionais, são alguns dos temas aqui abordados.
O Re/media.Lab manifesta o seu profundo desejo de que este contributo possa ajudar um setor que enfrenta múltiplos desafios.

AUTORES / EDITORES

Ricardo Morais, Pedro Jerónimo & João Carlos Correia

COLEÇÃO

 Livros LabCom

ANO DA EDIÇÃO

2020

ISBN

978-989-654-694-6

Please wait while flipbook is loading. For more related info, FAQs and issues please refer to DearFlip WordPress Flipbook Plugin Help documentation.

Please wait while flipbook is loading. For more related info, FAQs and issues please refer to DearFlip WordPress Flipbook Plugin Help documentation.

Índice

1. Apresentação - 9

2. Introdução - 11

3. Metodologia - 17

4. Resultados: inquéritos - 23
4.1 Caracterização dos profissionais e das condições de trabalho - 23
4.2 Novas ferramentas e novos conteúdos - 70
4.3 Sustentabilidade do negócio dos media regionais - 91

5. Resultados: focus groups - 97
5.1. Interpretação dos dados: focus groups com os jornalistas e profissionais dos media - 98
5.2. Interpretação dos dados: focus groups com os jornalistas e profissionais dos media - 115
5.3. Interpretação dos dados: focus groups com os elementos do público dos media - 130
5.4. Considerações finais: focus groups - 149

6. Bibliografia - 155

Anexos - 157
Anexo I - Guião Focus Group com elementos do público - 157
Anexo II - Guião Focus Group com jornalistas e profissionais dos órgãos de comunicação - 159
Anexo III - Transcrição Focus Group de Jornalistas #1 - 162
Anexo IV - Transcrição Focus Group de Jornalistas #2 - 190
Anexo V - Transcrição Focus Group de Público #1 - 222
cima
PT