Communication Studies Publication

JORNALISMO NA REGIÃO CENTRO: TRABALHO, TECNOLOGIA E NEGÓCIO

O trabalho resultante de um inquérito e de focus groups efetuados no âmbito do Re/media.Lab – Laboratório e Incubadora de Media Regionais, ao longo dos anos de 2019 e 2020, junto de jornalistas dos jornais e rádios da região centro de Portugal bem como a leitores e ouvintes, assume o prometido formato de livro. 

O contexto laboral dos jornalistas, a tecnologia e os conteúdos, bem como a sustentabilidade do negócio dos digital media regionais, são alguns dos temas aqui abordados.

O Re/media.Lab manifesta o seu profundo desejo de que este contributo possa ajudar um setor que enfrenta múltiplos desafios.

AUTHORS / EDITORS

Ricardo Morais, Pedro Jerónimo & João Carlos Correia

COLLECTION

 LabCom Books

EDITION YEAR

2020

ISBN

978-989-654-694-6

Communication Studies Publication

JORNALISMO NA REGIÃO CENTRO: TRABALHO, TECNOLOGIA E NEGÓCIO

AUTHORS / EDITORS

Ricardo Morais, Pedro Jerónimo & João Carlos Correia

COLLECTION

 LabCom Books

EDITION YEAR

2020

ISBN

978-989-654-694-6

Index

1. Apresentação - 9

2. Introdução - 11

3. Metodologia - 17

4. Resultados: inquéritos - 23
4.1 Caracterização dos profissionais e das condições de trabalho - 23
4.2 Novas ferramentas e novos conteúdos - 70
4.3 Sustentabilidade do negócio dos media regionais - 91

5. Resultados: focus groups - 97
5.1. Interpretação dos dados: focus groups com os jornalistas e profissionais dos media - 98
5.2. Interpretação dos dados: focus groups com os jornalistas e profissionais dos media - 115
5.3. Interpretação dos dados: focus groups com os elementos do público dos media - 130
5.4. Considerações finais: focus groups - 149

6. Bibliografia - 155

Anexos - 157
Anexo I - Guião Focus Group com elementos do público - 157
Anexo II - Guião Focus Group com jornalistas e profissionais dos órgãos de comunicação - 159
Anexo III - Transcrição Focus Group de Jornalistas #1 - 162
Anexo IV - Transcrição Focus Group de Jornalistas #2 - 190
Anexo V - Transcrição Focus Group de Público #1 - 222
up