Edit Content

grupo de artes

Investigador Responsável: Francisco Paiva

grupo de comunicação e media

Investigadora Responsável: Gisela Gonçalves

Siga-nos:

NEWSLETTER

Publicação de Comunicação

JOVENS E CULTURAS CÍVICAS: POR ENTRE FORMAS DE CONSUMO NOTICIOSO E DE PARTICIPAÇÃO

Para melhor compreender as dinâmicas que os jovens, muito em particular os portugueses, evidenciam em relação à participação e ao jornalismo – tentando escapar às visões reducionistas que meramente apontam para um afastamento –, lançámo-nos no desafio de melhor perceber os contextos de ação, os seus moldes e os seus propósitos. Estas matérias foram alvo de reflexão através de um estudo de caso longitudinal (2010-2012), realizado com 35 jovens com formas de participação diferenciadas, na intensidade e na diversidade, e com distintas proveniências sociais, culturais e económicas.

corpus permitiu melhor apreender e compreender contextos específicos e chegar a perfis quanto ao consumo de notícias (inclusive de política) e quanto à participação.

As tipologias apontam para uma realidade complexa, em que são marcantes os fatores familiares, os contextos sociais mais vastos e a vontade individual.

O Prefácio é assinado por Peter Dahlgren, professor emérito da Universidade de Lund, na Suécia, e um dos mais conceituados estudiosos das dinâmicas do jornalismo e das culturas cívicas, muito em especial entre os jovens.

Preço da edição impressa: € 5

AUTORES / EDITORES

Maria José Brites

COLEÇÃO

Livros LabCom

ANO DA EDIÇÃO

2015

ISBN

978-989-654-199-6

Please wait while flipbook is loading. For more related info, FAQs and issues please refer to DearFlip WordPress Flipbook Plugin Help documentation.

Please wait while flipbook is loading. For more related info, FAQs and issues please refer to DearFlip WordPress Flipbook Plugin Help documentation.

Índice

Prefácio, de Peter Dahlgren - 1

Agradecimentos - 5

Introdução - 7

Capítulo 1. Processos de participação: culturas cívicas e comunicação política - 13

1.1 Estudos culturais e audiências: fundamentos para pensar as culturas cívicas - 13

1.2 Emoção e razão: indispensáveis nos processos participatórios - 24

1.3 Participação dos jovens: contextos de abertura à política - 28

Capítulo 2. Jornalismo: entre tradições e novas vontades dos cidadãos - 33

2.1 Construção social da notícia - 33

2.2 Literacia para as notícias e para a cidadania - 38

2.3 Os jovens e as notícias - 42

Capítulo 3. Contextos de participação cívica mediada de jovens em Portugal - 51

3.1 Contextos escolares, possíveis motivações - 51

3.1.1 Evolução da educação cívica e da educação para os media - 53

3.2 Programas de literacia cívica: a sociedade civil - 56

3.3 Programas das empresas jornalísticas: qual o contributo? - 57

3.4 Participação e mobilização social, um retrato (também) construído pelo jornalismo - 59

3.4.1 “Geração rasca?” - 63

3.4.2 Jovem, tem poder? - 65

3.4.3 Geração à Rasca - 71

Capítulo 4. Delinear estratégias - 77

4.1 Mapeando justificações e objetivos da investigação - 78

4.2 Pesquisa longitudinal - 81

4.2.1 Observação direta - 83

4.2.2 Entrevista semiestruturada - 87

4.2.3 Grupos de foco - 91

4.3 Constituição do corpus, caracterização dos contextos e contactos - 95

4.4 Jovens como quasi-pesquisadores - 98

Capítulo 5. Jovens, jornalismo e participação - 107

5.1 Tipologias de consumo de notícias e participação autorreportada - 108

5.2 Análise aprofundada dos perfis que cruzam consumo de notícias e participação autorreportada - 125

Reflexões finais e pistas - 195

Referências bibliográficas - 201
cima