Sendo a representação da Paisagem, um género sedimentado e igualmente permeável à operatividade artística contemporânea, revisitado e renovado em variados media e modos de formar, exorta-se aos artistas visuais uma reflexão profunda sobre o seu próprio trabalho, exemplificando o processo, entre INTENÇÃO e APRESENTAÇÃO.
A conferência e exposição Lugares da Paisagem é um evento académico e artístico, reunindo docentes universitários e investigadores, que são em simultâneo, artistas visuais com perseverante actividade. Foram convidados a escrever sobre o seu próprio trabalho experimental, afirmando a validade da investigação artística em Artes Visuais no actual contexto universitário e de igual modo, na sua relação social e territorial.
Pretende-se discutir a investigação experimental, nos diversos modos do fazer artístico, dedicando atenção alargada à sua reflexão fundamentada, estruturante no meio académico e de igual modo, aproximando aos públicos generalistas a função social e educativa da Arte.