Edit Content

grupo de artes

Investigador Responsável: Francisco Paiva

grupo de comunicação e media

Investigadora Responsável: Gisela Gonçalves

Siga-nos:

NEWSLETTER

Publicação de Comunicação

Mobilidade e Inteligência Artificial: Os Novos Caminhos do Jornalismo

Esta obra resulta do 5o JDM – Congresso Internacional de Jornalismo e Dispositivos Móveis realizado em dezembro de 2021. Não se trata de um livro de atas, ma sim do resultado final de um longo trajeto que começou na chamada de trabalhos. Nessa ocasião, os autores enviaram um resumo alargado que foi avaliado de forma cega por dois revisores. Os trabalhos selecionados foram depois desenvolvidos pelos autores, tendo sido enviados a um relator da mesa em que foram apresentados para uma análise em grupo. Finalizado o congresso, os autores tiveram ainda oportunidade para reverem os textos na sequência desta discussão ocorrida durante a sessão. Chegou-se assim a esta versão final que está organizada em quatro capítulos.

AUTORES / EDITORES

João Canavilhas, Catarina Rodrigues, Ricardo Morais e Fábio Giacomelli

COLEÇÃO

Livros de Comunicação

ANO DA EDIÇÃO

2022

ISBN

978-989-654-845-2 (pdf)

Please wait while flipbook is loading. For more related info, FAQs and issues please refer to DearFlip WordPress Flipbook Plugin Help documentation.

Mobilidade e Inteligência Artificial: Os Novos Caminhos do Jornalismo

Please wait while flipbook is loading. For more related info, FAQs and issues please refer to DearFlip WordPress Flipbook Plugin Help documentation.

AUTORES / EDITORES

COLEÇÃO

ANO DA EDIÇÃO

ISBN

Índice

Introdução 11
João Canavilhas, Catarina Rodrigues, Ricardo Morais e Fábio Giacomelli
El Ecosistema Comunicativo Móvil Ante los Nuevos Desafíos: En las
Puertas del Escenario Biónico 15
Xosé López
Periodismo Artesanal vs. Periodismo Artificial 23
Miguel Túñez López e César Fieiras Ceide

CAPÍTULO I – OS DISPOSITIVOS MÓVEIS COMO FERRAMENTA DE
PRODUÇÃO, DISTRIBUIÇÃO E CONSUMO 31
O Uso do WhatsApp por Jornalistas de Rádio em Brasília: Partilha
e Concorrência 33
Matheus Schuch e Thaïs de Mendonça Jorge
Os Dispositivos Ubíquos Transmediáticos em Franquias Jornalísticas:
Análise do Aplicativo da Fox News pela Perspectiva Semiolinguística 55
Vivian Belochio e Roberta Roos
O Smartphone Dentro e Fora da Sala de Aula 77
Rui Miguel Godinho e Adriana Gonçalves
Ampliação do Trabalho Não-Pago do Público no Circuito de Realização
do Capital na Indústria dos Media Digitais 101
Mateus Noronha
Mobilidade para Além dos Dispositivos: Uma Abordagem dos Efeitos da
Tecnologia 5G para o Jornalismo Móvel 123
Juliana Fernandes Teixeira e Vinícius Rodrigues de Brito

8
CAPÍTULO II – NARRATIVAS JORNALÍSTICAS PARA
DISPOSITIVOS MÓVEIS 149
Mobilidade, Imersão e Experiência: Entre Ajustes e Discordâncias
Conceituais no Jornalismo Imersivo 151
Luciellen Lima e Suzana Barbosa
¿TikTok y Twitch Pueden Ser Canales Innovadores del Periodismo para
la ‘Generacíon Z’? 173
Pavel Sidorenko Bautista, Lucía Torres Camacho e José María Herranz
de la Casa
Formatos, Linguagens e Padrões Estéticos dos Audiovisuais
Jornalísticos no Instagram 199
Maíra Bittencourt, Vitor Belém e Marco Antônio de Andrade
Arquivo, Linguagem e Memória de Podcasts Jornalísticos: Análise do
Programa “O Assunto” da GloboPlay 227
Paulo Cajazeira e José Jullian Souza
Proposta de Parâmetros para uma Linguagem Jornalística Móvel 249
Tássia Becker Alexandre e Maria Clara Aquino
CAPÍTULO III – ESTUDOS DE CASO, TRABALHOS PRÁTICOS
OU PROJETOS 273
Do Telejornalismo ao Jornalismo Audiovisual Móvel: Análise do Aplicativo
BBC News como Dispositivo da Indústria Criativa a Partir da Teoria do
Contrato de Comunicação 275
Lahis Borges Welter e Vivian de Carvalho Belochio
Do Papel para o Instagram: Adaptações Narrativas de Conteúdos Sobre
Saúde da Revista Superinteressante 301
Tâmela Grafolin e Alciane Baccin

9
A App do Público à Luz da Tétrade 331
Nuno Ricardo Fernandes
Violência Urbana e Dispositivos Móveis: O App OTT e a Produção
Colaborativa de Notícias Hiperlocais 353
Aline Grupillo
Apropriação Jornalística do TikTok: Uma Análise do Estadão 381
Juliana Colussi e Thays Assunção Reis
CAPÍTULO IV – INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL (IA) APLICADA
AO JORNALISMO 401
Apps de Jornalismo como Plataforma de Inteligência Artificial 403
André Fagundes Pase, Eduardo Campos Pellanda e Mágda Rodrigues da Cunha
O Uso de Inteligência Artificial nas Redações Jornalísticas na Guerra
Contra a Corrupção na América Latina 421
Silvia DalBen Furtado
Inteligência Artificial na Mídia: Visões Atuais e Projeções Futuras 445
Mathias-Felipe de-Lima-Santos e Wilson Ceron
Inteligência Artificial Aplicada ao Jornalismo no Brasil: Experiências e
Obstáculos à Adoção de Tecnologias Inteligentes 475
Renato Essenfelder e Emílio Sant’Anna
PT