Quarta-feira, 25 de setembro de 2024
Anfiteatro da Parada
Sessão de abertura - 9h00
Prof. Doutor André Barata Nascimento, Presidente da Faculdade de Artes e Letras
Profª Doutora Sara Velez Estêvão, Presidente do Departamento de Artes
Prof. Doutor António Rodrigues Tomé, Presidente do Instituto Coordenador da Investigação (ICI)
Prof. Doutor Paulo Serra, Presidente da Assembleia Geral da Sopcom
Prof.ª Doutora Anabela Gradim, Diretora do LabCom
Prof. Doutor Francisco Paiva, Coordenador do iA* Unidade de Investigação em Artes
PAINEL 1 - Sonoridades - 9h30 / 11.00
Moderação: Manuela Penafria, Universidade da Beira Interior, Portugal
Dária Joana Teixeira Salgado, Escola Superior Artística do Porto, Portugal - La Jetée de Chris Marker: uma análise dos discursos áudio-imagéticos ou o valor acrescentado pelo som a partir das teorias de Michel Chion
Hugo Barreira, Universidade do Porto, Portugal - The strange paths of formalist images and its reception: from European avant-garde films to Hollywood musicals
Paulo Dias, Universidade da Beira Interior, Portugal - Superman: a música e o superpoder de voar
11h00 / 11h30 - Coffee-break
PAINEL 2 - Cinema e Coreografia - 11h30 / 13h00
Moderação: Nelson Araújo, Escola Superior Artística do Porto, Portugal
Jesús Ramé, Universidad Rey Juan Carlos, Espanha - Poética del montaje: la colaboración fílmica entre Teresa Font y Pedro Almodóvar
Sílvia Pinto Coelho, Universidade Nova de Lisboa, Portugal - Coreografia e Cinema #3 – desaceleração
Sérgio Bordalo e Sá, Universidade de Lisboa, Portugal - O cineasta como jornalista ou o jornalista como cineasta: The Man Who Shot Liberty Valance
13.00 / 14.30 - Almoço
Sessão Plenária - 14h30 / 16h00
Moderação: Anabela Branco de Oliveira, Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
Isabel Nogueira, Universidade de Lisboa, Portugal
A transitividade como conceito operatório do desejo na relação entre cinema e pintura
16h00 / 16H30 - Coffee-break
PAINEL 3 – Poéticas do Cinema - 16h30 / 18h00
Moderação: Anabela Branco de Oliveira, Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
Manuela Penafria, Universidade da Beira Interior, Portugal - O processo criativo: uma proposta para a compreensão da criatividade do processo
Mariana Lemos Schwartz, Universidade da Beira Interior, Portugal - As adoráveis mulheres de Jacqueline Durran: uma análise do figurino das personagens de Little Women
Marta Pinho Alves, Instituto Politécnico de Setúbal, Portugal - O desassossegado cinema de João Botelho em diálogo com as outras artes
Antonio Julio Rebelo, Universidade de Évora, Portugal - “Um pouco de possível, ou eu sufoco” – uma leitura de Viridiana de Luís Buñuel
Quinta-feira, 26 de setembro de 2024
Anfiteatro da Parada
PAINEL 4 – Sonoridades - 9h30 / 11h00
Moderação: Paulo Dias, Universidade da Beira Interior, Portugal
Roberto Oto Loureiro de Oliveira, Universidade do Minho, Portugal - “Grunge, a story of music and rage”: Trinta anos de grunge e o imaginário melancólico na cultura contemporânea
Suzana Reck Miranda, Universidade Federal de São Carlos, Brasil - A autoria de mulheres na música de cinema no Brasil: panorama e desafios
Inês Varandas Fernandes, Universidade de Lisboa, Portugal - The Peanut Butter Falcon - Analysis of loss and sound in an (off) road movie
Paulo Cunha, Universidade da Beira Interior, Portugal - Welket Bungué: poéticas e dialéticas de um corpo periférico
11h00 /11h30 - Coffee-break
PAINEL 5 - Conjeturas Cinemáticas Emergentes - 11h30 / 13h00
Moderação: Liliana Rosa, Instituto Politécnico de Tomar, Portugal
António Manuel Rodrigues Ferreira, Universidade do Minho, Portugal - A animação e as outras artes: Perspectiva histórica e contemporânea
Bruno Miguel da Fonseca Teixeira, Universidade de Lisboa, Portugal - As imagens de arquivo para uma compreensão da História - O caso da II Guerra Mundial
Isabel Aboim Inglez, Politécnico de Leiria, Portugal - A forma instável
Luana Lobato, Universidade da Beira Interior, Portugal - Imagens precárias: produção e intermedialidade entre dispositivos artesanais e digitais
13h00 / 14h30 - Almoço
Sessão Plenária - 14h30 / 16h00
Moderação: Liliana Rosa, Instituto Politécnico de Tomar, Portugal
Alfonso Palazón, Universidad Rey Juan Carlos, Espanha
Figuras borrosas que se movían como sombras entre luces imperecederas. Las imágenes de lo real en el diario filmado del cine posdocumental
16h00 / 16h30 - Coffee-break
PAINEL 6 - Cinema e Arquitetura - 16h30 / 18h00
Moderação: Maria João Cortesão, Politécnico do Porto, Portugal
Yolanda Martínez Domingo, Universidad de Valladolid, Espanha - Casas de cine. Escenarios domésticos en la ficción cinematográfica.
Maria Eugénia Pereira, Universidade de Aveiro, Portugal - Interações dinâmicas entre arquitetura e cinema
João Rosmaninho/Bruno Pereira, Universidade do Minho, Portugal - A Geometria da Ficção Científica da actuação do arquiteto à acção dos super-heróis
Liliana Cristina Vidais Rosa, Instituto Politécnico de Tomar, Portugal - Recife em mudança em Retratos Fantasma (2023), de Kebler Mendonça
Sexta-feira, 27 de setembro de 2024
Anfiteatro da Parada
PAINEL 7 - Cinema e Literatura - 9h30 / 11h00
Moderação: Maria João Cortesão, Politécnico do Porto, Portugal
Ana Isabel Soares, Universidade do Algarve, Portugal - Entre o cinema, o teatro e a literatura
Eduardo Brito, Universidade do Porto, Portugal - Vertigem e deriva: intersecções entre cinema e literatura a partir de “Bruges-la-Morte” e “Vertigo”
Vitor Hugo Constantino, Universidade Estadual Paulista, Brasil - Expressões do Autoritarismo: Análise Comparativa de 'O Barão' de Branquinho da Fonseca e sua Adaptação Cinematográfica
João Francisco da Rosa Labriola, Pesquisador Independente - A Salvaguarda da Vanguarda
11h00 / 11h30 - Coffee-break
PAINEL 8 - Cinema e Pedagogia - 11h30 / 13h00
Moderação: Ana Isabel Soares, Universidade do Algarve, Portugal
Cátia Cardoso, Universidade de Coimbra, Portugal - O Plano Nacional de Cinema no Plano Nacional das Artes
Elsa Cerqueira, Escola Secundária de Amarante, Portugal - O(s) lugar(es) do Cinema: da Escola à Comunidade
Helena Maria da Silva Santana/Maria do Rosário da Silva Santana, Universidade Nova de Lisboa/Instituto Politécnico de Tomar, Portugal - I am from Palestine (2023): o cinema de animação indutor de aprendizagens e de desenvolvimento da cooperação e da paz
13h00 / 14h30 - Almoço
Painel 9 - Poéticas do Cinema - 14h30 / 16h00
Moderação: Tiago Vieira da Silva, Escola Superior Artística do Porto, Portugal
Ro Lawrence, University of South Florida, Estados Unidos - Becoming Still Not Still: The Cinematic Frame in Visual Art Practice, Pre & Post Internet
Fátima Chinita, Instituto Politécnico de Lisboa, Portugal - En-forming the Pictorial Image in Jos Stelling’s film Rembrandt fecit 1669 (1977)
Susana Pomba, Universidade de Lisboa, Portugal - Smoke, Dust, and Tumbleweeds Judy Chicago’s Atmospheres and the Road Movie
16h00 / 16h30 - Coffee-break
PAINEL 10 - Trajetórias Autorais - 16h30 / 18h00
Moderação: António Júlio Rebelo, Universidade de Évora, Portugal
Cybelle Mendes, Universidade da Beira Interior, Portugal - Caminho solitária : uma análise das trajetórias femininas em Sem teto, sem lei e Nomadland
Daniel Oliveira Silva, Universidade da Beira Interior, Portugal - Uma história subjetiva: o ato de criação queer em A Paixão de JL
Luís Filipe Salgado Pereira Rodrigues, Universidade de Lisboa, Portugal - O Cinema Entre a Verdade e a Mentira – Uma Interpretação Sobre Como Fellini se Interpreta a Si Próprio no Filme “Fellini 8 ½”
18h15 - Sessão de encerramento