Publicação de Artes

PROPOSTAS PARA A TEORIA DO CINEMA – TEORIA DOS CINEASTAS – VOL.2

Dando seguimento ao primeiro volume – Ver, ouvir e ler os cineastas –, esta segunda coletânea, intitulada: Propostas para a teoria do cinema, aprofunda a investigação no âmbito da abordagem “Teoria dos Cineastas”. No essencial, mantemos a atenção no discurso dos cineastas – verbais, escritos ou fílmicos. Este segundo volume é dedicado quer à discussão da própria abordagem “Teoria dos Cineastas”, na sua eventual amplitude ou delimitação quer à sua efetiva operacionalização no sentido em que propõe distanciar-se da exposição do pensamento dos cineastas e avançar para um diálogo profícuo com a teoria do cinema de cariz científico.

AUTORES / EDITORES

Manuela Penafria, Eduardo Tulio Baggio, André Rui Graça e Denize Correa Araujo (Eds.)

COLEÇÃO

Ars

ANO DA EDIÇÃO

2016

ISBN

978-989-654-340-2

Índice

Nota introdutória - 9

Parte I - A ABORDAGEM “TEORIA DOS CINEASTAS”: QUESTIONAMENTOS E OPERACIONALIZAÇÃO - 13

Invenção figurativa e pensamento fílmico - 15
Victor Guimarães & Pedro Veras

O restauro cinematográfico e a Teoria dos Cineastas: o caso de Bárbara Virgínia - 39
Ricardo Vieira Lisboa

Filme Teoria: formulações teóricas sobre a regulação da vida no documentário Santa Teresa - 73
Eduardo Tulio Baggio & Juslaine Abreu Nogueira

O ato de criação cinematográfica e a “Teoria dos Cineastas” - 93
Manuela Penafria, Henrique Vilão & Tiago Ramiro

Parte II - CONCEITOS E REFLEXÕES PARA A TEORIA DO CINEMA - 115

Towards nonhuman personhood: reading Jean Epstein’s essays through animism - 117
Bogna M. Konior

Pasolini y Peirce: encuentro de dos pensadores herejes en el campo de los signos - 139
Fernando Andacht

António Reis e Margarida Cordeiro: se a Estética aproxima-se dos materiais, o ecrã transforma-se em poesia - 153
Caterina Cucinotta

Agnès Varda: por uma poética do rizoma artístico-afetivo - 175
Denize Correa Araujo

O espectador visto pelo cineasta: Fernando Lopes, Paulo Rocha e João César Monteiro - 199
André Rui Graça

Notas (cinematográficas), aproximações (teóricas), vestígios (fílmicos): o cinema como memória da imagem não narrada em Víctor Erice - 209
Rafael Tassi Teixeira

Autores - 229

Resumos / Abstracts - 235
cima