Publicação de Comunicação

RADIOJORNALISMO HIPERMIDIÁTICO: TENDÊNCIAS E PERSPECTIVAS DO JORNALISMO DE RÁDIO ALL NEWS BRASILEIRO EM UM CONTEXTO DE CONVERGÊNCIA TECNOLÓGICA

Telefones celulares, tablets, internet. Com a presença a cada dia mais freqüente de dispositivos multitarefa no cotidiano do público, os meios de comunicação são levados a revisar sua estrutura, suas rotinas e suas estratégias para alcançar o ouvinte. É desta mudança que trata Debora Cristina Lopez no livro “Radiojornalismo hipermidiático: tendências e perspectivas do jornalismo de rádio all news brasileiro em um contexto de convergência tecnológica”. Trata-se de uma análise a partir da convergência jornalística e da perspectiva tecnológica, que busca apontar tendências e perspectivas para o novo rádio.

A observação da autora, que analisa emissoras all news brasileiras, se insere no contexto da revolução que afeta o rádio contemporâneo. Ele já não é mais um meio de comunicação monomídia, mas utiliza linguagem multimídia, dispositivos multiplataforma e novos formatos para o jornalismo. E neste cenário se apresenta o rádio hipermidiático, de perspectiva multimídia, que é pensado para uma nova realidade e um novo perfil de audiência, e que traz desafios constantes e mutáveis para a rotina do jornalista.

Preço da edição impressa: € 10

AUTORES / EDITORES

Debora Cristina Lopez

COLEÇÃO

Livros LabCom

ANO DA EDIÇÃO

2010

ISBN

978-989-654-056-2

Índice

PREFÁCIO   1

INTRODUÇÃO   5

CAPÍTULO I – Convergência midiática: aproximações conceituais   15

1.1.Dimensões da Convergência 20
1.2. Jornalismo: uma Revisão sob a Luz da Tecnologia  28
1.2.1.O contexto do rádio  36
1.2.2.A internet como fonte  41
1.2.3.A internet como suporte  49
1.3.O Rádio Digital  54

CAPÍTULOII–Rotinas produtivas no jornalismo de rádio brasileiro  63

2.1.Gêneros Radiofônicos  67
2.2.As Fontes no Jornalismo Radiofônico  74
2.3.Rádio All News   85

CAPÍTULO III – O jornalismo em emissoras all news e as tendências do rádio brasileiro  93

3.1.A Apuração  95
3.2.O Suporte  96
3.3.O Ouvinte-Internauta   97
3.4.Ferramentas Digitais na Programação   99
3.5. Níveis de Convergência Tecnológica e Rotinas Radiojornalísticas  108
3.6.O Rádio Hipermidiático 114
3.7. Novos Formatos em Rádio Hipermidiático  123

CONCLUSÕES  139

REFERÊNCIAS  145
cima