Publicação de Artes

TRADIÇÃO E REFLEXÕES: CONTRIBUTOS PARA A TEORIA E ESTÉTICA DO DOCUMENTÁRIO TRADICIÓN Y REFLEXIONES: CONTRIBUCIONES A LA TEORIA Y LA ESTÉTICA DEL DOCUMENTAL

Preço: 25€

Enquanto contributo para o estudo do documentário, os textos fundamentais e fundadores de reflexão teórica e estética,  “First principles of documentary” e “Flaherty’s poetic Moana”, ambos da autoria de John Grierson, foram traduzidos para português e para castelhano. O pensamento de John Grierson é revisitado, sendo mais criticado que aplaudido, por Brian Winston. Deste autor seleccionámos os textos: “Documentary: I think we are in trouble”, “The tradition of the victim in griersonian documentary” e “Towards a post-griersonian documentary”, também traduzidos para português e para castelhano. Complementam este livro artigos sobre o filme etnográfico, a operacionalização do conceito de encenação no documentário, caracterização e problemáticas de um sub-género promissor do documentário, o making of , manifestações do cinema directo em versão portuguesa, a revolução portuguesa de Abril, os documentários portugueses realizados para empresas industriais, o movimento operário brasileiro dos anos 70 colocado em documentário, a vanguarda presente nos filmes NO-DO (Noticiero documental) da era franquista espanhola, integração do cinema de animação pelo documentário, ou vice-versa, a narrativa documental e a presença do documentário na Teoria Realista.

AUTORES / EDITORES

Manuela Penafria (Org.)

COLEÇÃO

Ars

ANO DA EDIÇÃO

2011

ISBN

978-989-654-062-3

Índice

I Tradição/Tradición 3

John Grierson: Princípios iniciais do documentário 5

John Grierson: A poética de Moana, de Flaherty 19

John Grierson: Principios básicos del documental 22

John Grierson: La Poética de Moana, de Flaherty 36

II Problematização e propostas/Problematización y propuestas 39

Brian Winston: Documentário: penso que estamos em apuros 41

Brian Winston: A tradição da vítima no documentário griersoniano 58

Brian Winston: Para um documentário pós-griersoniano 82

Brian Winston: Documental: me parece que tenemos problemas 96

Brian Winston: El protagonismo de las víctimas en la tradición documental griersoniana 113

Brian Winston: Hacia un documental post-griersoniano 138

III Propostas e interrogações/Propuestas y interrogaciones 153

Marcius Freire: Prolegômenos para um entendimento da descrição etnocinematográfica 155

Fernão Pessoa Ramos: A encenação documentária 168

Luís Nogueira: Uma hermenêutica humilde: algumas teses sobre o making-of 177

Leonor Areal: O cinema-directo no período revolucionário português 204

José Filipe Costa: Quando o cinema faz acontecer: o caso Torre Bela 221

Paulo Miguel Martins: Os documentários industriais e o impacto na cinematografia e naactividade empresarial 247

Marcos Corrêa: Operários da Volkswagem e Acidentes de Trabalho: dois filmes,dois universos, duas abordagens do quotidiano dos operários metalúrgicos 261

Álvaro Matud Juristo: El primer documental vanguardista de NO-DO 273

Índia Mara Martins: Documentário animado: tecnologia e experimentação 296

Aida Vallejo: Deshilando el guión de Balseros. La construcción narrativa en elcine documental 319

Manuela Penafria: Teoria realista e documentário 337
cima