Art Studies Publication

A GALÁXIA DE ANIME: A ANIMAÇÃO JAPONESA COMO NEW MEDIA

O carácter ubíquo das tecnologias digitais teve como consequência a globalização e a partilha de conteúdos movidos pelo interesse comum. Hoje é difícil pensar em Internet sem globalização e um “computador” é já sinónimo de “Rede”. Nas duas décadas passadas não era assim. Neste contexto, culturas gráficas e ciberculturas têm partilhado sinergias. A Internet tornou-se um centro de partilha, participação, utilização e consumo de conteúdos relacionados com os gostos dos seus utilizadores. O mesmo sucede na banda desenhada e na animação japonesas, anteriormente menos acessíveis, e que agora pela Rede se disseminam, contagiando novos públicos. Além disso, o presente quadro tecnológico vem trazer novidades que alteram o modo de produção e consumo das obras de animação em especial, porque grande parte dos consumidores possui telemóvel, computador, acesso “on-line”, conhece pelo menos alguns videojogos e aprimora as suas competências técnicas em software.

Preço da edição impressa: € 18

AUTHORS / EDITORS

Herlander Elias

COLLECTION

Ars

EDITION YEAR

2012

ISBN

978-989-654-088-3

Index

RESUMO & PALAVRAS-CHAVE 3

INTRODUÇÃO 5

1 DO LITERÁRIO AO CINEMÁTICO 45

1.1  A BANDA DESENHA DA MANGA 52

1.2  O FILME DE ANIME 66

1.3  MANGA DIGITAL  85

1.4  VIDEO JOGOS DE ANIME 92

1.5  PUBLICIDADE E VIDEO CLIPS 114

2  AS TEMÁTICAS PADRÃO 123

2.1  O GÉNERO MECHA 127

2.2  LUGARES EM TRANSFORMAÇÃO 153

3  O CONTEXTO HISTÓRICO 175

3.1  PRÉ-MODERNIDADE 177

3.2  MODERNIDADE 186

3.3  CONTEMPORANEIDADE 198

4 A GALÁXIA DE ANIME 211

4.1  IMAGENS GLOBAIS 214

4.2  AS FIGURAS KAWAII 229

4.3  A ROBOTOPIA 242

CONCLUSÃO 255

ANEXOS 263

BIBLIOGRAFIA 297

FILMOGRAFIA 329

VIDEOGRAFIA 345
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