Communication Studies Publication

OLHARES EM FOCO: FOTOGRAFIA PARTICIPATIVA E EMPODERAMENTO JUVENIL

O presente livro se fundamenta numa investigação-ação participativa em que a fotografia e a visualidade possibilitam a expressão, reflexão indenitária e resgate de autoestima de jovens em contextos de exclusão social e vulnerabilidade, no Brasil e em Portugal. Através de uma plataforma de intervenção social o trabalho proposto no livro busca discutir as produções visuais dos jovens envolvidos no Projeto Olhares em Foco sobre si mesmos, dos seus grupos de pares, das suas famílias e das suas comunidades. Através do projeto foi possível testemunhar as representações visuais transformarem-se num suporte para o desenvolvimento de um pensamento crítico que levou a uma compreensão das perspetivas, necessidades e problemáticas pessoais e coletivas ilustradas nas fotografias e avaliadas pelo processo dialógico. A base teórica foi estruturada nos Youth Participatory Action Research (YPAR), na metodologia Photovoice e nos princípios da educação para a consciência crítica do pedagogo Paulo Freire. A imagem fotográfica demonstrou ser uma ferramenta que amplia as formas de expressão dos jovens ao mesmo tempo que um recurso criativo que evidencia a existência de padrões e escolhas semelhantes entre os diferentes jovens que refletem os seus perfis indenitários.

AUTHORS / EDITORS

Daniel Meirinho

COLLECTION

LabCom Books

EDITION YEAR

2016

ISBN

978-989-654-292-4

Index

Prefácio - 11

Introdução -15

PARTE I - CONTEXTUALIZAÇÃO - 21
Capítulo 1 - A imagem e suas apropriações pelas ciências - 23
Capítulo 2 - Identidades juvenis e visualidade - 47
Capítulo 3 - Contextos de exclusão e vulnerabilidade - 87

PARTE II - ORIENTAÇÕES - 103
Capítulo 4 - O olhar por diferentes lentes: a fotografia participativa - 105
Capítulo 5 - Metodologias - 137

PARTE III - CONTEXTOS E RESULTADOS - 175
Capítulo 6 - O projeto olhares em foco - 177
Capítulo 7 - A fotografia como ferramenta de debate e reconhecimento social: a análise dos resultados - 237

Conclusões - 317

Referências bibliográficas 335
up