Communication Studies Publication

O ADMIRÁVEL MUNDO DAS NOTÍCIAS: TEORIAS E MÉTODOS

Espelho de anos de aulas em Teoria da Notícia, o livro “O Admirável Mundo das Notícias”  pretende ser uma manual onde se encontre uma abordagem medianamente aprofundada da literatura disponível sobre Estudos Jornalísticos. Apesar da sua intenção primeira de auxiliar alunos e investigadores não abdica de assumir as perplexidades de um tempo de mudança que afecta o campo jornalístico, descrito como em crise mas também  como rico em oportunidades transformadoras. Assim, além dos temas que normalmente são esperados num Manual deste género ( os métodos de análise do discurso noticioso, a produção das notícias, as fontes, as rotinas, o profissionalismo jornalístico, a objectividade e os efeitos das notícias), introduzem-se problemas novos que resultam das modificações que se fazem sentir no espaço de visibilidade mediático: os desafios tecnológicos, as mutações sociais e a emergência de correntes que desafiam os modelos tradicionais e canónicos de jornalismo.

Preço da edição impressa: € 13

AUTHORS / EDITORS

João Carlos Correia

COLLECTION

LabCom Books

EDITION YEAR

2011

ISBN

978-989-654-068-5

Index

Introdução 1

1 Conceitos fundamentais 13

1.1 As funções do jornalismo nas sociedades contemporâneas 13
1.2 A importância dos estudos jornalísticos 15
1.2.1 Algumas etapas dos estudos jornalísticos  16
1.2.2 Tendências dos estudos jornalísticos  27
1.3 Delimitação do objecto da disciplina: a notícia em sentido amplo 28
1.4 Características do enunciado jornalístico  30
1.5 Objectivos da Teoria da Notícia 39

2 O discurso das notícias 43

2.1 Linguagem e jornalismo 43
2.2 A notícia como discurso 44
2.3 Os estudos de enquadramento 49
2.4 A função mitológica das notícias 55
2.5 A notícia como “narrativa” 57
2.6 Jornalismo: entre saber cognitivo e saber narrativo 63
2.7 Análise de conteúdo 64
2.8 As notícias: abordagem semiológica. Do signo ao discurso 69
2.9 As linguagens do Webjornalismo: um novo corpo de análise com novos desafios teóricos e metodológicos 71

3 A produção social das notícias 79

3.1 As variáveis condicionantes da acção noticiosa 79
3.2 Factores relacionados com a acção pessoal: do gatekeeper à cognição 81
3.3 O factor organizacional  84
3.4 O news making e as rotinas jornalísticas  87
3.4.1 As tipificações   90
3.4.2 Riscos das rotinas e tipificações   92
3.5 As relações com as fontes  93
3.5.1 Profissionalização das fontes  99
3.6 Factores de natureza económica 100
3.7 Factores políticos 104
3.8 Factores de natureza cultural 109
3.9 As teorias das notícias:uma síntese 110
3.9.1 A produção social de notícias online: notas para uma pesquisafutura 116

4 O Profissionalismo Jornalístico 133

4.1 A problemática do profissionalismo jornalístico 133
4.2 O estudo do jornalismo e a sociologia das profissões 134
4.3 O jornalismo como comunidade interpretativa, campo ou sistema 136
4.4 Os valores jornalísticos e a norma da objectividade 139
4.4.1 A Controvérsia da objectividade 143
4.5 Os saberes comuns 147
4.6 Os critérios de noticiabilidade 149
4.6.1 Valores-notícia (2): tipologia de Ericson, Baranek, e Chan,MauroWolfeNelsonTraquina 151
4.7 Novos problemas 154

5 Os Efeitos das notícias 161

5.1 A importância da Teoria dos Efeitos 161
5.2 Abordagens clássicas 163
5.2.1 Teoria Crítica e cultura de massa 164
5.2.2 Os estudos culturais 167
5.3 A presença das teorias funcionalistas na mass communication research 172
5.3.1 O Funcionalismo e os media 172
5.4 A eficácia dos efeitos 173
5.4.1 Os efeitos totais 173
5.4.2 Os efeitos limitados: Lazarsfeld e a emergência do paradigma dominante 175
5.4.3 Os efeitos verificados: activação, reforço e conversão 177
5.4.4 Os usos e gratificações 180
5.4.5 Crítica do paradigma dominante e emergência de novas tendências da pesquisa 182
5.4.6 A evolução da Pesquisa 184

Bibliografia 205
up