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Primary Researcher: Francisco Paiva

Communication and Media Group

Investigadora Responsável: Gisela Gonçalves

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CHAMADA DE ARTIGOS MONOGRÁFICOS: Comunicação de risco e emergência: análise de estratégias e discursos na era digital

CHAMADA DE ARTIGOS MONOGRÁFICOS:

Comunicação de risco e emergência: análise de estratégias e discursos na era digital

Vol. 29 No. 2 (abril-junho de 2023)

Prazo para envio de originais: 28 de fevereiro de 2023 

A comunicação em situações de RISCO E EMERGÊNCIA está em crescente desenvolvimento. Segundo dados do Relatório de Avaliação Global (GAR2022), divulgado pelo Escritório das Nações Unidas para a Redução do Risco de Desastres (UNDRR) em maio de 2022, nas últimas duas décadas ocorreram entre 350 e 500 desastres por ano, de média e grande escala.

Os números fornecidos por prestigiadas bases de dados de pesquisas recentes também demonstram a tendência ascendente desse objeto de estudo. Na Web of Science (WoS), com a busca pelo termo “ comunicação de emergência ”, 36,4% dos artigos foram publicados entre 2012 e 2019. Na própria WoS, se reduzirmos a busca para “ comunicação de emergência ” e “ comunicação social ” media ”, 88,8% das publicações foram feitas entre 2012 e 2019. Da mesma forma, acontece em outras bases de dados de maior prestígio internacional e nacional como Scopus, Dialnet ou a editora SAGE, em todas elas, entre 85 e 95% dos as postagens sobre “ comunicação de emergência ” e “ mídia social” foram realizadas entre 2012 e 2019.

No cenário internacional, destacam-se as contribuições para esse campo do conhecimento de autores como: Sutton, Renshaw, Vos, et al., (2019); Brandt, Turner-McGrievy, Friedman, et al., (2019); Liu, Kar, Zhang, et al., (2019); Kim, Bae, Hastak (2018); Bennett (2018); Sellnow e outros (2017). Na Espanha, destacam-se as contribuições na área de autores como: Percastre-Mendizábal, Pont-Sorribes e Suau-Gomila (2019); Villodre e Criado (2019); Sánchez-Calero (2017; 2018); Chivite-Fernández e Serrano-Rodríguez (2013); Gonzalo e Farré (2011) ou Castelló (2010).

Em todas essas investigações, observam-se nuances comuns que estudaram a abordagem e definição do conceito de risco e comunicação de desastres. Entre eles: a perda de liderança no controle e distribuição de informações em situações de emergência da mídia tradicional em favor das mídias sociais e do novo jornalismo cidadão. Da mesma forma, o aumento significativo de novas tecnologias de informação e comunicação (TICs) e seu uso em novos espaços de organização social que criam novas oportunidades para sociedades, organizações empresariais e comunidades aumentarem a resiliência diante da vulnerabilidade do risco.

Com esta nova monografia, a revista Estudios sobre el Messaje Periodístico procura promover a análise, a crítica e o exame. Bem como sugerir propostas e protocolos sobre a cobertura de Riscos e Desastres abordadas pela mídia tradicional, governos e instituições públicas no contexto da era digital.

Procuramos trabalhos que examinem diferentes discursos nestes tempos de crescente interligação, mas com crescente disrupção e desinformação. Por esse motivo, serão selecionadas para esta monografia contribuições escritas em espanhol, inglês e português que abordem não apenas uma questão atual, mas também contribuam com sua visão de risco e comunicação de desastres do ponto de vista profissional e/ou pesquisador.

Os originais devem cumprir as instruções da revista e ser enviados através da plataforma: https://revistas.ucm.es/index.php/ESMP/about/submissions , indicando na secção “comentários para o editor”, ou no título do artigo, o título da monografia: “Risco e comunicação de emergência”.

Coordenadores da monografia Comunicação de risco e emergência: análise de estratégias e discursos na era digital.

Mª Luisa Sánchez-Calero . Professor de Redação Jornalística na Universidade Complutense de Madri. Doutora em Ciências da Informação pela mesma Universidade e licenciada em Jornalismo. Autora de inúmeras publicações sobre o discurso de Crise, Desastres ou Catástrofes, tem publicado seus resultados em artigos acadêmicos em revistas científicas de prestígio. Atualmente codirige o  projeto de I+D+i: Crise e comunicação de emergência nas Redes Sociais. Estudo da sua utilização em Espanha e desenho de protocolos de informação para instituições e meios de comunicação (COMCRISIS).

https://orcid.org/0000-0002-7929-144X

Gisela Gonçalves . Doutorada em Ciências da Comunicação e professora na Universidade da Beira Interior (UBI), Covilhã, Portugal. É diretora do Mestrado em Comunicação Estratégica e investigadora do LabCom, onde dirige a editora LabCom Books. Desde 2015, é membro da Direcção da SOPCOM, a Associação Portuguesa de Ciências da Comunicação. Ela é coeditora do Manual Routledge de comunicação sem fins lucrativos (2022). Recentemente, publicou artigos sobre ética das relações públicas e comunicação de crise no contexto dos incêndios florestais de 2017 em Portugal e da pandemia de Covid-19.

https://orcid.org/0000-0001-7001-3622

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Até 28 de fevereiro de 2023

PLACE

Online

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Até 28 de fevereiro de 2023

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