Edit Content

Arts Group

Primary Researcher: Francisco Paiva

Communication and Media Group

Investigadora Responsável: Gisela Gonçalves

Follow Us:

Newsletter

Art Studies Publication

CINEMA 2.0: MODALIDADES DE PRODUÇÃO CINEMÁTICA DO TEMPO DO DIGITAL

O que é o cinema no momento em que a digitalização intervém em todos os seus domínios e reformula ou reorganiza os seus modos convencionais? Tem ainda sentido usar a expressão cinema ou é já de outra coisa que falamos quando a película, o material fundamental do cinema durante mais de um século, é cada vez mais rara, e os seus circuitos de circulação, formas de elaboração e atitudes de receção, se distanciam em larga medida das tornadas habituais naquele mesmo período?

A presente obra sugere respostas para estas questões a partir da análise de modalidades de produção cinemática contemporâneas forjadas no tempo do digital. Recorrendo ao mapeamento de múltiplas manifestações e exemplos desenvolvidos contemporaneamente quer na esfera mainstream, quer em contextos marginais, propõe a compreensão do cenário cinemático em definição, observado a partir da perspetiva da produção. Daqui decorre a identificação de quatro núcleos fundamentais que determinam hoje, em parte, o fazer cinemático e que se opta designar por microcinema, cinema colaborativo, cinema pro-am e cinema ao vivo.
Como indicia o prefácio do presente livro, da autoria de José Luís Garcia, este é um problema ainda em construção o que obriga à volatilidade e impossível encerramento das interpretações sobre o mesmo. Por essa razão, mais do que encontrar respostas definitivas e cabais, este trabalho tenta situar o leitor traçando coordenadas para viagem neste território e convida-o a formular reflexões.
Preço da edição impressa: € 13

AUTHORS / EDITORS

Marta Pinho Alves

COLLECTION

Ars

EDITION YEAR

2017

ISBN

978-989-654-399-0

Please wait while flipbook is loading. For more related info, FAQs and issues please refer to DearFlip WordPress Flipbook Plugin Help documentation.

Please wait while flipbook is loading. For more related info, FAQs and issues please refer to DearFlip WordPress Flipbook Plugin Help documentation.

Index

Nota prévia sobre referência a objetos audiovisuais – 21
Prefácio – 23
Introdução - 27

CAPÍTULO 1. A DIGITALIZAÇÃO DO CINEMA: PERCURSO, DEBATES E PERSPETIVAS – 43
O percurso de digitalização do cinema: etapas e contextos – 44
O cinema face à digitalização: debates e perspetivas – 85
Conclusão - 104

CAPÍTULO 2. MICROCINEMA OU A PRODUÇÃO CINEMATOGRÁFICA DE PEQUENÍSSIMA ESCALA – 105
O que é o microcinema?  - 105
As práticas do microcinema – 110
O lugar do microcinema na produção cinematográfica do tempo do digital – 141
Conclusão - 143

CAPÍTULO 3. CINEMA COLABORATIVO OU O CINEMA PRODUZIDO EM REDE – 145
O que é o cinema colaborativo?  - 145
As práticas do cinema colaborativo: a colaboração criativa – 155
As práticas do cinema colaborativo: o financiamento colaborativo – 176
O lugar do cinema colaborativo na produção cinematográfica do tempo do digital – 184
Conclusão - 190

CAPÍTULO 4. CINEMA PRO-AM (PROFISSIONAL-AMADOR) OU A INDISTINÇÃO ENTRE MODALIDADES ANTERIORMENTE AUTÓNOMAS – 191
O que é o cinema pro-am (profissional-amador)?  - 191
Propostas para o fim de uma oposição – 203
As práticas do cinema pro-am: amadores fazem filmes como profissionais – 207
As práticas do cinema pro-am: profissionais fazem filmes como amadores – 221
O lugar do cinema pro-am na produção cinematográfica do tempo do digital – 226
Conclusão - 229

CAPÍTULO 5. CINEMA AO VIVO OU O CINEMA COMO ESPETÁCULO EM TEMPO REAL – 231
O que é o cinema ao vivo?  - 232
As origens do cinema ao vivo – 237
As práticas do cinema ao vivo – 253
O lugar do cinema ao vivo na produção cinematográfica do tempo do digital - 267
Conclusão - 268

Conclusão – 269
Bibliografia – 277
Filmografia – 333
Sobre a autora - 345
up
EN