Event

Cinema and other Arts 2019

Ao longo da história do cinema temos assistido a um complexo debate sobre a relação recíproca entre o cinema e as outras artes que se caracteriza, sobretudo, por um conjunto de esforços criativos e gestos experimentais de ambos os domínios, permeado por dialogismos que transitam entre a expressão das outras artes no cinema e a transmutação do cinema nas outras artes. Desde a defesa do valor estético da imagem em movimento até às formas mais híbridas construídas sob novos referenciais, o cinema está em constante relação de reciprocidade com as outras artes, quer seja por uma relação de tensão, de presença de uma na outra, ou em última instância, de diluição das fronteiras. Este campo investigativo encontra nas possibilidades operativas da intertextualidade e no regime dialógico da construção artística, processos metodológicos capazes de estruturar o discurso científico.
O encontro internacional Cinema and other Arts terá a sua quarta edição nos dias 29, 30 e 31 de outubro de 2019, na Universidade da Beira Interior. O seu principal objetivo passa por promover a discussão/reflexão sobre problemáticas atuais relativamente ao diálogo entre as diferentes formas de arte, tendo como ponto de contacto o cinema. Procurando reunir esforços para ensaiar hipóteses de leitura interdisciplinares e interculturais, são convidados a participar neste encontro, investigadores das diversas áreas científicas, com especial preponderância para os Estudos Fílmicos, os Estudos Artísticos e os Estudos Culturais, que, em diferentes domínios disciplinares e fases de investigação, se ocupam destas questões.

DATE

29 - 31 outubro 2019

PLACE

Universidade da Beira Interior
Cartaz - Cinema and other Arts

DATE

29 – 31 outubro 2019

PLACE

Universidade da Beira Interior

EVENT WEBSITE

PROGRAM

Terça-feira, 29 de Outubro de 2019
9.00 – 9.30 : SESSÃO DE ABERTURA
Anfiteatro da Parada
Painel 1 – Conjeturas Artísticas
9.30 - 11.00
Anfiteatro da Parada
Moderação: Nelson Araújo
-
Paulo Dias – A estrutura musical de Eyes Wide Shut
Cátia Cardoso – A desconstrução da ideia do embelezamento do suicídio através das artes em A Floresta das Almas Perdidas
Painel 2 - Literatura e Poesia
9.30 - 11.00
Sala dos Conselhos
Moderação: António Júlio Rebelo
-
Ana M. M. Santos – Do normal ao maléfico: a literatura de Stephen King adaptada ao cinema de culto
Margarida Esteves Pereira – O filme biográfico e a adaptação: Representações de escritores em An Angel at My Table e Bright Star de Jane Campion
Leonor Areal – O cinema nas margens do surrealismo
11.00 – 11.30 : Pausa para café
Painel 3 - Performance e Género
11.30 - 13.00
Anfiteatro da Parada
Moderação: Luís Nogueira
-
Alfredo Taunay Colins / Kelly Ambrozzio – A narrativa cinematográfica e a desconstrução da heteronormatividade no videoclipe The Light
Sérgio Bordalo e Sá – It’s Their Fight – Johnny Guitar como um confronto entre mulheres
Caterina Cucinotta – Esboços dos figurinos de Que viva Mexico! Um estudo formal sobre o enquadramento
Painel 4 - Arquitetura
11.30 - 13.00
Sala dos Conselhos
Moderação: Margarida Esteves Pereira
-
José Pedro Regatão – Arte pública e imagem em movimento: novas formas de interação com o espetador
João Paulo Rapagão – Jacques Tati entre a tradição e a previsão da actualidade da arquitectura e do design
Eleonora Roaro – Cinema theaters in the works of Francesco Jodice and Urbonas
Painel 5 - Teatro
11.30 - 13.00
Auditório da Biblioteca
Moderação: Maria Alzuguir Gutierrez
-
Luís Santo Vaz – Poetics confronting Post-dramatic – contradictions and opportunities
Pedro Crispim Santos Álvaro – Perversões cinematográficas do espaço a partir do teatro de câmara
Alberto Román Padilla Díaz – Ficcionalización de la realidad: dialéctica cine-teatro en La vénus à la fourrure (Roman Polanski, 2013)
13.00 – 14.30 : Almoço
14.30 : Filme e debate
Anfiteatro. da Parada
O Deserto Vermelho(1964), de Michelangelo Antonioni
16.00 : Pausa para café
16.30 : Sessão Plenária
Anfiteatro da Parada
-
Rosa Alice Branco – "A percepção nas Artes: do Deserto Vermelho ao O Mistério de Oberwald"
Quarta-feira, 30 de Outubro de 2019
Painel 6 - Literatura e Poesia
9.30 - 11.00
Anfiteatro da Parada
Moderação: Maria Irene Aparício
-
Eduardo Diogo Nunes – Sobre adaptações e talvez algo mais: entre a referência e a transposição intermediática em João Botelho
Leonardo Charréu – O cinema como pedagogia cultural: breve nota crítica sobre os modos como o cinema (nos) educa ao abordar a pintura
Silvia Cristina da Silva Botti Wichan – Helena de Troia e a romantização da feminilidade helênica nas obras cinematográficas norte-americanas
Painel 7 - Artes Performativas
09.30 - 11.00
Auditório da Biblioteca
Moderação: Daniel Tércio
-
Melina Wazhima Monné – Estudio de caso de “Lectura Pública”: la vídeo-carta leída desde el performance.
Conrado Oliveira – A curadoria além das artes visuais: modos de dar a ver o cinema em salas de exibição, festivais, cinematecas e streaming
Carlos Canelas – Contribuições do portal i RTP Arquivos para a preservação e a divulgação da História do Cinema Português
11.00 – 11.30 : Pausa para café
Painel 8 - Artes Performativas
11.30 - 13.00
Anfiteatro da Parada
Moderação: Mirian Tavares
-
Lilian Débora de Oliveira Barros / Ema Patrícia Oliveira / Fátima Simões – A criatividade em cursos de artes: análise documental em universidades públicas portuguesas
Marta Pinho Alves – Compreender o Cinema ao Vivo a partir de Atemporal de The Light Surgeons
Alfonso Palazón Meseguer – La i home movie: la no construcción de la puesta en escena cinematográfica.
Painel 9 - Teatro
11.30 - 13.00
Sala dos Conselhos
Moderação: Anabela Branco de Oliveira
-
Maria Alzuguir Gutierrez – Do 'brechtianismo' da teoria e crítica cinematográficas entre os anos 1960 e 1970
Jesús Ramé López – Estética del montaje cinematográfico: Poéticas modales
Yolanda Martínez Domingo – Rodar en el escenario. El edificio teatral como condicionante
Painel 10 - Conjeturas Artísticas
11.30 - 13.00
Auditório da Biblioteca
Moderação: Sérgio Sá
-
Maria Irene Aparício – “Pintar com a luz”: do texto religioso à iconografia política em Pasolini. Notas para um estudo comparativo entre cinema e pintura
António Júlio Rebelo – Uma leitura dei 24 Frames de Abbas Kiarostami: a última expressividade poética das imagens para além do afirmar da técnica
Juan José Domínguez López – La agonía del eros en la sala de proyección
13.00 – 14.30 : Almoço
14.30 : Sessão Plenária
Anfiteatro da Parada
-
Maria Begoña Gutierrez – "La representación simbolica del universo Eco/Annaud, a través de El Nombre de la Rosa"
16.00 - 16.30 : Pausa para café
16.30 : Filme e Debate
Anf. da Parada
O Nome da Rosa (1986), de Jean-Jacques Annuad
20.30 : Jantar do Encontro
Inscrição
Quinta-feira, 31 de Outubro de 2018
Painel 11 - Corpo e Performance
9.30 - 11.00
Anfiteatro da Parada
Moderação: Manuela Penafria
-
Anna Clara da Silva Petracca – A performance e a videoarte como ferramentas para ressignificação do corpo feminino
Angela Maria Gonçalves Cardoso / Pedro Almodóvar – A Sensibilidade Camp
Daniel Tércio – Cinema e corpo no tempo da produção em série
Painel 12 - Conjunturas Artísticas
9.30 - 11.00
Auditório da Bliblioteca
Moderação: Luís Nogueira
-
Julia Bohatch Batista – O som como espelho cultural de uma nação: um estudo da articulação sonora e composição estética da obra Feel the Sounds of Kenya
Helder Filipe Marques Pereira Gonçalves – “Música social” e narrativa: o caso de Miles Ahead
Francisco Ricardo Cipriano Silveira – A Escrita Locativa em Arcade Fire - The Wilderness Downtown
11.00 - 11.30 : Pausa para café
Painel 13 - Conjeturas Artísticas
11.30 - 13.00
Anfiteatro da Parada
Moderação: Nelson Araújo
-
Fernando Cabral / Luís Nogueira – O fora de campo no cinema e nas artes
Claudinei Lopes Junior / Ana Carolina Nicolau de Oliveira Araújo – O retrato da representatividade no videoclipe Revolução dos Bichos: uma análise do conteúdo discursivo e da estética fílmica
Painel 14 - Literatura e Poesia
11.30 - 13.00
Sala dos Conselhos
Moderação: Anabela Branco de Oliveira
-
Mirian Estela Nogueira Tavares / María Jesús Botana Vilar – A viagem ao surrealismo de Federico Garcia Lorca
Liliana Rosa – A influência brechtiana nas propostas estéticas do novo cinema alemão
Rui Pedro Bastardo de Oliveira – Correspondências entre a literatura e o cinema: a correspondência entre Sophia e Jorge de Sena e o seu correlato no cinema poético de Rita Azevedo Gomes
Painel 15 - Vanguardas Artísticas
11.30 - 13.00
Aufitório da Biblioteca
Moderação: Maria João Cortesão
-
Karoline Leandro Santos – As personagens femininas nos filmes da Hayao Miyazaki
Ana Isabel Albuquerque – Crossroads: when cinema invaded illustration or vice- versa? The case of book trailers of Catarina Sobral’s picture books
André Malhado – Cinema ciberpunk, estereótipo e a representação de símbolos da ficção científica
13.00 – 14.30 : Almoço
Painel 16 - Pintura
14.30 - 16.00
Sala dos Conselhos
Moderação: Liliana Rosa
-
Amresh Sinha – The Impact of Pieter Bruegel’s Hunters in the Snow on the “Worlding” of the Cinema
Hugo Barreira – Dos pintores e da pintura no cinema: o caso de Vincent van Gogh
Carlos Alberto de Matos Trindade – Do Cinema para a Pintura: uma análise sobre a presença do cinema na pintura
Painel 17 - Performance e Corpo
14.30 - 16.00
Auditório da Biblioteca
Moderação: Ângela Cardoso
-
Miguel Moreira – Sensualidade e “puritanismo”: a moda e a performance de Norma Shearer e Olivia de Havilland
Maíra Tristão – As pioneiras Rita Moreira e Norma Bahia: para um cinema queer e lésbico brasileiro
Rita Vilhena – Nether Ballerina - a re-apropriação
16.00 - 16.30 : Pausa para café
Lançamento do e-book "Cinema e Outras Artes - Diálogo e Inquietudes Artísticas I, II
16.30
Anfiteatro da Parada
Apresentação: Professor Eduardo Paz Barroso
-
Homenagem ao Professor Carlos Melo Ferreira
Momento Musical
CIMA