Event

Cinema e as outras Artes 2020

Throughout the history of cinema, we have witnessed a complex debate on the reciprocal relationship between cinema and other arts that is characterized, above all, by a set of creative efforts and experimental gestures from both domains, permeated by dialogisms that transit between the expression of other arts in cinema and the transmutation of cinema into other arts. From the defense of the aesthetic value of the moving image to the more hybrid forms built under new references, cinema is in a constant relationship of reciprocity with the other arts, whether through a relationship of tension, of the presence of one in the other, or in in the last instance, the blurring of borders. This investigative field finds in the operative possibilities of intertextuality and in the dialogical regime of artistic construction, methodological processes capable of structuring the scientific discourse.
O encontro internacional Cinema and other Arts terá a sua quarta edição nos dias 9, 10 e 11 de dezembro de 2020, na Universidade da Beira Interior. O seu principal objetivo passa por promover a discussão/reflexão sobre problemáticas atuais relativamente ao diálogo entre as diferentes formas de arte, tendo como ponto de contacto o cinema. Procurando reunir esforços para ensaiar hipóteses de leitura interdisciplinares e interculturais, são convidados a participar neste encontro, investigadores das diversas áreas científicas, com especial preponderância para os Estudos Fílmicos, os Estudos Artísticos e os Estudos Culturais, que, em diferentes domínios disciplinares e fases de investigação, se ocupam destas questões.

DATE

9 a 11 de dezembro de 2020

PLACE

Online / Via Zoom
Cartaz - Cinema e as outras Artes 2020

DATE

9 a 11 de dezembro de 2020

PLACE

Online / Via Zoom

EVENT WEBSITE

PROGRAM

Quarta-feira, 9 de Dezembro de 2020
Sessão de abertura: 9h – 9h30m
Com a presença de:
Presidente da Faculdade de Artes e Letras, Prof. Doutor José Rosa Presidente do Departamento de Artes, Prof. Doutor Luís Nogueira Presidente do Instituto Coordenador da Investigação (ICI) e da Sopcom, Prof. Doutor Paulo Serra Diretora do LabCom, Prof.ª Doutora Anabela Gradim Coordenador do Grupo de Investigação em Artes – LabCom, Prof. Doutor Francisco Paiva Coordenadora do Grupo de Investigação Poéticas Feministas, Prof.ª Doutora Roberta Veiga
Painéis 9.1
9.30 - 11.00h
Sala A: O Cinema e as Outras Artes
Moderação: Nelson Araújo

Ana Catarina Pereira : O filme sobre o filme: A memória de Bárbara Virgínia recuperada por Luísa Sequeira
Liliana Rosa : Coralidades trágicas em Ruínas (2009) de Manuel Mozos
Anabela Branco Oliveira : Federico Fellini : Arquitetura e fingimento

Sala B: Literatura I
Moderação: Maria do Rosário Lupi Bello

Eduardo Nunes : Aquecidos pelas emoções do Oeste: O imaginário fílmico em dois romances de estrada portugueses
Tiago Vieira da Silva : Vale Abraão e o texto literário nas intermitências da imagem cinematográfica
Pedro Oliveira Galvão de Arruda : Das arábias: a epifania joyciana em Arábia de Affonso Uchôa e João Dumans
Coffe-break: 11.00 – 11.30h
Painéis 9.2
11.30 - 13h
Sala A: Vanguardas Artísticas I
Moderação: Liliana Rosa

Moghadaseh Rouhi Ardeshiri : My digital body: Actor versus player
Nadia Imelda Moncada Sevilla : El video-ensayo y sus posibilidades dentro de la academia iberoamericana
Anna Clara da Silva Petracca : A câmera de vídeo na performance art e a (des)construção da mulher a partir de Martha Rosler e Hannah Wilke

Sala B: Pintura
Moderação: António Júlio Rebelo

Mauro Luciano Souza de Araújo : Glauber Rocha em sua dimensão pictural: Efeitos de uma imagem primitiva
Ana Isabel Soares : “Dizer verdade a fingir”: A pintura em Os Maias de João Botelho (2014)
Maria Irene Aparício : Gestos Suspensos: O “cinema” de Pieter Bruegel e a “pintura” de Majewski
Almoço: 13.00 – 14.30h
Sessão Plenária
14.30 - 15.30h
Moderação: Nelson Araújo

Mirian Nogueira Tavares : Adapatção como Transcrição: Os Descaminhos de Pedro Almodóvar
Coffe-break: 15.30 – 16.00h
Painel 9.3
16.00 - 17.30h
Sala A : Vanguardas Artísticas II
Moderação: Carlos Alberto Trindade

Rui Filipe Antunes : A-Life art: Visualizing a possible model of the universe
Carlos Federico Buonfiglio Dowling : Ficções dadas: Novas epistemologias da narração audiovisual expandida
Denise Costa Lopes : O cinema em trânsito de André Parente como arqueologia das mídias
Ana Carvalho : Influência do Machinima nas artes digitais contemporâneas

Sala B : Literatura II
Moderação: Liliana Rosa

Nuno Medeiros : Transferências mediáticas de ciclo completo ou o livro de torna-viagem: Os cine-romances da editora Romano Torres
Renato Trevizano dos Santos : m tríptico pasoliniano: O cinema em comunhão com a literatura, a música e a pintura
Juan José Domínguez López :Ethos, Pathos, Logos: el cine como sistema retórico.

Sala C: Fotografia
Moderação: Anabela Branco de Oliveira

Felipe Muanis : As imagens dos outros: Cinema, ilustração e fotografia no século XIX
Eduardo Paz Barroso : Saber e registo fotográfico em Manoel de Oliveira
José Bértolo : Paisagem de Maremma entre o Cinema, a Fotografia e a Pintura de Jan Jedlička
Quinta-feira, 10 de Dezembro de 2020
Painéis 10.1
9.30 - 11.00h
Sala A : Artes Performativas
Moderação: Sérgio Bordalo e Sá

Elisenda Díaz Garcés : Invocar el texto teatral en la intimidad del hogar: Del personaje a la persona del actor en L’amour fou y Viola
Daniel Tércio : A Câmara de Filmar enquanto agente coreográfico nos anos sessenta e setenta
Thais Craveiro : Artes e Revolução Chinesa: As relações intermidiáticas entre cinema e dança em Destacamento Vermelho de Mulheres

Sala B : Poesia
Moderação: Maria Irene Aparício

Mariana Lemos Schwartz : Imagens poéticas: O realismo onírico do filme Bestas do sul selvagem
Beatriz Avila Vasconcelos : Sobre o real: Perspectivas de cineastas e de poetas
António Júlio Rebelo : Revisitação ao filme de Ingmar Bergman O Ovo da Serpente: o medo como protagonista

Sala C : Found Footage
Moderação: Nelson Araújo

Julia Fagioli : Performance e montagem dos arquivos em dois filmes de Filipa César
Carlos Alberto de Matos Trindade : Joseph Cornell: Das “caixas” como uma nova forma artística ao cinema experimental
Rosa Coutinho Cabral : Clássico/Moderno
Coffe-break: 11.00 – 11.30h
Painel 10.2
11:30 - 13.00h
Sala A: Sonoridades
Moderação: António Costa Valente

Tiago Fernandes : Nas margens do Tejo e do Douro: Paisagens sonoras no cinema português das décadas de 50 e 60
Paulo Dias : A auto-desfuturação da música nos filmes de ficção científica
André Malhado : Música e tecnologia como forma de revelação apocalíptica: O caso do filme Total Recall

Sala B: Arquitetura
Moderação: Felipe Muanis

José Duarte : Da ordem e do caos: sobre Judge Dredd e Mega City-One
Pedro Crispim : O lar japonês em Yasujirō Ozu
Mateus Sanches Duarte : O cinema como uma arquitetura móvel

Sala C: Cultura Visual
Moderação: Caterina Cucinotta

Inês Rebanda Coelho : Créditos de um filme: Entre o reconhecimento artístico e as linguagens de poder
Rosileide Guedes Sant Ana de Farias : A cultura visual e os processos de criação como mediadores do design na escola
Lilian Débora de Oliveira Barros / Felipe de Brito Lima / Rafael Pereira de Lira : Implementação de disciplinas do percurso formativo em cinema em um curso de graduação em artes visuais, com ênfase em digitais
Almoço: 13.00 – 14.30h
Sessão plenária
14.30 - 15.30h
Moderação: Anabela Branco de Oliveira

Edgar Pêra : Kino-Literatura
Coffe break: 15.30 – 16.00h
Painel 10.3
16.00 - 17.30h
Sala A: Processos Criativos
Moderação: Ana Isabel Soares

José Pedro Regatão / Mariana Viana : 2001 Odisseia no Espaço: Um Projeto de Construção de Livros de Artista
Luís Nogueira : A poiesis da musa ao manifesto: Porque criamos e como criamos
Alfonso Palazón : Retrato de lo cotidiano: Autobiografía y cine doméstico

Sala B: Poéticas Femininas, Políticas Feministas: As Mulheres no Cinema
Moderação: Ana Catarina Pereira

Roberta Veiga : Da vulva de Héloise surge Marianne: Cinema, pintura e gênero no dispositivo entreolhares de Retrato de uma jovem em chamas
Carla Italiana : Giving birth to myself: Uma escrita de si feminista e experimental em Sink or Swim (1990) de Su Friedr
Carla Maia : “Quando o invisível se torna visível, o olho demora a acostumar”: Notas sobre performance em Noir blue e Kbela
Lançamento e apresentação de livros
17.30 - 19.00h

Cinema e outras Artes III: Diálogos e inquietudes artísticas : organizado por Anabela Branco de Oliveira, Ana Catarina Pereira, Alfredo Taunay, Liliana Rosa e Nelson Araújo Apresentado por Eduardo Paz Barroso
Federico Fellini : A Inevitabilidade da Arte, de Anabela Branco de Oliveira Apresentado por Ana Catarina Pereira
Mulheres atrás das câmeras: As cineastas brasileiras de 1930 a 2018 : organizado por Luiza Lusvarghi e Camila Vieira da Silva Apresentado por Denise Lopes
Sexta-Feira, 11 de Dezembro de 2020
Painel 11.1
9.30 - 11.00h
Sala A: Cultura Visual II
Moderação: Fátima Chinita

Maria da Luz Correia / Catarina Rodrigues : Vista mar: O cinema documental nos Açores na primeira metade do século XX
Francisco Ricardo Silveira : A (i)materialidade biocultural em The Lobster: violência, postergação e aporia
Leonardo Charréu : De Fahrenheit 451 a Os superficiais: Um cruzamento entre Livros, Cinema e Cultura Visual

Sala B: Materialidades I
Moderação: Juliana Fröelich

Maria do Rosário Lupi Bello : Do tempo e da luz: O caso de El sol del membrillo
Priscila Lima Freitas / Pedro Pinto de Oliveira : Materialidades do cinema: A comunicação pela luz
Eduardo Tulio Baggio / Wellington Gilmar Sari : Interconexões criativas e reflexividade: Da pintura maneirista aos filmes de Brian De Palma
Coffe-break: 11.00 - 11.30
Painel 11.2
11.30 - 13.00h
Sala A: Poéticas do Corpo I
Moderação: Ana Catarina Pereira

Sérgio Bordalo e Sá : Tetralogia Aliens – corpos e maternidade
Juliana Froehlich : Faces do grotesco feminino: O corpo da mulher entre o cinema e a fotomontagem
Kelly Ambrozzio / Sílvia Wichan : A sexualização dos corpos femininos nos videoclipes da cultura pop e a controvérsia do empoderamento

Sala B: Materialidades II
Moderação: Paulo Dias

Helio Ricardo Sauthier : Imaginários da mulher casta e da mulher profana: Cruzamento de imagens entre cinema, pintura e moda, a partir de A Bela da Tarde de Luis Buñuel
João Pedro Cachopo : Lady of the Tropics de Jack Conway ou o destino de Manon entre literatura, ópera e cinema
Fátima Chinita : Filme-Ópera: Simbiose entre cinema e ópera em Othello Orson Welles, 1951)
Almoço: 11.00 - 11.30h
Sessão plenária
14.30 - 15.30
Moderação: Alfredo Taunay

Sylvie Debs – Cabra (francesa) marcada para percorrer o sertão
Coffe-break: 15.30 - 16:00h
Painel 11.3
16.30 - 17.30h
Sala A: Poéticas do Corpo II
Moderação: Anabela Branco de Oliveira

Glaura Cardoso Vale : O meio, o corpo e a técnica em Di Glauber (1977)
André Francisco : O corpo, o movimento e a passagem do tempo em Walker de Tsai Ming-Liang
Nathan Costa / Tadeu Bousada : Ancestralidade e transdisciplinaridade no cinema: O corpo como espaço político nas obras de Anderson Bardot e Castiel Vitorino Brasileiro

Sala B: Filosofia
Moderação: Inês Rebanda Coelho

Pedro Pinto de Oliveira / Benedito Diélcio Moreira : Cinema com ciência e arte: A potência do ensaio audiovisual científico
António Costa Valente : Festivais de cinema em Portugal entre espaços públicos e aglomerados populacionais
Caterina Cucinotta / Jesús Ramé : Moda e montagem no cinema: A metodologia mental do corte e cose
Sessão de Encerramento: 17:30h
CIMA