Edit Content

Arts Group

Primary Researcher: Francisco Paiva

Communication and Media Group

Investigadora Responsável: Gisela Gonçalves

Follow Us:

Newsletter

Art Studies Publication

CINEMA E OUTRAS ARTES I: DIÁLOGOS E INQUIETUDES ARTÍSTICAS

Cinema and Other Arts assume-se como uma coleção de livros que tem como linha programática reunir investigações dedicadas à intersecção dos Estudos Fílmicos com outras formas de expressão artística, numa constante revisitação da expressão Sétima Arte

O primeiro volume, Cinema e Outras Artes I, dá conta da profícua e já longa relação entre o cinema e a escrita e reúne contribuições várias que se encontram na confluência entre a Ciência, a Arte e a Filosofia.

Preço da versão impressa: € 17

AUTHORS / EDITORS

Anabela Branco de Oliveira, Ana Catarina Pereira, Liliana Rosa, Manuela Penafria, Nelson Araújo (Editores)

COLLECTION

Ars

EDITION YEAR

2019

ISBN

978-989-654-583-3

Please wait while flipbook is loading. For more related info, FAQs and issues please refer to DearFlip WordPress Flipbook Plugin Help documentation.

Please wait while flipbook is loading. For more related info, FAQs and issues please refer to DearFlip WordPress Flipbook Plugin Help documentation.

Index

Apresentação - 15

Da palavra à imagem permanece o mistério da música: Tous les matins du monde, filme de Alain Corneau - 19
Daniel-Henri Pageaux

Parte 1: Literatura e Poesia - 45

Entre dois Planos Nacionais - o reduzido cinema português e o grande espaço da literatura - 47
António Manuel Dias Costa Valente

Rebecca (Hitchcock) e As Formigas (Lygia Fagundes Telles): espaços de suspense - 61
Fátima Leonor Sopran

Como os desdobramentos convergem para a construção do suspense em Sueurs Froides (d’entre les morts) (1954) e em Vertigo (1958)? - 77
Maria do Socorro Aguiar Pontes Giove

Cine y literatura en Iris Murdoch: narrativa y olvido - 89
Ramón Luque

Os Maias cinematografados: Leitura colateral das (des)continuidades portuguesas - 95
Filomena Antunes Sobral

Apuntes sobre semiótica de la narrativa audiovisual: poética, retórica y niveles de significación - 113
Alfonso M. Rodríguez de Austria Giménez de Aragón

Análise da transformação do narrador na adaptação cinematográfica do livro O Amor nos Tempos do Cólera - 131
André Laender Pita

O Auto da Compadecida invade o cinema: uma análise dos processos de adaptação, direção e montagem da obra de Guel Arraes - 147
João Evangelista do Nascimento Neto

João Botelho: um certo olhar sobre a Literatura - 165
Luis Carlos Pimenta Gonçalves

Dar a palavra – Veredas, de João César Monteiro - 183
Elisabete Marques

Synecdoche, New York: O Filme pela Figura - 195
Francisco Ricardo Cipriano Silveira

L’amant de la Chine du Nord (1991): novo gênero discursivo entre cinema e literatura - 217
Maria do Socorro Aguiar Pontes Giove

Parte 2 - Arte, Ciência e Filosofia - 229

O Cinema de Majid Majidi: Bacheha-Ye aseman / Filhos do Paraíso – Um exercício de confluência entre a Ética e a Estética - 231
António Júlio Andrade Rebelo

Uma interpretação do filme Inception: entre os sonhos e a antiga arte da memória - 245
Carlos Alberto de Matos Trindade

The way things go: O banal transfigurado em Fischli & Weiss - 267
Guy Amado

Edenes modernos: la naturaleza como metáfora fílmica del origen perdido - 285
Chantal Poch

Stromboli: a jornada do herói e as estruturas do imaginário no neorrealismo italiano de Rossellini - 301
Paula Pires da Silva

Autoria e Organização - 315
up
EN