Communication Studies Publication

COMMUNICATING SCIENCE IN A CHANGING WORLD

Communicating Science in a Changing World chose as its central theme the role of this activity in a highly volatile communicational horizon, where radical transformations alter the modes of communication, productive structures, and end up having heavy consequences on social and political organization. To encompass the complexity of these phenomena, we deal with them in three aspects, corresponding to the three parts in which this book is divided: A Ciência nos Media Jornalísticos e Redes Sociais DigitaisMulheres na Ciência, e Media, Universidades e Assessorias de Comunicação na Divulgação Científica.

AUTHORS / EDITORS

Anabela Gradim, Catarina Moura & Raul Ramalho (Org.)

COLLECTION

LabCom Books

EDITION YEAR

2021

ISBN

978-989-654-730-1

Index

Introdução - 1

I A Ciência nos Media Jornalísticos e Redes Sociais Digitais - 7

O Jornalismo Visual e a Infografia como ferramentas para a literacia científica e mediática
Ana Gabriela Frazão-Nogueira & José Miguel Túñez-López - 9

La ciencia en la producción de visualización de la información en el diario El Mundo (2017-2018)
Ángel Vizoso & Xosé López-García - 27

Divulgación de la investigación en la universidad a través de los medios de comunicación públicos en España: Programa de radio "Investiga que no es poco"
Jesús Román Escudero Cruz - 43

Divulgação Científica no YouTube em tempos de obscurantismos
André Azevedo da Fonseca - 55

"Mitos, estórias e ciência: divulgar para desmistificar"– o projeto que voou para as redes sociais
Ana Laranja - 73

Ciência: há uma nova agenda para a Imprensa Regional
João Carlos Correia - 79

O mar nos media portugueses: que papel para a Ciência?
Aurora Ribeiro, Dina Tavares & Susana Faria - 95

O Espaço em revistas portuguesas e brasileiras: Um comparativo sobre a publicação científica
Leoní Serpa & Jorge Pedro Sousa - 111

II Mulheres na Ciência - 135

Desigualdade de género na disseminação científica: uma análise da representação das investigadoras a partir do repositório "Mulher Não Entra"
Ricardo Morais - 137

A Ciência tem um Género: Histórias de obstáculos e invisibilidades na Academia Portuguesa
Ana Catarina Pereira - 153

Mulheres e a divulgação científica matemática: perspectivas comparadas entre canais do YouTube do Brasil e de Portugal
Verônica Soares da Costa & Carlos Alberto de Carvalho - 171

Mulheres pioneiras na ciência: construindo visibilidade e conhecimento por meio de perfis digitais
Maria Isabel Miqueletto & Myrian Del Vecchio-Lima - 185

Mulheres na Ciência: Exposição fotográfica - 30 anos, 30 fotografias, 30 cientistas
Marta Correia, Ana Laranja, Sílvia Morim & Ana P. Mucha - 203

Cientista, mulher e mãe: sobreposição de quadros e posicionamento discursivo
Alessandra Santos Ribeiro - 211

III Media, universidades e assessorias de comunicação na divulgação científica - 223

Entre a divulgação da ciência e do ato administrativo/institucional: o caso do @UFRNotícias
Raul Ramalho & Anabela Gradim - 225

Padrões de comunicação científica das ciências sociais e das humanidades nos repositórios institucionais das universidades públicas portuguesas
Joaquim Luís Costa - 239

Revistas de universidades brasileiras: modelo para a difusão da ciência
Thaïs de Mendonça Jorge & Marcos Vinícius Amorozo de Miranda - 257

A lógica crítica de C. S. Peirce como processo de apoio na identificação de uma Fake News: quem escolhe, os algoritmos ou os humanos?
Adelino Gala & Vania Baldi - 269

Comunicando ciência nos media digitais: propaganda, desinformação e modelos de negócio
Anabela Gradim - 283
up