Edit Content

Arts Group

Primary Researcher: Francisco Paiva

Communication and Media Group

Investigadora Responsável: Gisela Gonçalves

Follow Us:

Newsletter

Communication Studies Publication

CORPO E SENTIDO – ESTUDOS INTERSEMIÓTICOS

A ambição da semiótica é a de dizer aquilo que as coisas são, isto é, analisar as suas formas de vida, a partir da construção das suas formas de sentido. De acordo com este princípio de definição, os novos discursos da significação têm alargado, progressivamente, o seu campo de análise impondo novos objectos semióticos – como a corporeidade – que, por sua vez, fazem gerar ou são gerados por novos instrumentos de análise. Em “Corpo e Sentido. Estudos Intersemióticos” desenvolve-se uma análise das produções de sentido de que o corpo é alvo a partir de diferentes linguagens disciplinares – do design às biotecnologias – o que tende a implicar uma reflexão semiótica sobre as formas de organização social contemporâneas.

Preço da edição impressa: € 20

AUTHORS / EDITORS

José Bártolo

COLLECTION

LabCom Books

EDITION YEAR

2007

ISBN

978-972-8790-71-4

Please wait while flipbook is loading. For more related info, FAQs and issues please refer to DearFlip WordPress Flipbook Plugin Help documentation.

Please wait while flipbook is loading. For more related info, FAQs and issues please refer to DearFlip WordPress Flipbook Plugin Help documentation.

Index

Introdução    1
1    Corpo, Sentido e Significação    35
2    O signo e a sua história    55
3    Uma reflexão sobre o corpo a partir da semiótica de Peirce 75
4    As semióticas do corpo 81
5    A existência de um espaço de ressonância entre o corpo e a linguagem 107
6    O Corpo na fenomenologia e na semiótica 115
7    O corpo como “ancoragem” de sentido 123
8    O Leibproblem (Heidegger) 137
9    Acerca da presença e do contágio 149
10 Corpo e devir 157
11 O corpo como construção semiótica 195
12 Corpos e instrumentos 203
13 Corpo e Design 211
Conclusão 235
Bibliografia 251
up