Art Studies Publication

DESIGNA 2015 – IDENTIDADE

Identidade reporta ao caráter das coisas, ao conjunto de caraterísticas e atributos que as tornam simultaneamente reconhecíveis e singulares. No campo do design, o conceito de identidade é frequentemente usado no contexto da diferenciação visual ou material de marcas, bens ou serviços, assumindo frequentemente conotações mais extensas no plano cultural. É nesse plano que se situam as exposições ou mostras de produtos representativos das capacidades criativas ou industriais de determinado sector, comunidade ou país. As políticas públicas do design estabelecem-se frequentemente e quase exclusivamente neste plano da expressão da identidade cultural nacional, no modo como as suas variáveis permanecem e transparecem na criação artística.  Mas a identidade está intimamente ligada à cultura e à memória. Ou seja, no campo antropológico da cultura, a identidade aproxima-se da capacidade de representar, deslocando-se do fixo reconhecimento da tradição para a necessária fenomenologia da experiência. O Design é, pois, parte da identidade e tem a suas próprias caraterísticas identitárias, que respondem à inquietude das pessoas e lhes permitem reconhecer-se no mundo contemporâneo. Este Design serve as identidades, ou seja, denota a capacidade de interpretar e exteriorizar o caráter dos seus utilizadores ou destinatários.  A questão da identidade intui-se bastante complexa. Os artistas em geral percebem que toda a identidade é uma construção e geralmente fogem da evidência da identidade pelo que ela comporta de estereótipo, com consciência do desempenho da criação para a formalização de determinadas identidades e sua comunicação. Em paralelo ao escopo da perpetuação, a Arte tem ajudado a desvelar identidades ocultas, muitas vezes celebrando-as e coadjuvando na assunção de centralidades outrora esquecidas. Tal acontece, por exemplo, com o desempenho simbólico dos sistemas de representação visual, com a recuperação ou adequação das matrizes tipográficas em uso noutras épocas ou com as bases da produtos industriais ou partidos tipológicos do edificado, quando aplicados a funções contemporâneas ou em diálogo com a criação dos nossos dias.  A identidade enquanto cosmogonia, modo de ver e de fazer as coisas encerra  muitas contradições. A identificação das comunidades com os modos de entretenimento e de alienação massificados é determinante na formulação das identidades. O consumo de bens e serviços e a interação com os media, os videojogos e outros meios massificados de excitação visual aprofundam os fenómenos de empatia e de popularidade que convocam as comunidades a identificarem-se com determinadas narrativas e a desenvolverem modos de reação padronizados. A cultura do consumo e do espetáculo é determinante para a construção da identidade contemporânea. Uma identidade híbrida e tendencialmente global que coexiste, com inúmeras variações de grau, com outras identidades locais.  As identidades têm sido ao longo da história motivo de grandes conflitos. No atual momento de grandes incertezas é um objeto de investigação prioritário, pela conjugação que opera entre, por um lado os mitos e as suas representações e, por outro os riscos da vanguarda, cujas sombras ideológicas encerram potenciais paradoxos, polémicas e discussões no que concerne à produção cultural. A reflexão sobre a essência está condicionada pelas propriedades e depende do contexto, da linguagem e da simbólica, convoca conceitos, estruturas e dinâmicas que importa compreender. A pergunta pela identidade será, pois, o pretexto da discussão e encontro que propomos fazer nesta 5ª edição da DESIGNA

Preço da edição impressa: € 28

AUTHORS / EDITORS

Francisco Paiva, Catarina Moura (Orgs.)

COLLECTION

Ars

EDITION YEAR

2015

ISBN

978-989-654-263-4

Index

Index

15

IDENTIDADE

Francisco Paiva, Catarina Moura

17

IDENTITY

Francisco Paiva, Catarina Moura

21

IDENTITIES AND FUTURES: INTERROGATING DESIGN THROUGH CRITICAL PEDAGOGY
Aidan Rowe

23

DESIGN DE MODA: A IMPORTÂNCIA DO CONCEITO

Alexandra Cruchinho

33

CALIGRAFAR A IDENTIDADE DE UM PAÍS ALICERÇADA NA SUA LÍNGUA DE ESPLENDOR FONÉTICO SONORO
Jorge dos Reis

COMUNICAÇÃO COMMUNICATION

43

TIPOFILIA DIGITAL

Caroline F. Torres

55

BRANDING TERRITORIAL: O DESIGN NA CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE “GLOCAL” Ivone Ferreira

57

SOCIAL NETWORKING SITES AFFORDANCES AND IDENTITY MANAGEMENT: A STUDY ABOUT HOW FACEBOOK AND LINKEDIN LEAD PEOPLE BEHAVIOUR IN EVERYDAY LIFE

Thais de Oliveira Sarda

65

O DESIGN COMO VEÍCULO DE COMUNICAÇÃO PARA O DESENVOLVIMENTO DE UMA MARCA DE CERVEJA ARTESANAL

Joana Ferreira, Liliana Soares, Paulo Fernandes

71

IDENTIDADES VISUAIS METAMÓRFICAS E EVOLUTIVAS: DOIS CASOS DE ESTUDO

Daniel Brandão, Nuno Duarte Martins, Cláudio Rodrigues

79

O NOVA IDENTIDADE VISUAL DA FEDERAÇÃO PORTUGUESA DE FUTEBOL
Nuno Duarte Martins, Daniel Brandão

87

FALARSOBRECANCRO.ORG: A INVESTIGAÇÃO E A PRIMEIRA FASE DO TRABALHO COM O IPO DO PORTO

Nuno Duarte Martins, Daniel Brandão

93

VIAGEM DE DESCOBERTA DO ‘EU’. EXPLORAÇÃO VISUAL DA IDENTIDADE PESSOAL
Inês Caramelo, Armando Vilas-Boas

105

PICTURES PAINT A THOUSAND WORDS. VISUALISING IDIOMS ON POSTCARDS

Iryna Sheshurak, Armando Vilas-Boas

113

PICTURING MUSIC: RELAÇÕES IDENTITÁRIAS ENTRE A CULTURA VISUAL E A MÚSICA

Mariana Leal Rato, Armando Vilas-Boas

119

QUIET IS THE NEW LOUD: PHOTOGRAPHY AS IDENTITY

Sara Cordas, Armando Vilas-Boas

127

A INFLUÊNCIA DA WEB 2.0 NO CIBERJORNALISMO PORTUGUÊS

Júlio Costa Pinto

137

LA COORDINACIÓN DE SIGNOS LINGÜÍSTICOS E ICONOGRÁFICOS COMO EMISORES DE IDENTIDAD: FAMILIAS TIPOPICTOGRÁFICAS PARA SEÑALÉTICA CORPORATIVA

Tania Quindós, Elena González-Miranda

161

IDENTIDADES: ARTISTA, PÚBLICO E DESIGNER

Ana Gaspar

175

THE BRAND OF A PLACE: A REFLEXION OF IDENTITY

Cátia Rijo

183

O “EU” NA MARCA E A “MARCA” NO EU

Ana Margarida Meira

189

CONTRIBUTOS DO DESIGN PARA UM LEGADO CULTURAL VISUAL: ROMARIA DA SENHORA DA AGONIA

Marlene Azevedo, Ana Filomena Curralo, Liliana Soares

197

IDENTIDADE DE UM DESTINO TURÍSTICO ONLINE: COMUNICAÇÃO E FOTOGRAFIA

Luísa Augusto

205

CONTRIBUTO PARA IDENTIFICAÇÃO DOS SIGNOS IDENTITÁRIOS NACIONAIS: AMOSTRA COM CARTAZES TURÍSTICOS DE PORTUGAL
Susana Manuela Gomes Leonor

215

O NOVO PARADIGMA DO DESIGN NA ERA PÓS-INDUSTRIAL E O REFLEXO NA PRÁTICA DO DESIGNER NO ÂMBITO CULTURAL

Lorraine Oliveira Tabosa do Egito, Daniel Raposo Martins,
Marizilda dos Santos Menezes

223

O NACIONAL E O ESTRANGEIRO: EMBATES NA “MODA BRASILEIRA” NOS ANOS 1950 E 1960
Ana Claudia Lopes

225

O PROJECTO DEKA: O REVERSO ILUSTRADO DO SKATE COMO IDENTIDADE CULTURAL URBANA Diogo Soares, Diogo Valente,
Jorge Brandão Pereira, Paula Tavares

281

SUSTAINING CULTURAL IDENTITY THROUGH DESIGN. A STUDY ON A LOCAL DESIGN INITIATIVE IN ISTANBUL
Safar Erkayhan

PRODUTO PRODUCT

301
PRODUCT DESIGN FOR NEW IDENTITY IN DEVELOPMENT OF REPELLENT APPLICATIONS
Nelson Amorim, Miguel Terroso,
Álvaro M. Sampaio

309

A TAPEÇARIA DE PORTALEGRE: ARTESANATO E ARTE EM DESIGN DECORATIVO
Ana Isabel Albuquerque

317

DESIGN EDUCATION AS A CATALYST BETWEEN ACADEMIA AND BUSINESS WORLD: THE CASE OF WICLA’S BICYCLE SADDLES IN CORK MATERIAL

André Claro, Ermanno Aparo, Carlos Rodrigues

323

NEW SCHOOL FURNITURE: SHAPES, COLORS AND THE CONFIGURATIONS

Joana Vale

347

O DESIGN E O ENTENDIMENTO DA CULTURA CONTEMPORÂNEA COMO PRINCÍPIO PARA O DESENVOLVIMENTO DE UM PRODUTO DE CALÇADO

Ana Margarida Pinheiro, Liliana Soares, Emano Aparo

235

UN MODELO INNOVADOR PARA LA GESTIÓN DE LA IDENTIDAD EN LAS ORGANIZACIONES
Elingth Rosales , Jose Rafael González, Ana Paula Perfetto Demarchi, Cleuza Bittencourt Ribas Fornasier, Bernabé Hernandes Ortuño

243

COMUNICAÇÃO MUNICIPAL: O CASO BARCELONA

Marlene Ribeiro

249

TYPOGRAPHY AND VISUAL IDENTITY: THE CASE OF LITERARY JOURNALISM MAGAZINES
Jael Rincon

259

LA MIRADA FOTOGRÁFICA, UNA VÍA PARA EL CONOCIMIENTO DE LA IDENTIDAD
María del Carmen Bellido-Marquez

269

CAMINHOS CRUZADOS: O DESIGN COLABORATIVO NA OLARIA PEDRADA DE NISA
Ana Helena Grácio

355

COMPETITIVIDADE DOS PRODUTOS FALSIFICADOS NA FEIRA
Humberto Pinheiro Lopes, Artemisia Caldas, Cynthia Matos, Fabiola Teixeira, Monique Souza

361

DESIGN E BEM ESTAR. CONTRIBUTO DE UMA ESTRATÉGIA NA ALTERAÇÃO DO ESTADO DE MUDANÇA DE COMPORTAMENTO EM RELAÇÃO À ATIVIDADE FÍSICA DOS JOVENS

Sílvia Soares, Rui Mendonça, Francisco Duarte, Rui Garganta

375

DESIGN SOCIAL EM ABRIGOS DE MORADORES DE RUA: RESGATE DE IDENTIDADE CULTURAL

Cláudia Regina Garcia Vicentini, Francisca Dantas Mendes, Susana Gomes, Silgia Costa

383

THE INTERIOR DESIGN OF THE EGYPTIAN RESIDENCE BETWEEN ORIGINALITY AND MODERNITY
Many Mashhour

401

A IDENTIDADE DA INDÚSTRIA DO MOBILIÁRIO DE PAREDES ALIADA DO DESIGN – COMO ESTRATÉGIA, METODOLOGIA E PRODUTO
Jorge Brandão Pereira, Heitor Alvelas

413

SISTEMA DE MONITORIZAÇÃO DE POSTURA CORPORAL ASSOCIADO AO TRATAMENTO DE LESÕES
Marta Meireles, Joaquim Gonçalves, Paulo Simões, Ricardo Simões

421

O CICLO DE VIDA GENERALIZADO DO PRODUTO NUMA PERSPETIVA EMPREENDEDORA DO DESIGN
Hilary Almeida Marques, Denis Alves Coelho

429

O DESENHO NA TRANSFERÊNCIA SEMÂNTICA PARA O PRODUTO DE DESIGN

Miguel Duarte

431

DESIGN DE SUPERFÍCIE: PROPOSTA DE PROCESSO CRIATIVO

Maria Sílvia Barros de Held, Regina Aparecida Sanches, Isabel Cristina Italiano

MODA FASHION

439

MODA: COMPLEXIDADE E CONTEMPORANEIDADE

Amanda Queiroz Campos, Sandra Rech

445

GENDERLESS FASHION: O QUE NÃO SE PODE ESQUECER

Sandra Rech, Sabrina Marcon

447

A IMPORTÂNCIA DO DESIGN, DO DESIGN MODA E DA COR NA CONSTRUÇÃO DO VESTUÁRIO
Filipa Craveiro, José Lucas

449

IT — DESCONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE NA MODA
Joana Duarte, Armando Vilas-Boas

459

INOVAR E TORNAR DESEJÁVEL: A REIDENTIFICAÇÃO DO VESTUÁRIO ORTOPÉDICO
Katia dos Santos Almeida, José Mendes Lucas, Francisco José Alvarez Perez

467

DESIGN TÊXTIL - A INFLUÊNCIA DA MODA NA CRIAÇÃO DE PADRÕES
Ana Silva, Ana Filomena Curralo, Pedro Faria

475

O DESENVOLVIMENTO DE UNIFORMES PROFISSIONAIS PARA TRABALHADORES DE AMBIENTES EXTERNOS A PARTIR DA APLICAÇÃO DE ACABAMENTOS FUNCIONAIS DE BARREIRA UV EM FIBRAS PREVIAMENTE ATIVADAS POR PLASMA

Etienne Amorim Albino da Silva Martins, Pedro Filipe Fernandes Ribeiro Martins Antonio Pedro de Valadares Souto

483

A MODELAÇÃO COMO FORMA DE COMUNICAR O CONFORTO ERGONOMICO E A SEGURANÇA DO VESTUÁRIO INFANTIL

Germana Fontenelle Bezerra, Miguel Ângelo Carvalho, Rochelne Gonçalves Barboza

495

A IMPORTÂNCIA DA MODA NA PINTURA: O IMPRESSIONISMO
Luciana Iwamoto, Laura Mello de Mattos, Maria Sílvia Barros de Held

507

A IMAGEM FEMININA NO STAR SYSTEM E O COMPORTAMENTO DE MODA DIFUNDIDOS PELAS REVISTAS DE FÃS NO INÍCIO DO SÉCULO XX

Laura Mello de Mattos Anacleto, Luciana Iwamoto, Maria Sílvia Barros de Held

519

O PAPEL DA MEMÓRIA NOS PROCESSOS CRIATIVOS DO DESIGN
Mónica Romãozinho, Ana Margarida Fernandes

529

VISUAL MERCHANDISING NO SHOPPING POPULAR: APLICAÇÃO DE TÉCNICAS DE ORGANIZAÇÃO DO PONTO DE VENDA DE MODA POPULAR

Iara Braga, Maria José Abreu, Carol Barbosa

537

PROCESSO DE MODELAÇÃO BÁSICA DE ROUPA PARA IDOSAS DEPENDENTES DE CUIDADOS
Artemisia Lima Caldas, Miguel Ângelo Carvalho, Thayná Piauilino, Humberto Lopes, Simone Albuquerque

543

A PERCEPÇÃO SOCIAL DA IMPOSIÇÃO DE UM CORPO IDEAL
Cynthia de Holanda Sousa Matos, Humberto Pinheiro Lopes

549

IN CA DESIGN: COMO UMA EMPRESA PODE UTILIZAR O DESIGN THINKING PARA O DESENVOLVIMENTO DE PRODUTOS/SERVIÇOS INOVADORES E O FORTALECIMENTO DE IDENTIDADE DE MARCAS DE MODA

Rochelne Gonçalves Barboza, Andrea Lima Cordeiro

557

O DESIGN COMO REDUÇÃO DOS IMPACTOS AMBIENTAIS DA MANUFATURA DO VESTUÁRIO DE MODA
Francisca Dantas Mendes, Maria Cecília Loschiavo dos Santos

563

EFEITOS ESTÉTICOS INOVADORES EM TECIDOS PARA ACESSÓRIOS DE MODA OBTIDOS ATRAVÉS DE ACABAMENTOS ESPECIAIS
José Machado, José Lucas, Francisco Franco, Liliana Ribeiro, Rui Miguel, João Barata, Madalena Pereira

573

SLOW-FASHION – MODA CONTEMPORÂNEA INSPIRADA NA HERANÇA CULTURAL PORTUGUESA

Marta da Costa, Rui Miguel, Catarina Moura

583

ESTUDO COMPARATIVO DOS TECIDOS DE MALHA FABRICADOS COM ALGODÃO ORGÂNICO, LIOCEL E SOJA, UTILIZADOS NA FABRICAÇÃO DE VESTUÁRIO
Regina Sanches, Maria Silvia Barros de Helda, Isabel Cristina Italiano

591

O TECIDO DE RENDA COMO SIGNO NO TRAJE TRADICIONAL DAS BAIANAS

Aymê Okasaki, António Takao Kanamaru, Francisca Dantas Mendes

TEORIA THEORY

601

CONTRIBUTOS DO PERFORMER E DO ESPECTADOR NA ORGANIZAÇÃO DO SENTIDO DE UM ARTEFACTO ARTÍSTICO
Lara Pires

607

O CÓDIGO DA ICONOGRAFIA RELIGIOSA E A TRADIÇÃO DA CULTURA POPULAR NO BRASIL
Karl Gallao, Alberto Cipiniuk

621

DISPOSITIVOS DE DISEÑO EN MEDIO DE LAS DIFERENCIAS SOCIALES

Diana Castelblanco

629

LA IDENTIDAD COMO CONCEPTO CLAVE DE LA CIUDAD DE FINALES DEL SIGLO XX

Paula del Río Huesa, João Branco




637

CONCEITOS CLASSIFICATÓRIOS PARA A FORMAÇÃO DE IDENTIDADES NO CAMPO DO DESIGN
Axel Sande Rejane Spitz, Simone Formiga

639

A POÉTICA DA CRIAÇÃO: IDENTIDADE E MEMÓRIA

Filipa de Paiva Arderias

651

DIÁLOGOS ENTRE A MEMÓRIA E IDENTIDADE EM LISBON STORY

Catarina Neves

ENSINO EDUCATION

655

EM BUSCA DE ESTRATÉGIAS DE RECONHECIMENTO DE PATRIMÓNIO CULTURAL E IDENTITÁRIO
Daniel Brandão, Nuno Duarte Martins, Cláudio Rodrigues

661

O DESIGN E A GASTRONOMIA PORTUGUESA, UM CONTRIBUTO PARA A IDENTIDADE LOCAL DE PRODUTOS ALIMENTARES
Ricardo Bonachón

669

EL SURGIMIENTO DEL DESIGNER

Diego Giovanni Bermúdez Aguirre

677

O QUOTIDIANO NA CONSTRUÇÃO DO IMAGINÁRIO E DA IDENTIDADE

Paulo Freire de Almeida

683

DESENHO DE EXPRESSÃO: UM ESBOÇO DA IMAGINAÇÃO E CRIATIVIDADE HUMANA

Fabiana dos Santos Patrício, Maria Silvia Barros de Held

PROJECTOS PROJECTS

693

A GESTÃO DE IDENTIDADE VISUAL PARA A EFICÁCIA DA COMUNICAÇÃO: UNIDADE LOCAL DE SAÚDE DE CASTELO BRANCO
Mariana Amaral, Daniel Raposo, João Neves

695

A MINHA PRIMEIRA IDENTIDADE VISUAL. PERCURSO, PROCESSO, CONFRONTO E RECOMPENSA
Márcio Silva

697

CUSCUZ

Ana Mendes, Marta Amaro

699

REVISTA I.E. – ISTO É

Equipa da Revista i.E. – Isto é
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